Pular para o conteúdo principal

497 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE: VAMOS CELEBRAR E CANTAR O QUE CREMOS!!!!!




Olá a todos!!! Há exatos 497 anos, nosso querido irmão, Martin Luther (conhecido no Brasil como Lutero), promulgava suas 95 teses, dando oficialmente início àquilo que chamamos de Reforma Protestante!! Não posso negar que esta data mexe demais comigo e todo ano a celebro de alguma forma!! E não poderia haver dia melhor pra retornar com minhas atividades aqui no blog do que hoje! hehe

Como dizia, a Reforma Protestante completa, hoje, 497 anos! Uau!!! É um tempinho, né?? rsrs 
E vocês, que devem ser músicos de igreja ou ao menos interessados no assunto (pois, caso contrário, não estariam, provavelmente, lendo esse post hehe), devem estar se perguntando: "Ok. 497 anos... Reforma Protestante e tal. Mas, e eu com isso??" rsrsrs

Todo ano, nesta mesma data, me pergunto se as pessoas que fazem parte das atuais igrejas protestantes têm ao menos uma vaga ideia do impacto que a Reforma teve em suas vidas; das enormes e maravilhosas consequências que a Reforma trouxe às nossas vidas! Por isso, resolvi escrever um pouco sobre o que a Reforma nos proporcionou (pode ter certeza que ela influenciou a música hoje praticada nas igrejas muito mais do que muita gente pensa). Desejo também estimulá-los a, junto comigo, glorificarmos a Deus por nos ter dado a grande bênção que foi a Reforma Protestante. 


O que a Reforma nos causou?

Vamos pensar no seguinte, então: "E, se a Reforma não tivesse acontecido?". Vou tentar apresentar algumas respostas, tentando te mostrar o quão Misericordioso e Gracioso foi o nosso Deus, ao levantar homens como Lutero, Calvino e tantos outros, nos permitindo viver o legado deixado por eles ainda hoje, quase 500 anos depois.


1. A Reforma permitiu que não-membros do clero participassem dos atos litúrgicos.

Com a institucionalização da Igreja Romana, após a oficialização do Cristianismo como a religião oficial do Império, feita por Constantino, a Igreja se tornou cada vez mais exclusivista e seletora em suas práticas litúrgicas. E, ao contrário do que acontecia na igreja primitiva, na Igreja instituída por Roma, eram apenas os membros do clero (padres, monges, noviços e etc) os responsáveis por conduzir as ações musicais das missas e ajuntamentos oficiais cristãos. Vale lembrar que, durante toda a Idade Média, os conhecimentos como um todo estavam bastante restritos aos claustros da Igreja de Roma. E não era diferente com o conhecimento musical. Isso não quer dizer que não havia músicos fora da Igreja (é claro que havia), mas a música destes, chamada de "profana" jamais adentrava os templos sagrados. Eram os clérigos que faziam parte dos coros e grupos musicais ou crianças e jovens oferecidos para o serviço especial na Igreja, os quais eram ensinados e catequizados pela própria Igreja. Então, a menos que você e eu fôssemos padres, freiras ou castrates (homens que eram, ainda bem jovens, castrados para manterem suas vozes agudas), contratados pela Igreja, ou, no mínimo, alguém institucionalmente vinculado a ela, jamais praticaríamos música na Igreja.


2. A Reforma nos possibilitou adorar em nosso próprio idioma.

Aqueles que possuem um pouquinho mais de idade, com certeza irão se lembrar de alguma missa celebrada em latim. "Pois é, pois é, pois é" (já diria a Chiquinha hehe). Isso porque a Igreja Romana instituiu o latim como a língua sagrada oficial da Igreja. Se fossem o grego e o hebraico (línguas nas quais o texto bíblico original foi escrito), até que... "se entenderia", ou pelo menos seria bacana de se aprender. hehe Mas, o LATIM (meeeu Deeeeeus!! rsrsrs) foi escolhido como a língua sagrada, tanto que todas as Bíblias usadas eram em latim, os sermões pregados em latim e as MÚSICAS também eram TODAS cantadas em latim. E muitas igrejas católico-romanas preservaram tal tradição até o século XX! Ora, e ainda tem irmão reclamando quando tem que ver algo em inglês, né não?? hahaha Pois, se a Reforma não tivesse acontecido, eu e você seríamos OBRIGADOS a fazer TUDO numa língua que não é a nossa e nem é a língua original das Escrituras. Se fossem usados o grego, o hebraico e aramaico, ainda valeria um pouco mais a pena aprender, né? rs Nada contra o latim, pois amo os muitos idiomas, mas... naaada a ver! rsrs Graças a Deus que podemos cantar e celebrar ao Senhor em nosso idioma, não é mesmo? Foi Lutero quem traduziu a Bíblia para o alemão, língua sua e de seu povo, além de traduzir também muitos cânticos e hinos da Igreja, originalmente em latim. E, assim, voltou-se a adorar ao Senhor cada um em sua língua, como acontecia na igreja dos primeiros séculos.


3. A Reforma trouxe de volta o louvor congregacional.

Muito se fala, ainda hoje, em "assistir ao culto", mas, na verdade, não fomos feitos para ser meros expectadores, e sim para participar ativamente, louvando ao Senhor com tudo o que temos e somos. E Lutero tanto entendia isso que, como vimos, fez questão de traduzir tudo para seu idioma local, dando novamente acesso à Bíblia e aos hinos, de maneira que TODOS pudesse sempre participar. Ele, que também era músico (assim como sua esposa), fez questão de compor diversos hinos  com trechos da Escritura traduzidos para o alemão (o conhecido "Castelo Forte" é um exemplo e é meu hino predileto hehe). E, assim, além de conseguirem cantar, os leigos também podiam aprender da Palavra. Que fantástico!! Pode parecer bobo nos dias de hoje, mas Lutero chegou ao ponto de usar melodias já conhecidas em sua época, vindas até mesmo do meio secular, para, por meio delas, doutrinar o povo com os textos traduzidos para o alemão!!! Viiish...se fosse hooooje, ia ter tanto irmão "espiritual" chocado com as "paródias" do Lutero, não é mesmo? rsrs Imagina cantar a melodia de "Escravos de Jó" com letra sagrada!! hahahaha O mais importante que quero destacar aqui, porém, é o fato de que ele trouxe de volta a participação da congregação. Então, se hoje podemos presenciar grandes agrupamentos de cristãos reunidos, cantando alegremente ao Senhor, numa só voz, isto só foi possível graças à Reforma! E é por isso que tenho muita dificuldade em ver ministérios de louvor que não estão "preocupados" com a participação da congregação, antes realizando meros concertos (shows!!!) musicais. Não era assim na igreja primitiva e Lutero trabalhou pra que a Igreja pudesse voltar a suas origens! Glória a Deus!!!!


4. A Reforma nos ensinou a não mais viver um evangelho (minúscula intencional!) desatualizado.

Esse "negóço" de cantar rock, samba, música pop, além de usar instrumentos e formatos mais contemporâneos JAMAIS aconteceria se não fossem os valores da Reforma. Tudo bem que, infelizmente, há ainda algumas igrejas, arroladas como Protestantes, que preservam um rigoroso regime litúrgico arcaico, mas penso que estas, de fato, ainda não entenderam o que Lutero propôs. É claro que se fosse usado o estilo litúrgico e musical de sua época nos dias de hoje (algumas igrejas ainda o fazem), acharíamos tudo um tanto "ultrapassado", mas, para sua época, era o que havia de mais "descolado" e até mesmo polêmico! Os corais alemães fizeram um enorme sucesso em seu tempo! Muitos da Igreja Romana o acusaram de herege e coisas do tipo. Mas Lutero entendia claramente que o Evangelho devia ser vivido pelas pessoas de sua época com a linguagem de sua época, desde que os princípios da Escritura ("Sola Scriptura") sempre prevalecessem. O ex-monge alemão não via problema algum em se utilizar dos recursos de sua época, dos recursos contemporâneos (vamos chamar assim, tá?) de que dispunha. Para ele, o que importava era que mais e mais vidas fossem alcançadas para o Reino e que todos nós, que somos iguais perante o Senhor, pudéssemos igualmente servi-Lo e honrá-Lo com aquilo que temos. Então, se você (assim como eu) curte uma música mais atual e uma liturgia mais "descolada" ou contemporânea, entenda que estes valores vieram também através da Reforma! É claro que havia, sim, parâmetros e limites (isto é sempre necessário e em tudo!!), mas a Igreja passou a se ocupar bem mais com os que antes eram mera plateia. E, mesmo que você nem curta um "som mais descolado", se você canta na igreja, agradeça a Deus pela Reforma!


Pensar na Reforma nos traz um alerta.

Bom, estas são apenas algumas contribuições trazidas pela Reforma Protestante. Se houvesse mais tempo, eu poderia citar muitas outras mais. Contudo, penso que estas já nos servem de alerta em muitas práticas que hoje exercemos. Logo, gostaria de destacar o enorme interesse que tinha Lutero em usar textos bíblicos em suas músicas. Puxa vida!!! Por que temos visto tão pouco disso no Brasil (ao menos naquilo que se espalha pelas regiões)? E não me refiro aos sempre citados chavões gospel, que, apesar de serem textos bíblicos (e.g.: "o amado da minh'alma"; "assim como a corça..."; "ainda que a figueira..."), já se tornaram tão "automáticos" que pouco transmitem de sua ideia original ao serem escritos. A dura verdade é que pouco tem sido cantado sobre o que cremos! Cantamos muito do que precisamos, do que queremos e etc., mas pouco cantamos sobre o que acreditamos enquanto povo de Deus. Pouco cantamos do que a Palavra nos ensina.

Penso que deveríamos valorizar mais a Escritura em nossas vidas como um todo. E, então, naturalmente, ela Se tornaria parte legítima e inseparável daquilo que cantamos. Costumo sempre me lembrar de quantos homens e mulheres chegaram ao ponto de morrer, apenas por seguir a Palavra Fiel e por querer, por exemplo, traduzi-la, a fim de que Ela chegasse a povos de diversas línguas (o que nos inclui!). Nós, todavia, vivemos um evangelho tão confortável e fazemos tão pouco pra que a Palavra receba o destaque que Lhe é devido.

Vocês podem até pensar que esta é uma responsabilidade dos pastores apenas. Bom, de fato, é, SIM, uma responsabilidade dos pastores zelar pela primazia da Escritura Sagrada, mas cada um, sendo pastor ou não pode dar sua contribuição. Em tempos tão... hum... "esquisitos", nos quais vive o Evangelho em nosso país, penso que aqueles que realmente professam a fé no Senhor devem se posicionar o máximo que puderem e em tudo!! Vocês podem perguntar: "Mas... e eu? Não fui chamado para ser pastor ou pregador! O que devo fazer, então?". Use a sua música!!!!!!! 


É preciso proclamar o que cremos.

Acredito (e tenho procurado viver isso ao máximo) que devemos usar nossa música para proclamar a Palavra de Deus a todos!! "Mas... não sou compositor!", você pode dizer. Bom, quanto a isto, já falei num outro post (PORQUE DEVEMOS COMPOR NOSSAS MÚSICAS) hehe. Mas, procure escrever sobre aquilo em que você acredita. Posso te dar "de cara", cinco razões pra você fazer isso: SOLA GRATIA; SOLA FIDE; SOLUS CHRISTUS; SOLA SCRIPTURA; SOLI DEO GLORIA (Só a Graça; só a fé; só Cristo; só a Escritura; só a Deus a glória - os cinco pilares da Reforma). Fale sobre eles! Cante sobre eles. Ah! Você não os conhece bem ainda? Corra atrás e pesquise. Vá aprender sobre aquilo em que cremos (Essa frase soou estranha, né? Acho que já se devia conhecer, pra, então, crer!)). Procure cantar sobre isso. E, mesmo que você não queira compor ou pense que não é compositor e pronto, a escolha que você faz das músicas a serem cantadas vai fazer TODA A DIFERENÇA!!

Vamos cantar a Graça? Vamos cantar a salvação pela fé? Vamos cantar que só Jesus é Senhor e nos conduz ao Pai? Vamos cantar que a Palavra é o nosso Guia (e vamos também ABOLIR as músicas absurdas que têm feito "gato e sapato" da Escritura!!!)?? Vamos, custe o que custar, dar toda a glória ao Deus Único, Criador de tudo, o nosso Senhor?? Amém??!! 


Considerações finais

Às vezes, ao ver a situação em que se encontra o Cristianismo em nosso país, principalmente em nossa música, chego a pensar mesmo que deveríamos lutar por uma nova reforma. Mas, já que não sabemos se ela virá um dia, por que não nos esforçarmos pra fazer valer tudo aquilo que a Reforma, trazida por Lutero já nos propôs? Vamos cantar músicas mais bíblicas, queridos!! Vamos ser mais criteriosos em nosso fazer musical na Igreja. Tenho certeza de que esta será uma excelente forma de celebrar a Reforma, e não apenas no dia 31 de outubro! hehe Vamos celebrar a Reforma, e não simplesmente por ser um acontecimento histórico que impulsionou a existência de nossas igrejas, mas por entendermos que, de fato, a Escritura nos ensina a viver muito daquilo que foi proposto pelos reformadores. Aliás, foi a Escritura que os motivou! Ela foi a razão de todo esse mover na vida de Calvino, Zwinglio, Lutero e dos demais reformadores. Que Ela seja, então, também nossa Motivadora!! Que Ela seja o centro de tudo o que fazemos em nossa música!!! Que nossas canções reflitam aquilo em que cremos e que o Senhor possa nos levantar, em nossa geração, como vozes legítimas do Evangelhos genuíno!!!! 

Encerro esse post, com uma linda canção, da Hillsong Church, que serve de um excelente exemplo do que é cantar o que cremos, cantar a Escritura! O nome dela é "The Creed" ("O Credo") e é Bíblia puuuura!!! hehe Abraços a todos e que Deus os abençoe!!! 

SOLA GRATIA!!!!! SOLA FIDE!!!!! SOLUS CHRISTUS!!!!! SOLA SCRIPTURA!!!!! SOLI DEO GLORIA!!!!!


Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)






Ps.: Letra traduzida abaixo:
Our father everlastingNosso eterno Pai
The all creating oneO Único Criador de tudo
God almightyDeus Todo-Poderoso
Through your holy spiritAtravés de seu Santo Espírito
Conceiving Christ, the SonConcebendo Cristo, o Filho
Jesus our SaviourJesus, nosso Salvador
I believe in God our fatherEu creio em Deus, nosso Pai
I believe in Christ the SonEu creio em Cristo, o Filho
I believe in the Holy SpiritEu creio no Santo Espírito
Our God is three in oneNosso Deus é três em Um
I believe in the resurrectionEu creio na ressurreição
That we will rise againQue nos levantaremos de novo
For I believe in the name of JesusPois eu creio no nome de Jesus
Our Judge and our DefenderNosso Juiz e nosso Defensor
Suffered and crucifiedSofreu e foi crucificado
Forgiveness is in youO perdão está em Ti
Descended into darknessDesceste à escuridão
You rose in glorious lifeSubiste em vida gloriosa
Forever seated highSempre sentado nas alturas
I believe in youEu creio em Ti
I believe you rose againEu creio que Tu ressuscitaste
I believe that Jesus Christ is LordEu creio que Jesus Cristo é Senhor
I believe in life eternalEu acredito na vida eterna
I believe in the virgin birthEu acredito no nascimento virginal
I believe in the saints' communionEu acredito na comunhão dos santos
And in your holy churchE na tua santa Igreja
I believe in the resurrectionEu creio na ressurreição
When Jesus comes againQuando Jesus voltar
For I believe in the name of JesusPorque eu creio no nome de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong