Pular para o conteúdo principal

ADORAÇÃO DIÁRIA

Imagem extraída de: searanews.com.br



Domingo após domingo, nós, que professamos a fé em Jesus, realizamos nossas reuniões de louvor e adoração ao Senhor. Músicas são cantadas, orações são realizadas, leituras bíblicas são feitas e outras coisas mais. Dizemos, então, que nos reunimos para adorar ao Senhor, não é mesmo? E isto é, de fato, maravilhoso!! 

Uma pergunta, contudo, deve ser sempre lembrada por nós: adorar ao Senhor uma vez por semana é suficiente? Talvez, você já diga: "Também frequento cultos de oração na semana ou cultos de jovens no sábado." Ok, mas será que apenas isto é suficiente?

Pode parecer clichê pra muita gente ou até um assunto chato (infelizmente!!), mas não podemos jamais nos esquecer de que a caminhada de adoração ao Senhor precisa ser algo diário em nossas vidas. Diariamente, precisamos estar em contato com a Palavra de Deus (não dá pra abrir a Bíblia apenas quando vamos ouvir à mensagem no culto) para ouvir Sua voz (cf. Salmo 1.2; Josué 1.8; João 8.31); diariamente, precisamos estar em oração ao Senhor, colocando diante d'Ele nossos agradecimentos, nosso louvor e nossas súplicas/pedidos (cf. Salmo 5.3; 35.28; 42.8; 55.16-17; 88.1,13; Efésios 6.18; 1 Tessalonicenses 5.17); diariamente, penso eu, deveríamos também cantar ao Senhor, individualmente (cf. Salmo 42.8; 43.4; 57.7; 59.16; 61.8; 92.1-3). Vale sempre a pena estar perto do Senhor.

"Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio..." (Salmo 73.28)

Como queremos ter uma caminhada de adoração verdadeira ao Senhor, mas o fazemos apenas nos ajuntamentos da igreja? Como iremos desfrutar dos momentos de oração coletiva se nem mesmo oramos sozinhos, em casa? Como estaremos preparados para entender bem a Palavra do Senhor e até avaliar com cuidado tudo aquilo que é pregado se nunca abrimos as Escrituras em casa? 

Ok. Acredito que não seja necessário convencer ninguém (ou quase ninguém, assim esperamos) de que é INDISPENSÁVEL se ter um tempo devocional com o Senhor TODOS OS DIAS. Sei bem que alguns irão argumentar: a Bíblia em nenhum momento diz, diretamente, que ela deve ser lida todos os dias; ela diz pra meditar (cf. Salmo 1.2 e Josué 1.8, já citados). Mas pergunto: e... como você conseguirá meditar diariamente em algo que nunca leu? Ainda pode ser dito: "Eu lembro deste ou daquele texto e medito neles." Bom, espero mesmo que sua memória seja boa o suficiente pra lembrar de todos os 66 livros da Escritura, pois, afinal de contas: 

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça..." (2 Timóteo 3.16). 

Não são apenas aqueles textos que usamos meio que como aquelas "caixinhas de promessas" ou como bilhetes da sorte retirados de biscoitos que são dignos de meditação. Mas, de fato, a Escritura diz para nela meditar e também permanecer (cf. Jo 8.31 também já citado). E a ideia desta palavra "meditar" inclui também memorização, de fato. Então, memorize mais e mais a Palavra, ao ponto de que se possa dizer: 

"Guardei no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti." (Salmo 119.11). 

Para meditar, porém, é preciso memorizar e, para memorizar, é preciso ler, e ler não apenas nossos textos "queridos ou preferidos", mas toda a Palavra! Você já leu a Bíblia toda alguma vez? Se já, quando foi mesmo a última vez? Será que alguns livros têm sido deixados de lado? Talvez, por isso que tão pouco se conhece do caráter de Deus!



Quanto à oração, o "orai sem cessar" do texto também já citado de 1 Tessalonicenses 5.17 é mais que explícito, não é mesmo? É preciso estar constantemente em oração e também ter aqueles momentos mais privados e solitários, em intimidade com o Senhor. Olha o que Cristo disse: 

Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. (Mateus 6.6)

Oramos tão pouco, não é verdade? Via de regra, nós, ocidentais, temos uma prática de oração bem menor que a dos orientais (o que pode ser visto em diferentes religiões e, mesmo entre nossos irmãos em Cristo do Oriente). Às vezes, gastamos tanto tempo em conversas uns com os outros e, infelizmente, até mesmo em conversas que nem valem muito a pena, mas tão pouco desejamos "bater um papo" com o Senhor. Talvez, seja porque queremos ouvir apenas alguém que fale a "nossa" linguagem. Mas o fato é que podemos ouvir ao Senhor, por meio de Sua Palavra, e vale muito a pena compartilhar nossa vida com Ele (que a deu e a conhece por inteiro!!!). Esta é a grande importância do "orai sem cessar". O tempo inteiro devemos estar em contato com o Senhor e, em alguns momentos específicos, precisamos parar tudo mesmo, entrar em nosso quarto e seguir a orientação de Jesus. Veja também que citei muitas passagens do Livro de Salmos. E, se observarmos atentamente, veremos o quanto os salmistas falaram tantas vezes sobre sua vida de oração ao Senhor. 


Vale lembrar que muitos dos próprios salmos eram orações. E orações cantadas!! Ao olhar para as palavras proferidas/cantadas por estes homens, vemos muito de como deveria ser nossa vida de oração, meditação e louvor cantado ao Senhor. Muitas vezes, eles falam sobre isto na coletividade (cf. Salmo 33.1; Salmo 95.1-2; 98.4-6), mas em muitas outras também na individualidade, quando falam de suas próprias práticas (cf. Salmo 92.1-3; Salmo 61.8; e todos os outros também já mencionados acima). Vamos olhar bem pra algumas daquelas passagens:


"Mas eu cantarei louvores à Tua fidelidade, pois Tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis. Ó minha Força, canto louvores a Ti (...)" (Salmo 59.16-17a)

"Como é bom render graças ao SENHOR e cantar louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã o Teu amor leal e de noite a Tua fidelidade, ao som da lira de dez cordas e da cítara, e da melodia da harpa. Tu me alegras, SENHOR, com os Teus feitos; as obras das Tuas mãos levam-me a cantar de alegria." (Salmo 92.1-4)



É muito legal ver o quanto música é importante pra Deus! Tanto é que um Livro inteiro da Escritura, o Livro de Salmos, é feito só de músicas!! E isto sem mencionar todos as outras canções, salmos e hinos registrados em outros Livros da Escritura! Deus queria, sim, que cantássemos; Deus queria (e quer) que cantemos ao Seu Nome! E isto não precisa ser feito apenas na igreja, mas também em casa, sozinho, em seu tempo com Deus. Tenho feito esta experiência e tem valido muito a pena! 

Sabendo, então, da importância deste tempo diário com o Senhor, gostaria de compartilhar algumas dicas de como fazê-lo e que têm me ajudado bastante ao longo dos anos. 


1 - Peça ajuda ao Senhor.

Como em tudo o que fazemos, peça ao Senhor que te ajude! Peça a Ele que te dê um coração fiel a Ele e sedento por Sua presença todos os dias. Peça a Ele que te ajude a ter um coração leal a Ele (1 Crônicas 29.18). Comece por aí. Precisamos constantemente nos humilhar diante d'Ele, clamando que nos receba e que nos dê um coração desejoso de estar com Cristo. Afinal de contas, naturalmente,  "não há quem busque a Deus" (Romanos 3.11b), pois todos somos pecadores e temos um coração enganoso, mas o Senhor o conhece plenamente (cf. Jeremias 17.9-10). E peça também sabedoria a Ele, para entender Sua Palavra (algo que sempre é bom ser feito também imediatamente antes da leitura), pela iluminação do Espírito (cf. Tiago 1.5; 2 Coríntios 4.6; Efésios 1.18).


2 - Priorize este momento.

A palavra "priorize" por si só parece um tanto óbvia e até fraca neste contexto, não é? Mas pense bem no que ela, de fato, significa. Quando priorizamos algo, isto estará em PRIMEIRO lugar para nós. Pois bem, sugiro um exercício aqui. Comece seu dia com o tempo devocional. Não deixe pra fazer depois; seu dia vai te engolir vivo! Antes mesmo de comer (mesmo que você seja como eu, que acordo morrendo de fome rsrsrs), lembre-se de que "nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Deuteronômio 8.3) e aproveite para refletir se tem tido esta mesma fome pelo Senhor. Peça a Ele que lhe dê essa "barriga roncando" pelo Pão Vivo que desceu dos céus (cf. João 6.51).

Assim que abrir os seus olhos, lembre-se: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã." (Lamentações 3.22-23a). Quer razão maior pra acordar bem? Se começarmos nosso dia lembrando disso, que impulso ele terá!! Assim que acordar, por mais sonolento que estiver, agradeça ao Senhor pelo renovar de Suas misericórdias e O louve por Sua soberania. Peça, então, sabedoria, dada pelo Espírito, para entender a Palavra, e leia, então, uma pequena porção da Escritura. Você não precisa ler todo o Livro de Números ou Apocalipse neste momento! Faça uma leitura curta, mas na qual você possa meditar já pela manhã e digerir bem o que o texto disse. 

Talvez, você não seja tão "das manhãs", como eu também não sou, e acorde bem debilitado (digamos assim hehe), mas faça este exercício. E, se você já acorda bem em cima da hora do trabalho ou da escola ou faculdade ou seja o que for, coloque o despertador pra uns 15 minutinhos mais cedo. Vai valer a pena! Se, porém, não dá mesmo, porque você acha que não vai render pelo sono ou tudo mais, ainda recomendo que ao menos ore ao Senhor agradecendo pelo dia, consagrando tudo o que irá acontecer a Ele e clamando por misericórdia e ajuda diante de tudo o que será enfrentado no dia. E, assim, você ao menos falou com o Senhor. Ainda resta, porém, um momento em que você O escute falar: leitura da Palavra. Se não dá pra ler mesmo que uma pequena passagem logo cedo, que seja, então, a primeira coisa que você faz ASSIM QUE DER! E que dê!!! Lembro que, na minha adolescência, era isto o que eu fazia: assim que chegava da escola ou da faculdade, antes de qualquer atividade de casa ou outra coisa, buscava abrir a Escritura e ouvir a voz do Senhor.

Cada um sabe bem como é a rotina de cada um. Mas, em suma, o importante é: PRIORIZE!! Que seja a primeira coisa! E faça um esforço pra fazer isto pela manhã mesmo. E cantarole alguma coisa antes de sair de casa ou até mesmo já no caminho! Mesmo que seja baixinho "só pra você ouvir", garanto que o Senhor ouvirá! Ou, se tiver disposição, já cante alto mesmo, chegue no trabalho cantando e anuncie de manhã a fidelidade do Senhor (cf. Salmo 92.2). Quando olho pros salmos e outras passagens, vejo o quanto vale a pena e o quanto é evidente na Palavra a busca pelo Senhor logo no início de tudo. Ofereça suas primícias a Ele. Vale a pena (só lembrar do Salmo 92, citado acima). 


3 - Não desista no primeiro "desconforto".

Assim como no exercício físico, é muito comum que a gente queria desistir na primeira dificuldade que aparece, né? Mas que NÃO seja assim!! Vamos perseverar! E olha que conheço muito cristão que persevera nas mais difíceis séries de musculação e exercício funcional, mas não persevera no Pão da Vida! Nosso inimigo anda como um leão, tentando nos devorar (cf. 1 Pedro 5.8) e é natural que ele vá colocar todo tipo de dificuldades. Vai dar sono, vamos ficar entediados (dependendo do cansaço ou do texto lido) e vamos querer deixar pra depois, com a desculpa de que estaremos mais dispostos. não caia nessa!!! Já caí muito e me arrependo amargamente! Peça ao Espírito que persevere e, assim como no exercício físico, você verá, com o tempo, os inúmeros benefícios (e muito mais que o exercício físico, conforme vemos em 1 Timóteo 4.8) e a "endorfina espiritual" será liberada, provocando o incomparável prazer de se deleitar na lei do Senhor, que refrigera a alma e é mais doce que o mel, traz alegria ao coração e é mais preciosa que o ouro refinado (cf. Salmo 19.7-10).

E a oração vai te dar muito mais conforto do que aquelas conversas de desabafo com um amigo ou parente de confiança. Fale com Seu Melhor Amigo e, após lançar sobre Ele toda a sua ansiedade, lembre-se que Ele tem cuidado de você (1 Pedro 5.7), e terá um dia diferente, que culminará com:

"Em paz me deito e logo pego no sono, pois só Tu, SENHOR, me fazes repousar seguro." (Salmo 4.8)


4 - Desenvolva estratégias para vencer as dificuldades.

Você, talvez, é daqueles que não gosta de ler (nem revistinha da Turma da Mônica hehe) e é natural que tenha dificuldades de ler a Palavra. Infelizmente, nossa geração tem sido bem menos assídua na leitura que gerações passadas. Bom, use uma estratégia que tem crescido muito por aí: ouça a Palavra! Já viu aqueles aplicativos de telefone ou tablet? Sim, os da Bíblia? Muitos deles têm a Bíblia em áudio. Se você achar melhor que apenas ler: coloque-os pra tocar enquanto faz sua leitura. Ou, se preferir, apenas ouça a Palavra e reflita. Você pode dar pausa quando quiser e voltar e tocar de novo, enfim, esta é uma estratégia. Tem usado muito isto quando preciso ler um Livro inteiro da Escritura de uma só vez. Gosto muito de correr ao redor de um lago aqui perto e, em muitas ocasiões, fui correr ouvindo Livros da Escritura: ouvi Isaías inteiro, Eclesiastes e muitos profetas menores. É incrível como o Livro fica em sua cabeça (mas tem que prestar atenção, hein? rsrs). 

Se não isto, use outras estratégias: ler em pé (pra não dormir), não orar na cama (pra não dormir), orar sempre que precisa fazer uma longa viagem de carro ou de ônibus (aproveite o tempo pra ir conversando com o Senhor enquanto olha a paisagem). Só cuidado, se for o motorista, hein? rsrsrsrs Olhos abertos!!! :) Converse com o Senhor como se Ele fosse o passageiro do lado. Coloque uma boa música cristã pra tocar no som do carro ou em seu telefone (caso não esteja no carro e possa usar fone de ouvidos) e vá meditando na canção, cantando, você e Deus!

E, àqueles que não são músicos (imagino que sejam a vasta minoria a ler este blog!), sugiro algo: coloque um disco, vídeo ou algo musical para tocar e você apenas acompanha, cantando junto. Se você acha que não consegue cantar sozinho, coloque a gravação de uma canção que você gosta e cante junto ao Senhor! Vale a pena! Eu mesmo tenho procurado fazer o uso de canções em meu tempo devocional com o Senhor! Tenho aquelas que tenho chamado de "canções de cabeceira" e que têm feito parte de minha vida diária. E, muitas vezes, faço assim, ouvindo algo no youtube, em CDs que possuo ou no que mais estiver à disposição. Em outras vezes, porém, prefiro mesmo o velho e bom à capela, só eu e Deus! Pode não ficar cheio de recursos e sons e tudo mais, mas vale lembrar que este não é o foco aqui, né? Por isso que gosto de variar, pra que nunca aconteça de eu ficar escravo da forma, ao invés de vivenciar a essência!



5 - Não ache que se tornou infalível.

Quando estiver conseguindo fazer tudo isto, diariamente, NUNCA pense que não pode mais cair (cf. 1 Coríntios 10.12). É muito fácil escapulir em um ou outro dia e isto é como um efeito dominó: de novo, faço a comparação com o exercício, pois, quando ficamos um dia sem praticar, o dia seguinte se torna mais difícil de voltar e o dia depois disto mais ainda. Continue pedindo ao Senhor constantemente que te mantenha fiel nisto. E, pelo poder da Graça do Senhor, não desista!! Persevere.     E, se ficar um dia sem ler a Palavra e/ou sem falar com o Senhor, peça perdão, clame a Ele por socorro e pra que te dê forças pra não desistir. Lembre-se: estamos numa grande batalha e, por mais que pareça bobo, não é para Satanás. Tudo o que ele mais quer é nos afastar do relacionamento com o Senhor e colocará de tudo à nossa frente. Mas, como diz o texto, vamos nos submeter a Deus, resistir ao diabo e ele fugirá de nós (Tiago 4.7).


Talvez, você esteja falhando um pouco no tempo devocional com o Senhor e não tem dedicado tanto assim a Ele além das "quatro paredes" da igreja. Não se preocupe! Lembre-se sempre de que, "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1.9). Clame a Ele e inicie uma nova caminhada ao Seu lado a partir de hoje!! E não pense que esta luta acabará; dia após dia precisamos lutar para que as coisas deste mundo frenético e maluco, bem como nossos afazeres, não nos consumam todo o tempo, restando apenas migalhas para o Senhor.

Por outro lado, talvez, você não esteja falhando nisso. Que ótimo! Seu desafio será perseverar, então, na comunhão da Palavra e da oração. E pode até ser que isto se tornou apenas um omento mecânico de seu dia (já passei por isso, infelizmente), mas o Senhor te convida a um renovar de ânimo na caminhada. Busque algumas destas estratégias aqui relatadas e outras mais, mas não permita que seu relacionamento com o Senhor se esfrie, mesmo que um rito seja cumprido todos os dias.


É grande nosso desafio! Mas, pela Graça e poder de Jesus, podemos conseguir. Se queremos ser igrejas saudáveis e que louvam ao Senhor, com todos juntos, a pleno pulmão, cantando fervorosamente, isto precisa ser uma prática que temos constantemente realizado. Se queremos uma igreja que ama a oração, precisamos fazer isto em casa, de maneira que as orações nos cultos, serão apenas um reflexo disto. E, se queremos ser igrejas que realmente permanecem na Palavra, temos que abrir a Bíblia de domingo a domingo, e não apenas em nossos cultos. E que em tudo nosso Senhor seja verdadeiramente adorado! A Ele a glória!




Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong