Pular para o conteúdo principal

"ADORO CHOCOLATE!" SERÁ QUE NÃO, MESMO?





Finalmente, chegou!!! Chegou a melhor época do ano!!! Chegou aquele momento em que podemos nos lembrar de nossa maior vitória, presenteada pelo Vencedor, Jesus Cristo! Sua vitória na cruz e fora da tumba fez de nós quem nós somos hoje. Sim. Ele venceu ao morrer e venceu ao ressuscitar.

Ao contrário do que muitos pensam, a cruz não foi lugar de derrota, e sim de vitória (cf. Colossenses 2.13-15). Foi nela que o Senhor Jesus venceu os principados e potestades pra sempre e foi nela que Ele ofereceu, de uma vez por todas, perdão por nossos pecados (cf. Hebreus 10.10). E, ao ressuscitar, além de vencer a morte, Ele nos deu a esperança para vivermos plenamente em confiança, sabendo que, um dia, também ressuscitaremos com Ele, ganhando fôlego pra caminhar neste tempo que ainda nos resta neste corpo corruptível (cf. Isaías 25.8; Oseias 13.14; 1 Coríntios 15.53-58; Romanos 6). E é disso que se trata a Páscoa: é a celebração da morte e da ressurreição de Cristo Jesus. Aleluia!!! Se eu fosse dizer tudo o que gostaria/poderia sobre a Páscoa, este post jamais teria fim. hehe

Agora, explicando o título deste post, acho interessante a maneira como a linguagem funciona e o quanto vamos mudando usos e desusos de palavras e mais palavras. E, em especial, em nossa geração, temos feito um uso muito equivocado de algumas delas. Tomo como exemplo o verbo "adorar".

Você já parou pra pensar o quanto usamos inadvertidamente esta palavra? "Ah, mas isso é só maneira de falar", alguém poderia dizer. Mas... será? Será mesmo? E será que esta "maneira de falar" não tem também afetado nossa maneira de viver?

Ariano Suassuna, certa vez, fez uma série de críticas, mesmo em seu habitual tom de brincadeira, sobre o uso que faziam da palavra "genial", que havia sido aplicada ao guitarrista da Banda Calypso (você consegue achar esta clássica fala dele facilmente no youtube hehe). Eu, agora, gostaria mesmo que refletíssemos sobre o uso que fazemos do termo "adorar". 

Não há tempo suficiente para tratarmos de cada um dos vocábulos hebraicos e gregos, presentes na Escritura, e que são traduzidos neste verbo e em seus cognatos. Contudo, peço atenção ao que diz  apenas um dos vários versículos da Palavra que usam esta palavra. Vejamos Deuteronômio 10.20, citado por Jesus, em Mateus 4.10:

"Ao SENHOR teu Deus adorarás e só a Ele servirás."

Todas as vezes que alguém faz uso da Palavra, este versículo rapidamente me vem à mente. E, como costumo sempre dizer, é impressionante como este verbo é usado para se referir ao chocolate. E na época em que estamos, então, parece que a coisa toda piora ainda mais.

A esta altura, você, possivelmente, já deve estar se perguntando se vale a pena chegar ao fim deste post ou simplesmente pensando que sou um tolo radical que não entende de linguagem. Ok. Você é livre pra pensar assim. Só peço um pouco mais de sua atenção para o seguinte: será que a adoração ao chocolate tem ficado apenas nos lábios inadvertidos de quem pouco se importa com a significância de vocábulos?

Posso parecer maluco, mas será que muitos de nós, cristãos, não temos realmente adorado chocolate? Se não, por que fazemos o que fazemos na melhor época do ano? Por que, então, transformamos o fim de semana que celebra o que de melhor poderia nos acontecer com ele? E digo mais: por que trocamos, em nossos corações (e estimulamos outros a fazerem o mesmo), o gosto de sangue pelo gosto de chocolate?

Sei bem que é possível, sim, comer o chocolate e ainda assim lembrar do sacrifício de Jesus devidamente. Mas, será que não temos nos deixado levar por toda uma indústria que tem por objetivo apenas o lucro e estamos, ao longo das décadas, paulatinamente aberto mão de um grandioso testemunho que poderíamos dar por meio da recusa ao consumo dos ovos neste período?

Alguém ainda pode dizer, usando textos como o de Romanos 14 e 1 Coríntios 10, que não há mesmo problema com isso, pois é como a carne sacrificada a ídolos. Ok. Não estou questionando isto. Conheço até famílias que amo demais e que são exemplo pra mim na caminhada cristã que compram ovos de páscoa. Mas... imagine só o testemunho que toda a cristandade poderia dar ao mundo inteiro, caso usasse esta época para "gritar" pra todo mundo ouvir que prefere o gosto de sangue (lembrado pela Ceia do Senhor) ao invés do gosto do cacau!!! 

Novamente dizendo que não há problema, alguém poderia argumentar ainda que não deixa de comer apenas porque o gosto do chocolate nos ovos é diferente (e melhor!) que o dos chocolates convencionais. Ok. É possível que seja mesmo. Mas, sendo ainda bastante chato com isso tudo, será que, então, não estamos mesmo adorando o chocolate? Se não o adorássemos, talvez, conseguíssemos ficar sem ele, ao menos por um fim de semana, não acha? Talvez, conseguiríamos abrir mão do prazer transitório de uma vez por ano experimentar o gosto destes chocolates "especiais".

Realmente espero que este post não passe a impressão de que estou pregando a proibição de alimentos (cf. Colossenses 2.16-23). Não mesmo. Realmente, como disse Jesus, o que contamina não é o que entra, e sim o que sai da boca do homem (Mateus 15.11). E tampouco pretendo dar uma de fariseu aqui. Apenas me preocupo realmente se, pelo fato de nossa geração ocidental não estar tão apegada a imagens de madeira, pedra e etc, não estejamos ignorando que a adoração a coisas criadas, ao invés do Criador (cf. Romanos 1.25), esteja tão ativa e perigosa quanto nos tempos antigos do chamado "paganismo politeísta". 

Além disso, meu ponto aqui não é se você come ou não ovos de páscoa, e sim tratar sobre o que isto representa. Particularmente, eu decidi, já há alguns anos não mais comprar ovos de Páscoa no período da Páscoa, alimentando a indústria que se beneficia da data em que o meu Salvador sofreu tudo aquilo e morreu (e ressuscitou!!!) por mim!!! Não consigo me sentir bem, confesso (se por falta de maturidade ou tolice, que seja!), com o sacrifício de meu Senhor sendo reduzido ao gosto do chocolate. Não consigo me sentir bem com tanta gente reduzindo um fim de semana que deveria ser de reflexão e alegria pela vitória da cruz, em algo tão tolo e sem valor. Tenho preferido, ano após ano, gastar o meu tempo de feriadão, como dizem, experimentando um pouco mais (já que tenho mais tempo) o gosto, não do cacau, mas do sangue, do sangue precioso, poderoso e maravilhoso, que me libertou de TODOS os meus pecados!!!

Por isso, caso você se identifique com o que foi dito aqui, lanço o desafio para que, a partir de agora, o gosto do cacau, possa dar lugar ao gosto de sangue. E, assim, quando o assunto surgir (em rodas de amigos, familiares, etc.) e você disser que não compra ovos de páscoa, você poder dizer que é porque foi nesta data que o seu Salvador sofreu, sofreu o amargo gosto da cruz, para que todo aquele que n'Ele crê tenha a vida eterna. 

"Ah! Mas abrir mão disso é complicado, tendo em vista toda a questão cultural." Muito mais complicado foi ter sido pendurado num madeiro, numa cultura que cria ser maldito aquele que assim fosse punido (cf. Gl 3.13), mas Ele o fez, por mim e por você! Adoro chocolate? Não, não mesmo. Adoro ao meu Senhor, que Se fez homem e sofreu o gosto amargo pra me libertar de mim mesmo e de meus pecados. 

Portanto, mesmo que você me tenha por "radical demais", peço que (re)pensemos o uso que fazemos da palavra "adorar" (quando um simples "gosto muito" já seria suficiente!). Peço também que reflitamos sobre o quanto o chocolate tem sido (ou não) importante demais pra nós. E, mesmo assim,  apesar da discussão sobre o assunto, que, como diz a Palavra, jamais sejamos julgados ou julguemos quem quer que seja pelo que come ou bebe, ok? Não foi este o intuito aqui! Apenas pense a respeito (é tudo o que peço) e tire suas próprias conclusões e tome suas próprias decisões. Continuaremos irmãos, por meio do gosto de sangue, comendo você ovos de páscoa ou não! hehe


Ao Senhor, pois, a glória, neste fim de semana e para todo o sempre! Amém!



Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Comentários

  1. Amigo, depende do contexto. Talvez caberia se citasse o adorar me referindo a alguém. Somos regidos pelo idioma da língua portuguesa; sendo assim, ela nos permite usar o termo adorar, que tem por sinônimo gostar de algo, estimar, e etc.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa: Independência de ser páscoa ou não, acredito que a maioria faz o consumo do chocolate simplesmente pelo prazer, não tendo qualquer relacão com a páscoa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong