Pular para o conteúdo principal

HAPPY THANKSGIVING X FELIZ DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS






Sem querer ser o chato que critica tudo só porque tem que criticar, não posso dizer que não me estranha um pouco essa "moda" que vejo crescer no Brasil. É interessante como uma celebração norte-americana tem se tornado cada dia mais presente em famílias brasileiras.

Contudo, acho importante também dizer que, diferentemente do que acontece com tantas outras coisas que importamos e que, sim, merecem críticas, qual o problema de se importar a "cultura" do Dia de Ação de Graças (algo que, durante toda a minha infância e adolescência, eu só via em filmes da "Sessão da Tarde" hehe)?

O conhecido texto do apóstolo Paulo diz: "Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5.18). E o mesmo autor, em sua Epístola aos Efésios, diz que devemos falar entre nós "com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5.19-20).

Quer dizer, então, que precisamos do Thanksgiving Day pra dar graças a Deus por tudo ou que só podemos dar graças se celebrarmos esse dia? Claro que não, assim como não precisamos (necessariamente) da Festa do Natal para celebrar o nascimento de Cristo. Mas... faz algum mal?

Sim, tem havido uma importação de produtos americanos (e... sim, não excluo muito do que se consome na música, nos layouts de palcos de igreja, e até mesmo nos estilos de pregação, neste "evangelho" mercadológico que muito se vê, infelizmente) nas igrejas brasileiras e, muitas vezes, extremamente danosa e/ou meramente mercadológica. Os que a isso criticam têm seu ponto um tanto válido e, musicalmente falando, por exemplo, penso também que bem poderíamos usar muito mais de nossa música.

Mas... criticar o Dia de Ação de Graças só por criticar... também não vale a pena! Critique-se o espírito vira-lata brasileiro em tudo, ok! Mas... se tanto se importa o ruim em tantos lugares, por que, com o devido senso crítico, não importarmos o que de bom há, sem qualquer interesse mercadológico? Sejamos, então, agradecidos todos os dias e façamos de cada dia nosso, um Thanksgiving Day! 

Que cada família possa sempre fazer suas refeições com todos juntos à mesa, em comunhão, em relacionamento! Que cada cristão esteja sempre com um coração diariamente grato! Que tudo aquilo que cantamos represente também essa gratidão!

Você já parou pra pensar sobre o quanto de nosso repertório possui GRATIDÃO? Ou tem sido "só vitória", busca por bênçãos e provisões e coisas do tipo? Que tudo o que nós fazemos de música, quer dentro ou fora da igreja, expresse corações genuinamente gratos, independentemente da celebração ou não de uma festa que... sim, não posso negar ou deixar de dizer, é TOTALMENTE norte-americana. E, por sinal, ela mesma possui suas controvérsias históricas em seu background (assim como também o Natal e outras até mesmo de nossa cultura tupiniquim), mas isto é assunto pra outro post! :)

Quer seja você alguém que comemora ou não o Dia de Ação de Graças, peça a Deus um contínuo coração agradecido e exale esta gratidão em sua arte, em sua música... em cada letra, arranjo, melodia... etc. Que este mundo veja em nós corações agradecidamente musicais e musicalmente agradecidos! 

Happy Thanksgiving! :)


Em Cristo,
M. Vinicius

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong