Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO


Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe

Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delongas, vamos a elas. hehe


1. PEÇA AJUDA A DEUS

Tudo o que acontece no universo depende da permissão do Senhor. E aquilo que chamamos de "momentos de louvor" não é diferente. Pensando nessa verdade, não há como tentar "excluir" (a palavra é forte, mas intencional) o Deus a quem louvamos disso tudo. Sempre antes de ministrar eu costumo perguntar ao Senhor: "Como o Senhor quer ser adorado? Como o Senhor quer falar aos Teus servos?". Acredito totalmente que a oração é indispensável para uma boa ministração. Como é que podemos querer supostamente louvar a Deus e/ou ministrar a Seu povo sem Sua orientação? Tiago 1:5 diz que se pedirmos sabedoria ao Senhor, Ele a dará. Então, fale com o Senhor antes de fazer qualquer coisa e, principalmente, antes de trabahar em Sua obra. Tenho certeza de que Ele Te ouvirá e atenderá (Jeremias 33:3).


2. PREPARE- SE COM ANTECEDÊNCIA

Sou totalmente contra qualquer coisa feita "em cima da hora". Sou totalmente a favor do que é feito com os devidos preparo, planejamento e antecedência. É possível, sim, escolher músicas e aprontá-las com antecedência. Além disso, já que estamos falando de "ministração", subendente-se, pelo uso do termo, que nos referimos àquela realidade presente em muitas igrejas, na qual aquele(a) que está "ministrando" diretamente à igreja terá a oportunidade de fala direcionada ao povo, e não apenas a oportunidade de cantar. Tem sido comum, nos últimos anos, esta figura chamada de "líder (ou ministro) de louvor" (no inglês, "worship leader"), o qual conduz as músicas, estimula o povo a cantar e meio que faz uma "mini-pregação" no meio de uma música ou entre músicas. Não é meu objetivo entrar necessariamente no mérito da discussão sobre o tempo, mas, se há um desejo de falar algo, é preciso que haja planejamento sobre o que se vai falar. A comparação que normalmente faço é: um pregador não deve vir a público e pregar seu sermão (ou mensagem, como queiram) sem antes prepará-lo; de semelhante modo, é preciso que o(a) ministro(a) que conduz o "momento de louvor" também se prepare e não fale qualquer coisa que lhe venha à mente sem critério algum (sobre isso especificamente falarei um pouco mais adiante). Também acho um absurdo (salvo em exceções necessárias por alguma razão) os responsáveis por esse momento de louvor com música escolherem o que vai ser cantado "na hora do culto" ou faltando 5 minutos para o seu início. PREPARAÇÃO! Vale a pena!


3. LEMBRE-SE DE QUE A OBRA NÃO É PARA VOCÊ

Pode parecer óbvio e até um clichê sempre repetido, mas a obra (de Deus) que fazemos não é nossa, nem deve vir de nós e nem deve ser para nós. De que maneira isto se manifesta na prática? As músicas que você vai escolher serão escolhidas simplesmente porque você gosta delas? Tudo o que você vai fazer no momento será porque você quer aquilo e pronto? Acredito que, em primeiro lugar, tudo o que fazemos na igreja deve ser para o Senhor! Em segundo lugar, já que falamos de igreja, corpo de Cristo, tudo o que fazemos deve buscar a edificação de nossos irmãos (o que também glorifica a Deus), ou seja, é para eles, e não para nós mesmos. Quando se internaliza esta verdade devidamente, tenho certeza de que nossa maneira de agir na preparação e na prática da ministração muda completamente.


4. ESCOLHA MÚSICAS QUE TENHAM RELAÇÃO COM A TEMÁTICA DO TODO

Acho muito legal quando participo de cultos em que tudo está conectado; acredito que, desse modo, a mensagem é melhor entregue. Isso quando há uma mensagem, né? rsrs Em minha opinião, deve, sim, haver. Sei que é praticamente impossível conseguir que, em todos os cultos, todas as músicas cantadas sejam diretamente do mesmo tema; não é tão fácil assim de achar. Mas, quando temos "um norte" a seguir, a ministração como um todo tende a se aperfeiçoar e a mensagem é melhor passada. E, qual deve ser este norte? Na minha opinião, a mensagem que será pregada pelo pastor ou pregador da noite é que deve ser priorizada. Ministros, conversem com seus pastores. Perguntem-lhes o que irão pregar, que texto irão utilizar, que temática será abordada. Isso facilitará por demais a realização de uma escolha apropriada de músicas apropriadas (redundância intencional hehe) e evitará que as músicas cantadas, bem como o que for falado entre elas, conduza o povo pra um lado, enquanto que o pastor leva pro outro.


5. NÃO SEJA REPETITIVO NA ESCOLHA DAS MÚSICAS

Pelo amor de Deus!!!!!! Não cantem as mesmas músicas, todo domingo, por vários meses!!!! rsrsrsrs Qualquer ministério, na minha opinião, deve sempre se reciclar, procurando estar em constante mudança (sempre pra melhor, claro). Ninguém aguenta cantar sempre as mesmas músicas, né msm? Por isso, é importante nos esforçarmos pra estar sempre aprendendo e ensinando músicas novas. Na minha opinião, todo bom ministro de louvor deve ter uma alma de pesquisador; é de extrema importância que, quando ele ou ela não estiver compondo as músicas a serem cantadas, procure conhecer o que tem sido cantado país (e mundo) afora. Meu pai sempre me ensinou a investir em cds, dvds e outros, de modo que se possa aprender músicas novas, conhecer grupos novos, etc. Bom, quanto a isso, também não serei repetitivo. rsrsrs


6. SEJA ECLÉTICO NA ESCOLHA DAS MÚSICAS

O próprio radical da palavra "eclético" tem total relação com o meio eclesiástico. Isso significa que uma escolha eclética irá se ocupar com o bem estar e interesses da "ekklesia" (igreja, no idioma grego). Por essa razão, é de extrema importância que, ao escolher as músicas a serem tocadas/cantadas na igreja, a própria igreja seja levada em conta. É importante considerar o estilo da igreja em questão. E, quando me refiro ao estilo da igreja, é claro e evidente que sei ser completamente impossível achar um estilo musical que agrade a todos sempre e não foi isso que quis dizer. Contudo, acho importante que se toque algo que possa, pelo menos tentar, agradar a "gregos e troianos". hehe Conheço igrejas nas quais o reggae predomina; em outras, o rock já é preferência total. Realmente acredito que ninguém consegue agradar a todos, mas isso não pode ser desculpa pra que se insista em determinado estilo só porque os músicos gostam dele. Alguns estilos que, talvez, não atinjam os mais velhos, podem (e devem), em minha opinião, muito bem ser usados num culto de jovens, por exemplo. Resumindo, se vemos que a igreja "não responde" a determinado estilo, por que insistir nele? Basta lembrar o que já foi dito: a obra não é para nós mesmos. Fica a dica. 


7. VEJA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE AS MÚSICAS

Somos cristãos, sim? Afirmamos que a Bíblia é nossa regra de fé e prática, certo? Se sim, não podemos cantar algo que contrarie o que está escrito. Vejo, em muitas ocasiões, igrejas cantando diferentes músicas simplesmente porque outros grupos mais famosos as cantam, mas sem ter critérios na avaliação de tais músicas. E, como todo ser humano, os irmãos também são limitados e falíveis e, às vezes, acabam falando uma besteirinha aqui e acolá. hehe A Bíblia precisa ser a ótica pela qual olhamos tudo e isso também deve incluir nossas músicas. Não adianta apenas ter uma boa batida ou melodia, a letra é primordial!! Por isso, se virmos que uma música não é totalmente bíblica, o ideal é parar de cantá-la. Agora, em segundo lugar, considerando que esta primeira avaliação já foi feita e todas as músicas cantadas estão aprovadas, defendo a importância de se ver o que a Bíblia diz sobre elas no sentido de se preparar uma boa ministração. Vejo muitos ministros de louvor sem saber o que dizer ou até dizendo sempre as mesmas coisas e, fazendo uso de clichês, apenas repetindo coisas como: "Adore ao Senhor!" ou "Mais uma vez" ou ainda "Dê um brado de louvor ao Senhor!", dentre outras "expressões gospel". Não estou dizendo que necessariamente está errado dizer isso, mas, quando a temática das músicas é estudada na Bíblia, a ministração faz um... upgrade. hehe Até mesmo as palavras faladas no início das músicas serão diferentes, Já vi gente introduzindo música falando coisa que não tem relação alguma com o que vai ser cantado.. Em minha opinião, isso também faz parte da preparação devida de um líder de louvor. Portanto, vamos olhar para a Bíblia!


8. LEIA E MEDITE SOBRE O QUE VAI FALAR

E, ao olhar para a Bíblia, medite naquilo que ela diz e medite no que você viu que se encaixa com as músicas escolhidas. E ainda, ao fazer isso, pense sobre o que você pode falar dentro dessa ótica. Tal música fala, por exemplo, de santidade. Você leu Levítico 20:26. Medite nisso, então e, de repente, cite-o â igreja; leia-o antes da música ou no meio dela, sei lá, algo do tipo. E, ao longo de sua semana, medite nesse texto, pense em aplicá-lo primeiramente em sua vida e, então, depois ministrá-lo aos irmãos. Leia não apenas um, mas vários textos sobre o assunto e, assim, seu coração e mente estarão cheios dessa verdade, cheios da Palavra de Deus, de modo que o seu falar fluirá da Palavra do próprio Deus para os seus irmãos. Agora, se isso não é feito, é extremamente natural que se diga qualquer coisa e palavras soltas que se repetem. Logo, leia e medite, reflita sobre o que você irá falar.


9. PERMITA QUE DEUS TE USE NO FALAR

Seja canal do Senhor! Seja um canal de bênçãos na vida de seus irmãos. Pra isso, ao sentir-se tocado pelo Senhor a dizer algo ao Seu povo, diga-o! Se você estiver em oração, lendo e estudando a Palavra de Deus, pedindo a Ele sabedoria, garanto (e a Palavra de Deus garante isso também em Tiago 1:5) que Deus irá te usar e te dar sabedoria. Permita-se ser usado por Ele!! Não seja alguém seco, frio e duro de coração, colocando toda técnica (apenas) e todos os planejamentos formais acima do poder e da manifestação do próprio Espírito Santo. Seja usado(a). Deixe que Deus fale através de você!


10. TENHA AUTO CONTROLE NO FALAR

Não seja um louco descontrolado (perdoem-me as palavras fortes) que diz o que quer, na hora em que quer e que é levado por meros momentos de emocionalismo extravagante (no mal sentido). Alguém que age assim não controla suas próprias emoções e afirma dizer coisas em nome de Deus, quando, na verdade, o faz por interesses próprios! É duro dizer isto? Sim, mas é o que a Bíblia diz em 1 Co 14:31-33. Olha o que o texto diz:

Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados. O espírito dos profetas está sujeito aos profetas. Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz.

Olhe bem o contexto e perceba como Paulo afirma que Deus não é Deus de confusão e descontrole. E os "profetas" podem, muito bem se controlar. Não existe na Bíblia essa estória (o uso de "estória" ao invés de "história" foi intencional) de "Não consegui me controlar. Ah! Não consigo me controlar quando Deus manda. Quando Ele manda, eu vou falar e pronto!" Eu pergunto: será que foi Ele mesmo que mandou??? A Bíblia nos mostra algo diferente. A isto chamo eu (me perdoem mais uma vez) de "faniquito espiritual" ou "unção disfarçada". Precisamos ter cuidado, queridos! Deus quer nos usar da maneira d'Ele, e não da nossa! A Ele, portanto, a glória!


CONCLUSÕES

Sou totalmente a favor da presença de ministrações no momento de cânticos da igreja. Apesar de músico, não acredito que apenas e tão somente a música deve ser a integrante do que chamamos "momentos de louvor". Acho extremamente importante que hajam palavras de estímulo, conforto, consolo e exortação por parte dos ministros. Acredito, porém, que isso deve ser feito de forma muito mais bem pensada e planejada e, principalmente, de forma biblicamente fundamentada. Se não tivermos a Bíblia como nosso Guia, aonde iremos chegar? E, se não apresentarmos a Deus o nosso "culto racional" (Romanos 12:1), o que estaremos apresentando? Estaremos ainda o agradando ou agradando a nós mesmos? Estaremos sendo bênção para nossos irmãos ou estaremos apenas realizando apresentações artísticas e performances disfarçadas de momentos de "unção"? 

Bom, é isso! Deus abençoe a todos e vamos ministrar ao povo de Deus da melhor maneira possível. Amém? Grande abraço!


Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Comentários

  1. Vinicius,obrigada por compartilhar suas experiencias ,hj soube que vou ministrar no próximo culto e fiquei um pouco insegura, resolvi pesquisar e achei suas dicas muito validas.A responsabilidade de uma ministração e grande.Obrigada pela ajuda.Que o Senhor continue te usando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, que bom que pude ajudar de alguma forma. Hehe Glória a Deus por isso. Conte comigo pro que precisar. Abração.

      Excluir
    2. Ameii as dicas, estou sempre a procura de aprendizado para uma ministração, de acordo com o que Deus quer para o culto!

      Excluir
    3. Obrigado vinicius me ajudou muito mesmo posso dizer q depois de ver suas divas EU ja tenho novas visoes diferentes valeu DEUS re abencie

      Excluir
    4. Obrigado pelas divas vinicius foi muito gratificante Pra mim agora ja tenho conhecimento de uma boa ministracao gracas s VC valeu

      Excluir
    5. Amei ! E o que eu precisava ler !
      Deus abençoe ! Abçs Rayelle Santos

      Excluir
  2. obrigado por postar essa esperiencia maravilhosa DEUS te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. A música deve ser usada inteligentemente

    Ivone Boechat


    O cérebro humano está cansado e agredido pelo excesso de informações. A tv se encarregou de saturar, incessantemente, com sons irritantes; nas ruas, os motoristas buzinam estridentemente, e aceleram forte, produzindo barulho excessivo; os ruídos internos empurram o ser humano para o universo interior das cobranças sociais, e assim estressado pelo trabalho, ele se dirige aos templos para buscar a Palavra, a quietude, a reflexão. Quem não gostaria de orar silenciosamente ao entrar no santuário, ao som de uma musica suave? Quem não gostaria de ouvir um coral, ou cantar com a congregação um hino inspirativo, sem necessidade de tentar superar o barulho do que mais parece um “trio elétrico” de 90 decibéis, prejudicando a audição e a saúde?

    Ainda há tempo de reverter o horror que se instalou nos templos durante o culto. Autoridades especializadas no estudo dos efeitos do som indicam que ruídos em níveis elevados alteram o comportamento humano e não preparam o cérebro para ouvir a mensagem, pelo contrário, interferem na química cerebral, que fica muito alterada. Com toda essa adrenalina a pessoa torna-se incapaz de gravar a mensagem.

    A música é um poderoso fixador da memória: sensibiliza; emotiza (cria entusiasmo); prepara o cérebro para arquivar as mensagens; consola; tranqüiliza; desperta a atenção; estimula a produção dos hormônios que formam o padrão químico das inteligências.
    A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David:

    “ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .

    ResponderExcluir
  4. Gostei d+ das suas dicas, foi de grande valia para mim. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito irmão. ..me ajudou bastante pois sou bastante insegura mas aprendi q se não buscar na palavra e em Deus minha ministração não vai passar de apenas meras palavras. ..Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! acho ki todos os levitas deveriam ler esses textos seu são de muita importância isso vc tá de Parabéns me sinto muito bem preparada na palavra de Deus depois de ler essas cosias Parabéns Deus te abençoe cada dia mais

    ResponderExcluir
  7. Recebi o cargo de ministra de louvor a 2 semanas. Quero me capacitar e achei otimas aa dicas. Ainda fico insegura em ministrar uma palavra durante um louvor. Mas tenho orado pra Deus me capacitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes, não há o que falar. Na verdade, tenho me convencido cada vez mais de que a música por si já deve transmitir a mensagem de maneira suficiente. O trabalho de quem estiver liderando este momento de cânticos nada mais é do que falar daquilo e naquilo que a canção não falou ou que deixou em aberto. Mas é um constante aprendizado mesmo! Glória a Deus!

      Excluir
  8. Perfeito...perfeito...
    Mas de Deus e menos de mim...
    Passe pra frente querido sempre que puder...estamos todos os dias vivendo um apredizado com o nosso Mestre...e Ele nos dá de presentes pessoas assim como vc....sempre a serviço do Reino.Abraços.Amei

    ResponderExcluir
  9. que bençao essa postagem, tb sou ministra de louvor e tenho essa mesma visao gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  10. que bençao de postagem gloria a Deus tbm sou ministra de louvor e tbm tenho a mesma visao, aleluia

    ResponderExcluir
  11. tenho muita dificuldade para ministrar louvor,sou muito tímida e as vezes mim perco um pouco,não consigo lembrar um só versículo enquanto ministro.

    ResponderExcluir
  12. Realmente essas dicas me ajudaram grandiosamente, vi que muitas coisas precisam a cada ministração ser revistas em mim. Vou colocar em prática e sempre me aprofundar nesse sentido. Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias ao Senhor sempre!!! Que bom que consegui ajudar! É um prazer pra nós!

      Excluir
  13. Maravilhoso post!!
    Que Deus possa me usar no ministério de louvor e que assim, eu seja um instrumento usado pelo Senhor para abençoar a vida de meus irmãos 🙏

    ResponderExcluir
  14. otimas dicas era o que eu precisava ler.Deus te abencoe mais e mais

    ResponderExcluir
  15. Oi a paz do Senhor!Li seu texto, e gostei muito, tenho procurado na net por estudos sobre ministraçao de louvor tenho muitas duvidas mais vejo q so tem relatos pra banda e a igreja onde congrego è bem pequena nao temos instrumentistas entao usamos playbacks vc tem alguma dica pra me passar tenho duvidas se ministro entre um hino e outro ou se mesmo com o grupo louvando devo ministrar o que vc acha sobre isso? Desde ja muito obrigada que Deus continue te usando!

    ResponderExcluir
  16. Muito bem colocadas suas palavras e concordo 100% com tudo acima descrito.... Se realmente buscar mais a Deus do que pensar em fazer um "show" dentro da igreja... ser um adorador é uma grande responsabilidade ass Juliano Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, meu querido. Este é nosso desafio, não é mesmo? Que bom que o próprio Cristo nos ajuda em nossa fraqueza.

      Excluir
  17. Deus seja Louvado,que Ele nos capacite para toda Sua boa obra,que use cada um segundo Seu proposito,Gloria a Deus

    ResponderExcluir
  18. Deus seja Louvado,que Ele cumpra o Seu proposito na vida de cada um de nos para Honra e Gloria de Seu Santo e Bendito Nome

    ResponderExcluir
  19. A paz de Cristo !!!creio que existem pessoas usadas por Deus ,vc é uma delas obg por dividir um pouco do que sabe, tirou muitas dúvidas e aprendeir mais um pouco com tudo que li ,Deus continui abençoado o seu ministério ministério !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido... obrigado pelas gentis palavras. A glória é do Senhor sempre! É sempre um prazer servir ao Senhor ao servir meus irmãos. Espero mesmo ter sido útil de algum modo. Grande abraço q Ele continue a te abençoar!

      Excluir
  20. Eu louvor na igreja que eu congrego, mas sou tímida na hora de ministrar e acabo não ministrando devido a timidez. Quero romper essa timidez e ainda não conseguir. Não sei mais o que faço

    ResponderExcluir
  21. Tenho dificuldades para ministrar no momento que estou louvando

    ResponderExcluir
  22. oi marcos Vinicius sou levita da minha igreja estou no começo da caminhada estou inseguro quando recebo as oportunidades essa foi uma otima dica Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  23. Olá Marcos Vinicius sou participante do grupo de louvor mais sou muito tímida na hora de.ministrar não consigo falar existe técnica para isso ?tenho sofrido muito com isso

    ResponderExcluir
  24. Olá Marcos Vinicius sou participante do grupo de louvor mais sou muito tímida na hora de.ministrar não consigo falar existe técnica para isso ?tenho sofrido muito com isso

    ResponderExcluir
  25. PAZ AMADOS, AMANHÃ SERÁ MINHA PRIMEIRA MINISTRAÇÃO, ESTOU UM POUCO INSEGURA POIS, POR MOTIVO DE UMA PALAVRAS EU DEIXEI DE LOUVAR, O TEMPO PASSOU E SO ÁGORA, QUE ENTENDI, QUE NÃO FUI CHAMADA PELO HOMEM, MAIS FUI ESCOLHIDA POR DEUS, PARA SER UMA ADORADORAS
    VINÍCIUS, DEUS TE USOU DE FORMA GRANDE PARA ME AJUDA, OBG.
    IREI MINISTRAR AMANHA EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten