Pular para o conteúdo principal

CANÇÃO DE ECLESIASTES





Passado o carnaval, enfim, o ano começou para os brasileiros, não é? rsrsrs E, assim, nosso blog também está de volta. :) 

Não posso negar que tenho estado bastante envolvido em meu mais recente projeto: o Cante a Palavra. Para saber mais sobre o projeto, recomendo visitar aba de mesmo nome ou seguir o link: CANTE A PALAVRA. E, como compositor, inevitavelmente, tenho investido muito tempo nisto.

De maneira geral, gosto bastante de compor e aquilo que experimento em minha vida devocional, familiar e ministerial é sempre presente no que componho. E, por isso, desde que entrei no ministério Pregue a Palavra, por estar bastante envolvido com a pregação expositiva de Livros da Escritura, invisto boa parte do meu tempo estudando estes Livros e, assim, surgem as canções, de acordo com aquilo que eu estiver pregando e/ou estudando. 

Até o fim do ano passado, estava ainda como membro da Primeira Igreja Batista de Atibaia (PIBA) e, ainda em 2016, nosso pastor de exposição bíblica, David Merkh, começou a pregar no Livro de Eclesiastes. E, sempre que um Livro começava a ser pregado na PIBA, eu gostava de dedicar tempo a estudá-lo em casa também. E, além disso, combinava com o pregador de compor para a série de mensagens, pra que a igreja tivesse o que cantar. Hoje, já não estou na PIBA, mas a série de mensagens tem continuado por lá (e eu tenho feito o download dos cultos pra poder assistir por aqui mesmo hehe). E, cumprindo meu combinado, conclui, enfim, a música para o Livro de Eclesiastes.

Este é um Livro fascinante e, muitas vezes, mal compreendido por tanta gente. Parece-nos, à primeira vista, que o Livro é pessimista e tem como propósito apenas dizer que tudo o que vivemos é uma mera perda de tempo ("tudo é vaidade"). Na verdade, o Livro se propõe a dizer que tudo, sem o Senhor como centro, é, de fato, mera vaidade, sem sentido e sem significado. Nada vale a pena debaixo do sol, sem o devido temor ao Senhor e sem a caminhada ao lado d'Ele. E, como disse o próprio David Merkh, em suas mensagens, o Livro nos traz alguns vislumbres da vida "acima do sol" (palavras do pregador). E que pérolas preciosas. Na verdade, conforme temos aprendido ao longo da série, o Livro nos ensina que "Tudo tem significado, mas para ver isto, você tem que subir...". Logo, da perspectiva horizontal, a vida não faz sentido algum e é por isso que "nosso investimento, nestes poucos anos de vida que temos, não pode ser construindo castelos na areia... Deus nos chamou para algo muito maior". E existe algo dentro do ser humano que diz que existe um amanhã. Por isso, então, é preciso se preparar!

E, após tantas afirmações sobre a brevidade da vida, sobre os ciclos repetitivos nos quais estamos envolvidos, sobre a busca pelo conhecimento, sobre a busca pelo prazer próprio, bem como sobre as diversas injustiças e acontecimentos, que não fazem sentido, debaixo do sol, o autor do Livro o conclui, dizendo:


Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau. (Eclesiastes 12.13-14)


Pensando, portanto, por uma perspectiva de teologia bíblica e pelo viés cristocêntrico, é nítido (aos que têm olhos para ver!) que a vida sem Jesus é completamente sem sentido!!! Sem Jesus, tudo é vaidade! Sem Ele, tudo é correr atrás do vento e nada vale a pena. Mas, com Ele, tudo vale a pena, pois Ele tem vida plena (cf. João 10.10) pra dar a quem O encontra e O recebe como Senhor. 

Foi com isso tudo em mente, que nasceu esta canção. Ela tem sido uma oração constante em meus dias recentes e espero que se torne sua oração também.

Que o Senhor nos ensine cada dia mais a viver pela perspectiva do alto, olhando para Aquele que está acima do sol e que faz nossas miseráveis vidas abaixo do sol valeram a pena, valerem muito a pena!!! A Cristo Jesus, portanto, o Significado de tudo, sejam honra, glória e adoração para todo o sempre!!! 






Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como...

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong...

QUAL O MELHOR TOM PRA SE CANTAR NA IGREJA?

Um dos grandes problemas que sempre precisei enfrentar na prática musical em igrejas diz respeito à tonalidade das canções executadas. Acredito que a grande maioria das igrejas mantenha o hábito de cantar músicas de compositores e cantores um tanto conhecidos no cenário nacional e até no internacional (no caso das versões da Hillsong Church, por exemplo). Por causa disso, quando se executa um repertório constituído por músicas de Kleber Lucas, Aline Barros, Diante do Trono, Leonardo Gonçalves, Grupo Logos, Trazendo A Arca, Quatro Por Um, dentre outros, alguns (vários) problemas podem ser encontrados, já que cada um destes gravou suas canções na tonalidade em que se sentiam mais confortáveis pra cantar, o que é a prática mais que habitual na gravação de CDs e DVDs. Mas… e nas reuniões da igreja, como devemos cantar estas canções? Em que tonalidade elas devem estar em nossos cultos? Enquanto que alguns (principalmente os instrumentistas) preferem e defendem que se mantenha...