E aê, galeraaaa!!!!!!!!!
Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes.
Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe
É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como um graaaaande arranjador vocal. Não dá, né galera? rsrsrs A ideia é apenas apresentar algo um tanto geral mesmo e tentar estimular vocês a pesquisas futuras.
Desta vez, resolvi fazer diferente e, literalmente, "mostrar minha cara". rsrsrs Por isso, fiz um pequeno vídeo pra demonstrar de maneira melhor o que quero dizer. Sei que muita coisa vai ficar de fora, pois muito mais podia ser dito. Acreditem: fiz 4 vídeos diferentes até chegar nesta versão final, mais sintetizada e resumida. hehe Eu queria meeeesmo poder falar muito mais, mas não atingiria o objetivo de ser mais breve e se tornaria um tanto mais confuso. Logo, deixei essa versão aí mesmo. rsrs
Agora, apenas pra introduzir e sintetizar um pouco do que vai ser visto no vídeo:
1 - Observe o grupo que está à sua disposição.
Veja quantos cantores tem o seu grupo, que tipo de cantores (mais homens ou mais mulheres) e que tipo de vozes (mais graves ou mais agudas), porque isto vai te ajudar a não colocar, por exemplo, um homem de voz grave (um baixo ou barítono) pra cantar uma nota beeeem aguda que só um tenor atingiria. Procure sempre adequar a divisão de vozes que você vai fazer a seu grupo em questão.
2 - Observe a localização da chamada 1ª voz e, então, "descubra" as outras.
É a partir da voz do solo que encontraremos as outras, sempre tentando seguir a divisão mais tradicional (em caso de grupo mistos, com homens e mulheres): soprano, contralto, tenor e barítono (ou baixo). Se a primeira voz estiver num tenor, por exemplo, você terá mais duas vozes acima dela (contralto e soprano) e uma abaixo (barítono). Se ela estiver no contralto, você terá uma voz acima (soprano) e duas abaixo (tenor e barítono). E, se ela estiver no soprano, talvez, por estar já um tanto agudo, você não terá vozes acima, mas apenas abaixo (contralto, tenor e barítono). E assim por diante, dependendo do grupo que você tem, é claro. Se você só tiver mulheres, você bem que pode deixar as vozes mais agudas e ter uma soprano acima de outra (1º soprano e 2º soprano), por exemplo.
3 - Observe os acordes usados na música e, consequentemente, na divisão vocal.
Você não pode (não deve, pelo menos hehe) querer que o instrumental esteja tocando uma coisa, mas que o vocal esteja cantando outra. Se, num determinado trecho, a harmonia está fazendo sol menor, a divisão de vozes precisa estar fundamentada nisso de alguma forma. Não dá pra um tocar dó maior e o outro fá maior, por exemplo. O choque vai ser muuuito grande e beeem negativo. rsrs Cada uma das vozes de cada naipe estará se utilizando, via de regra, de uma das notas no acorde. Lembre-se disso.
4 - Faça testes e escolha a sonoridade que mais lhe agrada
Vá testando, por exemplo, as diferentes maneiras de se oitavar vozes. A partir disso, você terá diferentes sons e resultados. E, deixando um pouco de lado algumas regras da harmonia (apenas por uma questão de tempo mesmo rsrs), nem sempre você vai poder sair oitavando tudo. Teste, reteste e veja que resultados sonoros te agradam mais: deixar a voz no soprano, sendo oitavada pelo barítono (o que é uma das maneiras mais corriqueiras em igrejas); ter a 1ª voz no tenor e um soprano oitavando o barítono; enfim, veja as diferentes maneiras, de acordo com o que mais agrada.
Dá uma olhada, então, nos exemplos que eu apresento e como trato disso no vídeo:
Realmente espero ter ajudado um pouquinho e contribuído pra que se procure um aprofundamento futuro nesse estudo. Já disse (um bocado hehe) e repito: são apenas dicas beeeem gerais mesmo. rsrs E, qualquer dúvida, comentário, questionamento ou coisas do tipo, só entrar em contato comigo que eu respondo o mais rápido que puder, beleza? Podem (de verdade, galera) mandar a dúvida ou comentário que quiser que eu vou tentar responder. hehe Se eu não conseguir ou não souber, prometo pelo menos pesquisar. haha
Valeu, galera! Muito bom estar de volta!! Deus abençoe vocês e até semana que vem!!! TAMO DE VOOOOLTAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!
Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)
Com certeza a prática de escutar músicas com divisões de vozes faz muita diferença para quem tem q fazer estas divisões em seus grupos vocais. A percepção destes acordes ditos no vídeo vêm também com a prática, e ajudam muito.
ResponderExcluirVerdade!! Com certeza, assim como em qualquer prática musical, o q chamamos de "apreciação" é indispensável. Seja como instrumentista, como cantor, como arranjador, como improvisador ou seja como for, se alguém deseja ser um músico melhor, não pode deixar de cultivar este hábito MARAVILHOSO de ouvir, ouvir, ouvir, ouvir e ouvir. hehe Eu sempre gostei tanto de ouvir q isto fez tda a diferença em minha vida. Além disso, há situações em q chego ao ponto de preferir apreciar do q atuar diretamente. rsrsrs Abraço e fica na paz!
ResponderExcluirBoa noite, Marcus!
ResponderExcluirDeus seja louvado pela sua vida.
Obrigado pela iniciativa deste post... achei bem valiosa.
Deus lhe abençoe e também o seu ministério!
Obrigado, meu querido e glória a Deus! Espero ter realmente ajudado
ExcluirBoa tarde, Marcus!
ResponderExcluirComo eu vou identificar em qual região esta a 1º voz? (barítono, tenor etc...)
e devo priorizar as divisões "diferentes" do que as oitavas ?
Deus abençoes obg
Oi!! Bom, pra identificar as regiões englobadas por cada classificação vocal, é preciso conhecer as extensões de cada uma. É muito fácil achar uma tabelinha q ilustra no piano q notas fazem parte de cada tessitura vocal. Com isto, vc consegue visualizar melhor. Mas, basicamente, funciona (com variações) assim: Baixo (Mi1 - Ré3); Barítono (Sol1 - Fá3); Tenor (Lá1 - Si3); Contralto (Mi2 - Mi4); Soprano (Dó 3 - Dó5). Mas... veja bem... isto em linhas beeem gerais meeesmo! Até pq, apesar d usarmos esta divisão como base, cada indivíduo é único e possui suas próprias variações. Isto é algo q usamos, por exemplo, em coros, pra encontrar melhor as afinidades de extensão entre os cantores e/ou pra se ter uma base qdo se faz um arranjo pra um grupo q vc não conhece. Dá uma olhada nesse link aí q vc vai conseguir ver um pouco melhor, tá? Aí vai: http://www.clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal
ExcluirAbraço!! Fica na paz!!
Nao abriu video...
ExcluirOlá. Estranho. Acabei de conferir e tá tudo ok por aqui. Não será algum problema de configuração do computador no qual vc acessou o post? Se o problema persistir, experimente acessar de outro lugar, ok? Se ainda assim, não conseguir, pode encontrá-lo diretamente no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=S9CjmQ2K0y8
ExcluirOlá!! Boa tarde!! Gostaria de saber como faço para oitavar as vozes, por exemplo, o que é o soprano oitavando o barítono.
ResponderExcluirObg!!
Fica na paz!!
Olá!! Gostaria de saber como oitavar uma voz, por exemplo, um soprano oitavando um barítono.
ResponderExcluirObg!! Fica na paz!!
Olá, Miryam, tudo bem? Bom, o jeito mais simples de se fazer isto é simplesmente cantar a mesma voz uma oitava abaixo (pra fazer o baixo/barítono, p exemplo), como fazemos quando, dependendo da tonalidade, a primeira voz da música s encontra numa região confortável tanto pra homens (numa oitava abaixo) quanto pra mulheres (numa oitava acima). Quando a voz da melodia não estiver no soprano ou no barítono (ou msm q esteja, mas vc deseje variar), recomendo que "brinque" um pouco com a voz do baixo. Num trecho, oitave o soprano, em outro trecho o contralto, p exemplo, ou pegue, na mesma frase, um pouquinho da oitava de cada uma dessas vozes... enfim, vai ficar muito a seu critério estético. Caso não queria se preocupar tanto com regras harmônicas (p exemplo, geralmente, quanto estamos na nota da sensível, recomenda-se q não s oitava no baixo, então, caímos p uma nota mais grave, ao invés de fazer a sensível nesta voz), sugiro q vá testando e encontre o q achar q soa melhor. Era isto mesmo q queria saber?
ExcluirOla, Num grupo onde só são de mulheres, como as vozes são divididas?
ResponderExcluirOlá, tenho uma dúvida. Na minha igreja é divido entre tenor, contralto e soprano, vamos supor que a voz principal esteja em contrato em uma harmonização simples, faria o soprano uma oitava a cima do contrato e o temos uma oitava abaixo do contralto?
ResponderExcluirVerdade prezado pr Marcos Vinicius Montanha, vejo que precisamos em muito reavivar a Reforma em nossas igrejas. Falando nos solas que foram os pilares do protestantismo iniciado no seculo XVI, hoje precisamos voltar a estes pilares. E a música é instrumento que deve contribuir com esta renovação. O cuidado com a teologia nas canções tem sido negligenciado.
ResponderExcluirQue aplicativo é esse que você usa no video ?
ResponderExcluirOlá Marcus Vinicius, me chamo Guilherme. Achei muito bacana a sua iniciativa. Obrigado pelas dicas. Tenho uma dúvida mano. Será que consegue me ajudar? Quero aprender a harmonizar melodias assim, a 4 vozes e estou disposto a estudar o que for preciso. A dúvida é a seguinte: já tenho a melodia da primeira voz e a cifra, então preciso harmonizar as outras 3 vozes. Já estudei contraponto de 1ª espécie mas ainda não foi o suficiente. O que eu deveria estudar para chegar ao seu nível de harmonização a 4 vozes? (OBS: Já sei alguns conceitos básicos de teoria musical, tríades, intervalos, campo harmônico, tétrades). Se puder me ajudar fico muito grato. Grande abraço!!
ResponderExcluirMuito bom, adorei!
ResponderExcluirBom dia, quero agradecer ao MVF, por postar o vídeo, estou trabalhando em minha igreja com o Coral, Não sou profissional porem sei tocar alguns instrumentos, porem em cântico vocal sou leigo, e as dicas foram muito boas, parabéns. Obrigado.
ResponderExcluirNão explicou nada com nada!!!
ResponderExcluirAh tanto tempo procurando algo que tirasse minha dúvida na divisão de vozes, encontrei por um acaso essa explicação excelente....
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar conosco...amei....muito obrigada
OLA IRMÃO. SOU EVAIR MAGALHAES. GOSTEI MUITO DA SUA AULA. QUEREMOS EMPREGAR ESSA IDEIA AQUI NA IGREJA. GOSTARIA DE SABER QUAL PROGRAMA VÔCE UTILIZA PARA TRABALHAR AS VOZES? SOMOS INICIANTES TENHO CERTEZA QUE NOS AJUDARA MUITO.
ResponderExcluirqual programa vc usa para juntar as vozes
ResponderExcluirOla. Gostei e ajudou muito a entender. Obrigado pelo conhecimento compartilhado. 06/2024.
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