Pular para o conteúdo principal

FÉRIAS MINISTERIAIS




Tendo em vista que chegamos ao fim de mais um ano, inevitavelmente, a tão amada palavrinha "férias" se faz presente em nossos planos, discussões e pensamentos. Mas, quando se trata de igrejas e ministérios, como lidar com as férias?

Conheço muita gente que tira férias do trabalho nesta época e conheço alguns que tiram também férias ministeriais. Na verdade, conheço igrejas nas quais as férias ministeriais já são prática há um tempo. Por outro lado, já ouvi muita gente criticando esta prática e dizendo coisas do tipo "crente não tira férias" ou "vai tirar férias de Jesus?". 

Bom, penso que as férias são, sim, muito necessárias e importantes em qualquer área e para qualquer pessoa. Neste ano de 2014, eu não tive (propriamente) um momento de férias, até porque continuei em meus trabalhos seculares, mas pude desfrutar de uma parada ministerial (quem acompanha este blog ou me segue em mídias sociais em geral pôde perceber isto), à qual chamei de "período sabático". E, galera, como foi bom e importante pra mim esse tempo! Fazia mais de sete anos que eu não parava pra NADA!! E, mesmo não tendo sido uma parada planejada com antecedência (apesar de muito esperada), pude me beneficiar bastante dela. 

Durante muitos anos de minha vida, eu não reconheci a importância de momentos de descanso (quem convive comigo, sabe o quanto eu sou meio que "ligado na tomada" o tempo todo hehe). E não preciso falar aqui dos inúmeros benefícios e da importância do descanso físico e mental que diversos especialistas da saúde apontam, não é mesmo? E, segundo muitos deles, é importante que haja uma regularidade no descanso. Essa coisa de trabalhar feito um louco (e isso inclui os ministérios) por muitos anos e querer parar meses não é o mais recomendado. É importante criar uma rotina de descansos frequentes, intercalados com os momentos de intensa atividade. 

O fato é que, mesmo sabendo disso tudo, apenas após passar um tempo doente (e beeem doente) foi que eu percebi que precisava "pisar no freio" um pouco. Mas devo confessar que, em especial, após estes meus seis meses e poucos de parada ministerial, percebi que a prática do descanso é ainda mais importante (e NECESSÁRIA), desde que algumas ações e escolhas sejam tomadas com relação a este período. 

Logo, baseado principalmente nesta minha experiência mais recente (e também em outros momentos passados), digo claramente que sou, sim, totalmente a favor das chamadas "férias ministeriais" (sejam individuais ou em grupo). Mas, pra que elas aconteçam e que sejam bem aproveitadas, penso que algumas coisas são necessárias.

Em primeiro lugar, acredito que aqueles que sairão de férias precisam ter um mínimo de comunicação com seus líderes e com os que ficarão na igreja. Gostando ou não do que vou dizer, precisamos entender que, ao assumir um ministério, assumimos uma grande responsabilidade e precisamos honrar este compromisso. Acredito que as igrejas que possuem e/ou autorizam esta prática precisam encontrar uma maneira de não prejudicar o andamento geral das atividades da comunidade local. Em alguns casos, é possível fazer como algumas igrejas e dar férias a todas as pessoas de um determinado ministério. Por exemplo, um ministério de escola bíblica pode entrar totalmente férias, com todos os professores ficando livres pra viajar ou coisas do tipo. Já em outros ministérios, como um ministério de louvor (vamos logo pra nossa área, né?), isso se torna um pouco mais complicado, não é? Não dá pra deixar a igreja durante um mês inteiro sem momentos de louvor pela música. Não penso que isto não seja o correto a se fazer. Uma maneira de se resolver este problema seria verificar quais os irmãos que não iriam viajar e, de repente, fazer uma escala de funcionamento com eles. E, numa próxima ocasião, os outros que saíram de férias no primeiro momento cobririam a saída deste segundo grupo. Mesmo que se reduza o funcionamento total em número de pessoas, acho que esta é uma forma um tanto mais responsável de se lidar com as férias sem prejudicar o andamento da obra, não acham?

Em segundo lugar, por mais óbvio que pareça (aaah... se fosse assim tão óbvio na prática... rsrs), acredito que, mesmo de férias, precisamos REALMENTE entender que não podemos tirar férias de Jesus, né galera?? Não é porque estou de férias e viajando ou fazendo quaisquer outras atividades de lazer que vou ignorar a presença constante d'Aquele que tem estado sempre ao meu lado (e SEM TIRAR FÉRIAS!!). Mesmo em período de descanso, por que não aproveitar pra dedicar um pouco mais de tempo à leitura da Bíblia? Por que não fazer um pouco mais aquilo que, geralmente, dizemos que não fazemos por mais tempo, porque estamos trabalhando muito ou muito ocupados em geral? Vale a pena aproveitar esse tempo também pra orar mais, agradecendo a Deus por esse descanso e colocando o tempo que virá em seguida em Suas mãos. Vale a pena aproveitar pra orar mais em família e estudar a Palavra juntos. Neste meu período sabático, eu e minha esposa pudemos estar orando mais e estudando mais a Escritura JUNTOS!! E, gente, como foi MARAVILHOSO (e ainda tem sido, mesmo com o período sabático chegando ao fim)!! Agora, se estar em relacionamento com Cristo já não é uma prática regular na vida de alguém, mais dificilmente ainda se tornará nas férias, né? Isso não quer dizer que precisamos estar enfurnados numa igreja durante viagens, galera (apesar de que eu e minha esposa, em plena viagem de aniversário de casamento, em João Pessoa, deixamos de ir à praia, no meio do caminho, porque encontramos uma igreja que amamos muito e admiramos demais, como um de nossos referenciais ministeriais, mas por escolha nossa mesmo!). Não vamos confundir idas às reuniões da igreja com relacionamento com Cristo, porque nem sempre um está ligado ao outro. Fizemos isto, porque somos realmente apaixonados pela Igreja de Cristo e porque, pra nós, visitar uma igreja que admiramos é muito melhor que qualquer outra atividade de lazer. Mas isto é o nosso perfil. Nós somos assim. Pra vocês terem ideia, sonhamos com algumas viagens internacionais (com a Graça de Deus, num futuro não tão distante) já pensando em algumas igrejas que podemos visitar. rsrsrsrs Mas o que pretendo passar aqui é que, mesmo não visitando alguma igreja, todos precisamos entender que é nossa necessidade, enquanto cristãos, manter comunhão com Cristo. Vejam que usei "necessidade", e não "obrigação". Muitos pensam que é nossa obrigação, mas digo que é nossa necessidade. E lembrem-se: ele não precisa de nós. Nós não O buscamos por ter Ele tarefas que só nós podemos resolver e não queremos deixá-Lo "na mão". Nós O buscamos (e devemos buscar ainda mais), porque NÓS precisamos d'Ele. Como diz o texto de João 15:5, sem Ele, NADA podemos fazer!

Algo também importante em qualquer período de descanso é o ato da reflexão. Sempre que tenho momentos de tempo livre gosto de parar um pouco pra "pensar na vida", como se diz. Gosto muito de relembrar um pouco o que fiz (de certo e de errado) e tentar fazer um balanço de tudo. Nós, ocidentais, cultivamos pouco o hábito de meditar, hábito este bastante recomendado pela Bíblia, não é mesmo? Nós já não meditamos com relação a quase nada, imagina meditar na Lei do Senhor (cf. Salmo 1:2). Mas vale a pena. Experiência própria. Se todos nós refletíssemos um pouco mais e meditássemos em tudo o que ouvimos, nossas ações seriam muito mais coerentes. Estes últimos meses que vivi foram de muita reflexão. E, graças a elas, tenho podido enxergar muita coisa que estava antes obscura ou nublada. Muitas coisas tão simples (assim penso hoje), mas que eu não enxergava meeeesmo, são, hoje, claras como o sol do meio-dia. Espero continuar nesta direção.

Pensando ainda mais em pessoas que trabalham com música na igreja e com o que chamamos de adoração litúrgica, há ainda algo que acredito ser indispensável a um período de férias ministeriais. Que tal usar esse período para fazer boas leituras? Que tal ler sobre o louvor e a adoração (posso recomendar bons livros, se quiserem! Hehe)? Que tal aprender um pouco mais? Muita gente pensa que já sabe de tudo, né? Mas o serviço ministerial exige de nós uma constante atitude de aprendizado e de pesquisa. Eu, por exemplo, tenho o ministério pastoral para exercer e vocês nem imaginam quanta coisa pude ler nestes seis meses "parado". Havia muita coisa que não estava podendo ler, por causa das próprias atividades ministeriais, mas que, com esta parada, puderam fazer parte de meu cotidiano. Quanta coisa pude aprender, pela Graça de Deus!

Agora, você pode até não ser do tipo leitor (penso, porém, que pode/deve tentar ler algo ainda assim hehe), mas, então, por que não assistir a algo? Já disse isso antes por aqui e repito: não consigo entender alguém que se diz apaixonado por seu ministério, mas não tem o mínimo interesse de ver o que tem acontecido no Brasil e no mundo, assistindo a vídeos em geral, DVDs, conferências, congressos de adoração, etc. Até cultos ao vivo se pode assistir nos dias de hoje! Vale a pena ficar antenado e se reciclar um pouco, principalmente ao observar o que se tem feito ao redor do mundo. Nosso país, infelizmente, tem se abestalhado (me perdoem, mas é o que penso) um pouco (pra não dizer "muito") no que diz respeito à adoração. E, quando só bebemos desta mesma fonte, ficamos com nossa visão um tanto limitada e achamos que adoração se resume a isto. Não meeesmo! Tem muita coisa boa por aí! E, apesar do que disse, no Brasil também há ainda alguns, fazendo um excelente trabalho, mas que não estão com tanta evidência midiática. Podemos aprender muito com estes também, ouvindo suas músicas, por exemplo. Às vezes, é possível encontrar gente fazendo um trabalho maravilhoso em nossas próprias cidades, e ignoramos, por achar que apenas os midiáticos "sabem de alguma coisa". Todos temos MUITO o que aprender. Por isso também penso que vale a pena visitar algumas igrejas. Dá pra aprender muito com isto. E, com as ocupações rotineiras do trabalho ministerial, isto se torna bastante difícil, né? Eu mesmo fiquei muitos anos sem conseguir visitar meus irmãos de outras igrejas da minha cidade, porque nunca tinha tempo. Já em férias ministeriais, a coisa muda, não é?

Se for possível visitar algumas outras igrejas, então, garanto que vale a pena. Também é algo bom. para esse período de férias ministeriais. Estive visitando vários lugares nos últimos meses e como foi edificante!! Como aprendi, vendo diferentes pessoas, em diferentes igrejas e lugares, (mesmo que na mesma cidade) adorando ao Senhor! Foi uma experiência marcante pra mim poder observar  a maneira como diferentes igrejas adoravam a Deus e foi muito bom cultuar com tantos irmãos diferentes. Portanto, faça o que der, é claro, mas não deixe de aproveitar esse tempo de ferias pra se reciclar e aprender um pouco mais.

E, por fim, apesar disso tudo que eu disse, faço questão de escrever em LETRAS GARRAFAIS: DESCAAAAANSEEE!!!! rsrsrsrs Se este período não servir pra que você "recarregue as baterias", não valeu a pena!! Mesmo que você organize um pouco seu tempo (informalmente falando) pra fazer algumas destas coisas que listei, descanse!!!! Nenhum de nós é "de ferro" e descansar, além de nos revigorar fisicamente, também nos traz um novo ânimo e um fôlego renovado (uma nova estiga!!! Hehe) pra voltar aos afazeres ministeriais. Se amamos mesmo aquilo em que atuamos, rapidinho teremos saudade de toda a correria e, estando descansados, voltaremos "a pleno vapor", não é?

Ditas estas palavras, desejo a todos vocês que estão ou estarão de férias um ótimo descanso. E a todos mais, juntamente, um excelente 2015!! Que o Senhor Jesus os guie num ano cheio de realizações para Sua glória e que todos nós possamos almejar o cumprimento de Sua vontade em nossas vidas!!!  Que nossos ministérios sejam muito mais frutíferos, graciosos e abençoadores, para a glória de Cristo. E muito obrigado por seguirem este blog no ano de 2014! Vem muita coisa boa em 2015 e trarei algumas novidades ao blog! hehe Espero que estejamos juntos durante todo o 2015 também. E, desta vez, sem período sabático (sem escrita) no meio do ano, né? hahaha Tamo de volta "a pleno vapor"! Fiquem na paz, queridos! Aquele abraço!!!



Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Comentários

  1. Muito bom este esclarecimento faço parte do ministério de louvor a mais de 10 anos esse último dias pedir para mim afastar para descansar um pouco,mandei uma mensagem para os tocadores pedindo para pegar uma música para ministrar um louvo, recebi a seguinte resposta: si vc está apita para louvar sozinha pq não volta ou ministério de louvor? Fiquei surpresa com a atitude da irmã, que a mesma ainda é filha do pastor, sendo que já tinha louvado depois que sair de férias e tinha explicado o motivo da minha saída, descanso até pq 10 anos não é 10 meses

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong