Pular para o conteúdo principal

5 RAZÕES POR QUE OS HINOS NÃO SÃO MAIS SANTOS QUE OUTRAS CANÇÕES




Por mais absurdo que isso pareça aos ouvidos de crentes mais novos, há ainda, em alguns lugares, uma cultura de divinização dos hinários que era bastante comum, principalmente durante os anos 90 do século passado.

Há um grupo de irmãos mais velhos que realmente acredita e chega a dizer, por exemplo que o Cantor Cristão (hinário batista) é inspirado ou, ainda, que é uma espécie de "segunda Bíblia". Acreditem: eu pessoalmente já ouvi isso!

Meu objetivo, portanto, não é desrespeitar ou desprezar a história da música cristão ocidental e a história da igreja como um todo com este post. Mas, para deixar zero dúvidas quanto ao fato óbvio (ao menos, assim deveria ser!) de que nem o Cantor Cristão, ou a Harpa, ou o Hinário para o Culto Cristão ou qualquer outro hinário é inspirado (ou seja: soprado pelo Espírito Santo) e que nenhum deles está em pé de igualdade com a Bíblia, decidi elencar alguns argumentos sobre isso.


1 - Os hinos são composições musicais como quaisquer outras.

Não há qualquer fator extra espiritual ou sobrenatural nos hinos que os coloque em natureza diferente da de qualquer outra obra musical. É evidente que eles possuem, sim, tremendo valor histórico e muitos também demonstrem profundo valor teológico. Contudo, atribuir-lhes caráter mais especial que qualquer outra obra musical é pura expressão de particular preferência, saudosismo ou insensatez.


2 - Os hinos foram escritos por pecadores imperfeitos.

Assim como qualquer outro gênero de composição ou quaisquer outras peças musicais, os hinos foram escritos por seres humanos imperfeitos, caídos... pecadores descendentes dos protagonistas da tragédia no Jardim do Éden. Logo, todos estão passíveis de erros e podem acabar escrevendo bobagens.


3 - Os hinos também possuem erros teológicos.

É evidente que nem todos os hinos possuem problemas em suas letras (assim como nem todas as composições contemporâneas), mas há, sim, hinos com falhas terríveis até e que acabam sendo muitas vezes ignoradas. Você conhece, por exemplo, o hino "Chuvas de Bênçãos"? Compare o pedido feito no fim do refrão ao texto de Efésios 1.3 e você perceberá aí um problema! Por sua vez, o Hino 11, do Cantor  Cristão ("Ao Deus Trino"), afirma que somos réus! E isso é completamente anti-bíblico, uma vez que fomos justificados por meio da fé em Cristo e temos paz com Deus, não sendo mais réus, passíveis de qualquer juízo condenatório (cf. Romanos 5.1, 12, 18-19; João 5.24). E estes são apenas alguns exemplos mais simples.


4 - Os hinos são fruto de contexto cultural diferente, mas também são fruto da cultura da época.

Embora muito se critique as composições contemporâneas, por supostamente trazerem "o mundo para dentro da igreja", toda expressão cultural ou artística é inevitavelmente influenciada pelo que acontece no chamado "meio secular" e o mesmo aconteceu com os hinos. Prova disso é que há, em nossos hinários, até mesmo melodias que eram usadas em músicas seculares, mas que tiveram letras cristãs compostas (o que, hoje, seria chamado de "paródia" ou "versão", no mínimo). Veja, por exemplo, o Hino 6 do Cantor Cristão. Ele possui a melodia do Hino da Inglaterra. Outras melodias, eram extremamente populares em seus dias, sendo tocadas até mesmo em festas não muito familiares, digamos assim. O Hino "Vencendo Vem Jesus" (112, no Cantor Cristão), por exemplo, era originalmente "The Battle Hymn of The Republic" ("O Hino de Batalha da República"), muito popular durante a Guerra Civil americana. Apenas posteriormente Julia Hard Howe escreveu nova letra para um contexto cristão.


5 - A Bíblia é o único registro escrito inspirado por Deus.

A própria Escritura defende Sua inspiração em diversas passagens, como: Salmo 19.7; João 10.35; 2 Timóteo 3.16; dentre outras. Isso quer dizer que ela foi dada diretamente pelo Espírito Santo a homens que foram inspirados por Deus e que não possui erro ou equívoco algum (cf. 2 Pedro 1. 20-21). Ninguém jamais conseguiu encontrar qualquer falha ao longo de toda a Bíblia e jamais conseguirá. O mesmo não pode ser dito sobre qualquer outro escrito.


Tenhamos, então, serenidade, sabedoria e maturidade para saber selecionar bem o que cantamos, mesmo que sejam hinos e independentemente de qual seja o hinário em questão.

Que Deus nos ajude!

Em Cristo,
M. Vinicius

Comentários

  1. A paz e a graça de Nosso senhor e Salvador Jesus, esteja contigo
    Observei que acabou caindo no equivoco em que pretende alertar, quando exagerou em dizer que hinos e outars formas musicais estão no mesmo patamar. Eu creio que tem uma grande diferença entre louvar e cantar, embora acredito, como também o senhor, que somente a Biblia, a Palavra de Deus é divinamente inspirada e inerrante, mas isso não invalida a inspiração de alguns hinos, embora ao compo-los deve haver o cuidado de passar prlo crivo das escrituras. Eu creio que nem toda composição ou estilo musical seja conveniente para o louvor a Deus, visto que, muitos estilos, tem muito mais influência na parte carnal do que no espiritual. E a composição das letras, devem sempre passar por uma análise crítica, em relação às doutrinas Bíblicas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong