Pular para o conteúdo principal

PRECISAMOS MESMO FALAR DA DANIELA ARAÚJO...?




Sim. Já começo o post respondendo à pergunta que seu título nos traz. Sim, precisamos mesmo falar da Daniela Araújo. É importante, contudo, explicar bem o que significa este falar "da Daniela Araújo". O objetivo, na verdade, não é falar dela no sentido de falar da vida dela e tampouco se aventurar a especular sobre detalhes que só ela e Deus conhecem. Estaremos, sim, falando sobre o que aconteceu recentemente, mas com o principal intuito de, na verdade, falar de nós mesmos!

E, antes de mais nada, preciso já dizer que NÃO é meu intuito denegri-la e/ou atacá-la de modo algum. Além disso, deixo claro também que já orei por ela antes de escrever este post e tenho orado diariamente, desde que tudo veio à tona. Na verdade, tenho orado por ela e seu esposo (aos olhos de Deus, ainda são marido e mulher) desde o divórcio! Ou você acha que alguém que acabou de passar por um divórcio está realmente bem? Desde lá estava nítido que havia algo de errado com ambos. Por isso, para começar o post, preciso já expurgar alguns possíveis pensamentos e/ou atitudes e pensamentos que tanto tenho visto por aí acerca deste caso.

Primeiramente, acredito que precisamos fugir de dois extremos. O primeiro, que diz: "Que absurdo! Essa música gospel é um lixo mesmo. Isso é tudo fajuto. Todos são falsos e mercenários e... esse povo né crente não! Tudo marketing. E aí dá nisso! Deus tá vendo! Deus tá vendo!" Embora possua (de modo raso e irresponsável) algumas (possíveis) verdades, esta não é a linha que pretendo seguir. O segundo, por sua vez, é aquele que diz: "Coitada dela, gente! Vamos parar de julgar! Tá faltando amor! E a graça? Até parece que ninguém nunca pecou! Não é hora de julgar! Vamos orar por ela! Isso só mostra os nossos próprios pecados. Ela é humana, gente. Quem pensa estar de pé, cuide para que não caia." Embora também exista alguma verdade nisso tudo aí, não é por esse caminho que seguirei também. Então, se esperava algum desses dois "polos", aproveite e fuja do post neste exato momento! hehe


A situação "no ventilador"

Se você está lendo este post, com certeza já viu ao menos um dos TRÊS áudios "vazados", que expõem profundamente o estado atual da cantora. Desse jeito, não ha sequer como se defender, né? Não cabe recurso ou defesa, de modo algum? Vai dizer o que? Não era a voz dela? Nem o sotaque? Se você já assistiu a alguma apresentação ao vivo dela, vai reconhecer facilmente o tom de voz. E, já de cara, o que tenho dito com as poucas pessoas com quem conversei sobre isto tudo é que, ao meu ver, muito pouco do que ela disse ali deveria sequer ser considerado (ao menos no primeiro áudio vazado). "Sério que você disse isso?" Sim, eu disse. Quem convive e/ou conhece alguém que já conviveu com pessoas que são dependentes químicas percebe claramente que esta jovem está completamente alterada e fora de si. Ela fala como alguém que seria capaz até de roubar ou matar para conseguir a droga da qual tanto precisa. Então, eu não sairia por aí analisando cada linha do que ela falou e tomando como verdade absoluta, pois ela tava beeem piradona mesmo! Mas, porém, contudo, todavia, entretanto...


Não precisamos defendê-la!

Antes que qualquer um pense que eu estou pretendendo defendê-la ou justificá-la, deixo claro que NÃO! O Único Capaz de defender e/ou justificar alguém já o fez (pela fé n'Ele). Gente, ela errou e ponto! E, na verdade, tudo o que ouvimos aí nestes áudios é apenas o clímax da coisa toda, o ápice do que já vem acontecendo há muito tempo. Ou alguém acha que se dorme de um jeito e se acorda assim no dia seguinte? E precisamos mesmo parar com esta condescendência hipócrita de quem se acha ou quer se mostrar o agente da Graça, super compreensivo, que "não julga ninguém."


Não só podemos, como DEVEMOS julgar (como a Escritura ensina)!

O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 6, deixa claro que nós, cristãos, haveremos de julgar até mesmo os anjos. E, como conclusão disso, pergunta: Por que, então, não julgamos nossas próprias causas? Evidentemente, ele estava tratando sobre disputas entre cristãos em tribunais seculares. Mas, além disso, ele também diz, em 1 Tessalonicenses 5.21, diz para julgarmos TODAS AS COISAS e retermos o que é bom. "Todas as coisas" significa tudo mesmo. O apóstolo João também nos ensina a provar os espíritos e ver se procedem ou não do Pai (cf. 1 João 4.1). Estou dizendo que a Daniela Araújo estava esse tempo todo sendo usada por um falso espírito? Não necessariamente. Mas... e por que isto não pode ser possível? Ela está em algum claustro intocável, separada do "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23)? Precisamos, sim, parar com essa cultura que vem da velha concepção de "não toque no ungido do Senhor" e começar, sim, a cogitar que "nossos" modelos cristãos tão admirados podem parecer, e de fato não ser! Não usemos, portanto, o texto de Mateus 7.1 ("não julguem, para não serem julgados") de forma equivocada, já que este trata de um julgamento precipitado, feito por aqueles que não enxergam seus próprios problemas, e tentam ver os dos outros (cf. Mateus 7.3-5). Paulo ainda afirma que "tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito" (1 Coríntios 14.29). Alguém ainda acha que não podemos/devemos julgar? Até porque há muitos que a consideram profeta, não é mesmo?


NÃO temos como confirmar ou negar a salvação de QUEM QUER QUE SEJA!

Nem se preocupe! Também não estou dizendo que a Dani NUNCA foi salva em Cristo. Até torço pra que tenha sido sim! E acredito nesta possibilidade. Mas não podemos mesmo desconsiderar o fato de que é pelos frutos que se conhece uma árvore (cf. Lucas 6.43-44). Então, há muitos por aí que afirmamos ser cristãos, mas que... "só precisa mudar nisso ou naquilo". Todos nós temos no que mudar, mas há, de fato, um limite. E penso eu que temos diminuído muito o padrão do que consideramos "bons frutos". Sei, contudo, que, para muitos, ela têm muito bom fruto ao longo dos anos. E não pense também que falei dos frutos pensando nela; foi apenas uma reflexão que julguei necessária e me aproveitei do momento. hehe Meu objetivo NÃO é mesmo questionar sua salvação. Na verdade, meus objetivos mais claros virão a seguir.


Algo precisa mudar na maneira como vemos os outros e como vemos a nós mesmos!

Algozes, abutres e tacadores de pedra, guardem seu "zelo" pelo Senhor! Garanto que Ele não precisa de defesa da parte de vocês! Quando estes escândalos acontecem, realmente vemos muito rapidamente o quanto os fariseus ainda estão bem presentes no século XXI. Precisamos começar a olhar para nós mesmos e refletir se não temos também vivido uma vida de aparências e frívola atuação cênica, que chamamos de adoração, dominicalmente. 

Será que muitos de nós não têm estado ministrando o louvor (ou "apenas" tocando) enquanto que vive uma vida sexual ativa com sua namorada (ou namorado)? Será que muitos de nós não têm chorado e erguido mãos na hora do louvor e/ou trazido "poderosas" palavras "do alto" (eu preferiria dizer "palavras de som alto") enquanto que sequer oram e/ou abrem a Bíblia em casa? Ou ainda, será que muitos não têm sido os "agentes de milagre nesta geração" enquanto passam madrugadas inteiras (não em vigília de oração) visitando os sites mais perversos que existem por aí? E a lista poderia continuar... e como? E, nestes casos, acho que vale, SIM, o questionamento proposto pelo autor de 1 Coríntios: "Examinem-se a vocês mesmos para ver se vocês esetão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo está em vocês?" (2 Coríntios 13.5).


Algo precisa mudar na maneira com que temos tratado a música cristã!

Já bati muito nesta tecla por aqui! Isso tudo que tem acontecido com a música cristã brasileira TEM QUE PARAR!!! Estamos, ano após ano, criando um verdadeiro mercado (asqueroso e nojento), chamado "gospel" que de Evangelho (este é o real significado de "gospel") nada tem! E, com isso, temos justificado as mais diferentes práticas, daqueles a quem chamamos de "profissionais" (quando lhes convém, a fim de cobrar seus cachês absurdos) e/ou "ministros", quando querem ou quando nós queremos justificar suas "carteiradas" supostamente espirituais. E, assim, criamos semideuses (na verdade, criamos deuses mesmo!) intocáveis, irrepreensíveis (apesar de assim não serem), de quem NINGUÉM tem autoridade para falar ou criticar. E os que decidirem demonstrar um mínimo de critério, como ensina a Palavra, são rotulados de "sem amor". Acho interessante que, na hora de reivindicar privilégios, ofertas, status (e por que não dizer "poder"?), são ministros do Senhor, mas na hora de serem cobrados como os ministros do Senhor devem ser, já que assim ensina a Escritura (cf. Tiago 3.1; 1 Tm 3.1-16; Tito 1.5-9; 1 Timóteo 5.19-21 - LEIA AS REFERÊNCIAS!!!!), não podem ser!!!! Por quê??? Aí eles se tornam apenas profissionais novamente! Vale lembrar que "a quem muito é dado, muito será cobrado" (Lucas 12.48).

Temos criado uma verdadeira fábrica mercadológica frívola e geradora de aspirantes a celebridade, que buscam likes, royalties, compartilhamentos e grana, muita grana! E é mais que natural que muitos entrem nessa por "pura inocência", já que são prontamente "engolidos" por produtores e gravadoras logo após o primeiro solo com playback em suas igrejas (principalmente se forem do eixo Rio-SP). Mas, enquanto tiver quem pague os milhares de reais (ou dólares) cobrados pelos tais e ainda compre seus discos, a coisa vai continuar desse jeito e aí, pra aguentar o rojão (quase que tentando alcançar o carnaval de Salvador) alguns acabam indo prum traguinho, prum pozinho... ou vai dizer que nunca ouviu os milhares de boatos que já surgiram sobre tantos outros? Achou mesmo que a Dani fosse a primeira? E não to dizendo que o dela é só boato, hein? Só to "insinuando" que bandido mesmo, no Brasil, só é bandido quando é pego. E, na igreja, pecado só é confessado quando é descoberto, infelizmente! E olha que nem sempre é confessado, mesmo quando é descoberto! Afinal de contas, "não podemos julgar, né?" 


Algo precisa mudar na maneira com que criamos e seguimos referênciais!

Que critérios eu e você usamos quando ouvimos alguém? É apenas por gostarmos (da música, do discurso, etc)? Já leu isto aqui?

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos (2 Timóteo 4.2).

Tem dúvidas de que isto acontece hoje? Que critérios temos usado para considerar alguém apto a ser seguido por nós? "Ah, mas é só música. Eu gosto da arte dele. Gosto dele como profissional. É só isso. É só música!" Será? E... deveria ser "só música" mesmo? 

Geralmente, temos agido assim: "Fulano é bom, só aquele pequeno problema doutrinário. Sicrana é ótima, só tem aquela visão diferente ali, mas... todo mundo peca, né?" E... "É... ele tá no terceiro casamento, mas gosto tanto das músicas..." Pare de ouvir! Tem algo de errado com este sujeito e ele precisa sentar no banco e SER MINISTRADO! "Fulana acabou de postar um vídeo no youtube falando que crente divorciado pode, sim, casar de novo!" Falso ensino, distorção da Palavra de Deus! Pare de segui-la! "Aquela música é bacana... só tem um probleminha naquela parte da letra, mas dá pra passar..". Não, não dá! Jogue fora! Pare de ouvi-la e tampouco a cante em sua igreja! "Beltrano falou muita bobagem naquele programa de TV, mas não tem problema ele ter envergonhado um pouco o Evangelho, eu gosto dele é como artista, e não como pregador". E por aí vai! Mas, se não somos exemplo em QUALQUER ÁREA de nossa vida, tá tudo errado. 

Quer dizer, então, que um advogado, um médico, um professor, dentre outros, só porque é um profissional não precisa agir de maneira a glorificar a Cristo em sua maneira de trabalhar? Claro que precisa! Digo o mesmo dos "profissionais" da música "gospel", como gostam de chamar! E, se os consideramos ministros, o padrão vai subir ainda mais, muito mais! Ok. Todo mundo peca, mas há, sim, critérios muito claros na Escritura para aqueles que ocuparão posições de liderança! É só ler todas as referências já postadas lá em cima (no item anterior). Precisamos parar com esta complacência tola, só porque "curtimos" o estilo ou a voz ou o som de Fulano ou Sicrana. 

Alguém pode até dizer que, se seguirmos estes critérios aí, vai sobrar pouquíssimo cantor/banda/ministério pra ser seguido. Sim. De fato, vai! Mas... e daí? Seu compromisso é com eles e/ou com o quanto paga a eles ou lhes dá visibilidade ou com a Palavra de Deus? Vá compor suas próprias canções. Ore a Deus que envie mais compositores pra sua igreja e pare de consumir tudo o que vem de fora. Quer dizer que somos, então, obrigados a receber e aceitar a tudo o que vem de outras comunidades, principalmente se for dos grandes centros? Isso precisa mudar e como precisa! 



Tudo isto só mostra que há algo MUITO errado com a música (e os músicos) que se dizem cristãos.

Como diria certo youtuber cristão, "o mundo gospel não anda bem" e já faz tempo! E já faz tempo que todo mundo tá cansado de saber disso, mas ninguém faz nada. Vou repetir o que já disse: vamos PARAR de consumir isso tudo! Chega! Chega de idolatria cega e chega de aceitar tudo só porque vem dos "famosos" gospel!

Há algo muito errado, queridos, e isso tem feito meu coração sangrar! Não culpo simplesmente a Daniela. É fato que ela possui suas culpas, mas é o Juiz Quem irá tratar com ela. Sou tão pecador (ou mais) que ela. Mas realmente penso que ela também possui certo grau de vítima de toda essa nojeira que foi criada em cima dos cantores cristãos.

Fico me perguntando por quanto tempo mais estaremos seguindo pessoas que sequer pisam em suas igrejas e que tampouco são devidamente pastoreadas. Você sabe de que igreja são os cantores e bandas que você costuma curtir? E, em se dizendo membros de tal igreja, você já averiguou se eles realmente se congregam lá? Eles comungam com alguém? Eles são acompanhados espiritualmente por alguém? Eles prestam contas e são discipulados? Ou estão "soltos" por aí? E por quanto tempo mais estaremos aceitando isso, achando normal, por que eles não têm tempo de estar na igreja? Perdoem-me a franqueza, mas duvido muito que a Daniela estivesse sendo realmente pastoreada por alguém. Posso até estar enganado, mas acho bem difícil. E se estava sendo acompanhada por alguém, este alguém precisa ser melhor treinado no aconselhamento bíblico!!!

Acho interessante como estes tão talentosos "ministros" do Senhor nunca têm tempo pra contribuir com suas próprias igrejas locais, mas vivem por aí, promovendo "avivamento na nação", como gostam de dizer. Será? Acho que poderiam começar por suas igrejas, né? Gente, chega! Tem algo de errado, tem algo de muito errado e, infelizmente, preciso de dizer que eu e você, de algum modo, também estivemos contribuído pra isso tudo há muito tempo! Eu decidi parar com isso já tem algum tempo e oro pra que outros mais façam o mesmo!


Também podemos (e devemos) orar pelos famosos!

Ao longo dos anos, tenho cultivado o hábito de orar por alguns famosos (de dentro e de fora do meio cristão). Por que que a gente acaba achando que não são gente de verdade e que parece que as práticas cristãs não se aplicam a eles? 

Vamos orar pela Daniela Araújo? Você já fez isto antes de ler este post? Não? Então, ore. Se sim, ore novamente. Esta jovem precisa de muita oração e de ajuda. E o Senhor pode, sim, restaurá-la. Triste é saber que muitos torcem pelo contrário, né? Só entendamos bem: dizer que Deus pode restaurá-la não significa que logo logo ela deva estar de volta aos palcos. Acho mesmo que ela precisa ser ministrada pela Palavra. Mas não se iluda; ela não é a única. Ela é apenas a que foi descoberta na última semana!

Que Deus a ajude a ser restaurada e que ela receba o tratamento clínico que nitidamente precisa. E que Ele também nos ajude a estar livres de nós mesmos e de nossos próprios pecados. Que não sejamos os próximos a terem os nosso pecados lançados ao vento das mídias sociais e que tampouco sejamos vistos na mais próxima sarjeta gospel. Jamais nos esqueçamos de que "se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1.9). E que nos lembremos sempre de que "o que encobre as suas trangressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28.13).


Em suma...


Tudo isso é muito triste, mas tem muito a nos ensinar. Isso nos ensina q todos podemos cair, mas isso também nos ensina q todos podemos (e devemos) ser mais criteriosos em muita coisa... Além disso, mostra apenas uma ponta do iceberg do que tem sido nossa chamada "música gospel", que, infelizmente, em muitos casos, do verdadeiro GOSPEL pouco ou nada possui, com raríssimas exceções. Meu desejo sincero é que, em sendo uma legítima serva do Senhor que está "apenas" em meio a uma crise, na qual qualquer um de nós poderia se encontrar, a Dani possa ser curada pelo Senhor. Pelo prisma humano, a primeira coisa de que ela precisa é um tratamento clínico. Do ponto de vista Divino e Espiritual e, acima de tudo, ela precisa de JESUS e apenas d'Ele! Quanto a nós, como diz 1 Coríntios 10.12, "o que pensa estar em pé, cuide para que não caia" na "Slow Fade" (como bem diria a canção do Casting Crowns). O início de tudo se dá quando um simples preto ou branco vira cinza. Que o Senhor nos ajude a fugir disso! Recomendo a canção no vídeo abaixo!



Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong