Pular para o conteúdo principal

DUAS RAZÕES PARA CELEBRAR A PÁSCOA




Você já deve, de imediato, querer me criticar pelo título deste post e retrucar: "Só duas? Há muito mais razões para isto, não?". rsrsrs De fato, há sempre infinitas razões para agradecermos ao Senhor por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas, mas não é disso que to falando. Meu intuito aqui é nos lembrar das duas principais razões por que a Páscoa deve ser celebrada. Espero mesmo que cada um de nós não se deixe levar pelo forte (é forte mesmo hehe) desejo de aproveitar o feriadão e "jogar tudo pro alto" e apenas relaxar.

Por mais óbvio que pareça, apresento aqui estas duas GRANDES razões pelas quais acredito que todos nós devemos aproveitar este fim de semana para celebrar esta data tão especial. Eu sei, eu sei que não há como saber o dia exato do ano em que tudo aconteceu, mas este não é o foco aqui. Quero apenas frisar que este não é mais apenas um feriado "de santo" como os vários que temos no país. Por isso, destaco aqui por que todo cristão deve considerar este fim de semana mais que especial e não deve deixá-lo passar em branco. 


1. CRISTO MORREU 

Foi a Sua morte que nos trouxe a vida (João 3. 16; Colossenses 2.13-15) e o livre acesso ao trono da Graça (Hebreus 6.19-20). Pelo Seu próprio sangue Ele nos salvou (Hebreus 9.12). Se Cristo não tivesse morrido, jamais poderíamos adorar livremente ao Senhor. Estávamos condenados e longe de Deus (Romanos 3.10; 3.23). Foi porque Ele morreu e rasgou o véu do templo (cf. Hebreus 10.20) que podemos nos achegar ao Pai com confiança e sem temor (cf. Hebreus 4.16; 10.19-20). Cristo é o Cordeiro pascal (1 Coríntios 5.7).

Precisamos nos lembrar da morte de Cristo a todo instante. Isto é ordem do Senhor, é claro, tanto que nos deixou a celebração da ceia como memorial. E a Páscoa é a época do ano em que se comemora o sacrifício de Cristo por nós. Vale lembrar que, inicialmente, os judeus a comemoravam como celebração da libertação do Egito por parte do Senhor. Mas nós, hoje, sabemos que tudo aquilo era apenas um símbolo do que estava por vir (cf. Hebreus 10.1) e que Cristo foi o Cordeiro imolado em nosso lugar. Assim como os israelitas foram libertos da morte dos primogênitos pelo sangue do cordeiro nas portas de suas casas (cf. Êxodo 12.1-30), Cristo nos cobriu com Seu sangue, livrando-nos da ira de Deus, que estava sobre nós (cf. Romanos 1.18; 1 Tessalonicenses 1.10). Quer razão melhor que esta para celebrar em gratidão ao Senhor? 


2. CRISTO RESSUSCITOU

O nosso Senhor Jesus Cristo não apenas morreu por nós (o que já foi grande vitória, conforme vemos em Colossenses 2.15), mas também ressurgiu dentre os mortos! Ele venceu a morte, dando-nos a esperança de que nós também ressuscitaremos com Ele (cf. Romanos 6.8; 1 Tessalonicenses 4.16; 1 Coríntios 15.54-57). Isto nos enche de alegria, não? E isto, além de esperança, nos traz também grandes responsabilidades. Estamos mortos com Cristo e também ressurretos com Ele para uma nova vida que Lhe agrada (cf. Romanos 6.4, 12). Se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vã, inútil (1 Coríntios 15.17) e, se nossa esperança se limitasse apenas a esta vida, seríamos os mais infelizes de todos os homens (1 Coríntios 15.19). Logo, nossa responsabilidade consiste em viver de modo firme e constante, sabendo que nosso trabalho em Cristo não é vão (1 Coríntios 15.58). Esta é nossa outra grande razão para agradecermos muito ao Senhor e, em especial neste fim de semana.


O QUE FAZER NESTE FIM DE SEMANA, ENTÃO?

Não sei se você já está envolvido em alguma celebração de Páscoa neste fim de semana ou mesmo se sua igreja terá alguma. Espero que sim. Mas, caso você não esteja, vá assistir a alguma, quer na sua igreja ou em outra igreja parceira, comungando também com outros irmãos e celebrando o grande e maravilhoso sacrifício de Cristo por nós e Sua vitória sobre a morte. 

Se, por um acaso, você se programou para fazer alguma viagem com parentes ou amigos, só te digo isto: não se deixe "engolir" pela "pressão" do descanso. Este, de fato, NÃO É MAIS UM FERIADO "DE SANTO", como se diz. O Santo dos santos e Senhor dos senhores morreu e ressuscitou por mim e por você. Isto quer dizer que estamos proibidos de descansar? Não, não mesmo. Não foi isto o que eu disse. Mas aproveite até mesmo este tempo de descanso para reflexão e recordação daquilo que Cristo fez por você. Foi porque Ele morreu e ressuscitou que eu e você podemos, hoje, adorá-Lo com nossa música e habilidades, domingo após domingo. 

Se você estará com sua família, aproveitem o tempo para orarem juntos, agradecerem ao Senhor por Seu sacrifício; vocês podem até mesmo celebrar a ceia juntos, que tal? Calma, calma! Não se preocupem. Vocês não precisam de um pastor para isto. Onde está escrito na Bíblia que apenas pastores podem/devem celebrar a Ceia? Isto é "apenas" uma questão organizacional que pode variar de denominação para denominação. Mas vocês podem, sim, celebrar a Ceia juntos. Homens do Senhor, liderem suas casas e, durante o feriado de vocês, relembrem a morte e ressurreição do Senhor.

Se você estará com amigos e/ou pessoas que não conhecem o Evangelho ainda, veja que grande oportunidade o Senhor te deu. Aproveite este tempo, então, para explicar-lhes o verdadeiro significado da Páscoa! Difícil fazer isto, né? Bom desculpa ser o chato aqui, mas, talvez, você devesse mesmo ter se programado para passar esta data com sua família em Cristo, né? Se não está, que o tempo seja gasto contribuindo para o avanço do Evangelho, oras. Anuncie a morte e ressurreição do Senhor.

Pode ser também que você esteja num grupo misto (com pessoas cristãs e não-cristãs). Junte-se a seus irmãos, então, e celebrem a ceia juntos. Como disse Paulo, anunciem a morte do Senhor, até a vinda d'Ele para nos buscar (cf. 1 Coríntios 11.26). Mas, por favor, não deixe que esta data passe em branco, onde quer que você esteja!!!

Precisamos encarar este feriado com muito mais seriedade do que temos feito. Este não é só mais feriado prolongado e muito menos apenas mais uma oportunidade para espetáculos musicais simplesmente. Este é um momento de reflexão, memorial e gratidão ao Senhor por tudo o que fez por nós. Ao longo dos anos, tenho cultivado o hábito de sempre ler os textos que falam da morte e da ressurreição de Jesus ao longo do fim de semana. Faça isto também. Leia sobre os sofrimentos e a morte em Mateus, Marcos, Lucas e/ou João. E, no domingo, leia as passagens sobre a ressurreição. Tenho certeza de que seu fim de semana será maravilhoso!! Tenho certeza de que o tempo investido será muito melhor aproveitado do que se você ficar apenas de pernas pro ar, descansando no feriado.

Esta é uma data com muitas músicas lindas também, não é? Aproveite e faça uma playlist com músicas que falem do sacrifício e ressurreição do Senhor. Posso até sugerir algumas: Getsêmani e Ele Vive (Leonardo Gonçalves); Ele Vive (Oficina G3); Ele escolheu os cravos (Fernanda Brum); Nada Além do Sangue (Fernandinho); Introdução (Os Arrais); Scandall of Grace (Hillsong United);  Worthy is The Lamb e At the Cross (Hillsong Worship); Cordeiro (Diante do Trono); Radiance (Accappella); Here I am to Worship (Tim Hughes); dentre várias outras. Entre no clima da Páscoa. Passe o fim de semana inteiro meditando nisto!

Se você quer/precisa descansar, descanse. Sem problemas. Mas descanse lembrando da obra de Cristo. Descanse celebrando àquele que morreu e ressuscitou por você. E que, em todas as coisas, seja o Cristo vivo glorificado!! E, àqueles que estarão celebrando a Páscoa em suas igrejas, digo: façam o melhor que puderem! Entreguem o melhor na obra do Senhor, fazendo o trabalho dedicado não a homens, mas a Ele. Seja em musicais, cantatas, cultos, faça o máximo que você puder para que Ele seja glorificado em tudo. Esteja sempre com um coração agradecido pelo privilégio que eu você temos de nos achegar contidamente ao trono da Graça, pois o véu do templo foi rasgado!!! Jamais podemos nos esquecer que tudo aquilo que chamamos de adoração gira em torno da morte e da ressurreição de Cristo. 

Celebremos a Páscoa, pois Cristo morreu! Celebremos a Páscoa, porque Ele ressuscitou! A Ele a glória!!!



Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Ps.: Eis abaixo, uma música de minha autoria, chamada "Ele é Senhor", que trata da vitória do Senhor na cruz e no sepulcro. Acho que ela cai bem neste fim de semana. hehe Ela faz parte do repertório de nossa antiga Banda Alta Frequência (que costumava ser a Banda de Jovens da Igreja Batista da Esperança, em Natal-RN). Tive o privilégio de gravá-la com os meninos da banda (galera muito amada ainda hoje, 2 anos após o encerramento da banda). Que esta canção continue sendo pra glória do Cristo vivo!!!


ELE É SENHOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong