Pular para o conteúdo principal

ADORE COM MÚSICA

Olá a todos! 

Ao longo dos séculos e séculos de história, a música tem estado presente nas igrejas de todo mundo como instrumento de adoração ao Senhor. Desde a chamada igreja primitiva até os dias atuais, a música tem sido parte das reuniões e liturgias eclesiásticas.

Todo cristão deve adorar ao Senhor, pois assim ensina a Palavra. Além disso, só o Senhor é Digno de honra, glória e louvor. Sabemos, porém, que adorar não significa cantar e, assim, a música não é a única maneira de se adorar ao Senhor. Contudo, para aqueles que praticam a arte musical e que são apaixonados pelo que fazem, é mais que natural o uso da música como instrumento de louvor a Deus. E mesmo àqueles que não se dizem artistas ou músicos, louvar ao Senhor por meio de canções que exaltam o Seu nome é, de fato, tarefa por demais prazerosa e indispensável nas reuniões eclesiásticas.

Sendo criado dentro do ambiente da igreja e nele estando por toda a minha vida, tenho vivido experiências maravilhosas de música na igreja. E, por ter começado a tocar e cantar ainda muito novo, os mais de 20 anos de atuação musical têm sido meus maiores professores de música e, apesar de atuar profissionalmente na área, para mim, nada se compara a fazer o que faço de melhor para o meu Senhor e Rei, junto de Seu povo.

Por tudo isso, fui naturalmente compelido a buscar uma maneira de registrar e compartilhar pelo menos um pouco das experiências que tenho vivido por toda a minha existência. E, tendo sido convidado diversas vezes para dar palestras e workshops sobre produção musical na igreja, tenho visto de perto o grande clamor por um melhor fazer musical, bem como por um maior investimento na área por parte dos ministros e instituições eclesiásticas. Quero, portanto, deixar certa contribuição por meio deste blog, que, após meses de intenso trabalho e reflexão, finalmente, vai ao ar.

Além dos posts, que contarão, esporadicamente, com vídeos e/ou arquivos de áudio, os que aqui vierem poderão também ter acesso ao download de alguns materiais que eu julgo relevantes para a formação de um músico e, principalmente, de um músico cristão: livros sobre adoração pela música, sobre a história da música e sobre a história da igreja; livros e apostilas de teoria musical em geral e de harmonia funcional; arquivos de aulas e/ou cursos elaborados e ministrados por mim ao longo dos anos. Esta página de downloads estará em constante atualização e, por isso, é importante estar sempre conferindo o que foi postado por lá, ok?

Dedico, então, cada registro aqui publicado, em primeiro lugar, ao meu Senhor, que tem me dado a oportunidade de louvá-Lo por meio de algo que amo tanto. Feito isso, dedico também tudo o que será aqui postado àqueles que, ao longo de toda a minha vida, foram e têm sido os maiores professores e a maior escola que um músico do Senhor pode ter; estes são homens e mulheres de Deus, chamados "músicos de igreja" sem os quais eu não seria quem sou! Deixo, assim, minha eterna gratidão!

Finalmente, a você que também tem se esforçado um bocado para fazer o melhor pela obra musical do Senhor estendo minha mão, não como quem unilateralmente oferece ajuda, mas como quem quer dar-lhe as mãos em união e unidade da família musical de Deus espalhada por aí, esperando também o devido retorno e sugestões e/ou críticas, que serão indispensáveis para minha ainda formação e para o aperfeiçoamento deste blog. Esteja você começando ou tenha muito mais experiência do que eu, espero compartilhar algo que nos leve ao melhor de nós dedicado Àquele que por nós deu o melhor: Jesus! De modo que, se você pratica música na igreja, se você quer praticar, se você já praticou ou se você é apenas um apreciador e contribuinte da música cristã, seja muitíssimo bem-vindo e vamos, juntos, adorar com música! Ao Senhor a glória!


Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Comentários

  1. Vlw, graaande Nilson! Espero pooder contribuir de alguma forma e, tendo sugestões, ideias e/ou críticas, fique à vontade pra postar por aqui. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelos artigos, são de excelente qualidade.
    O que escreveu sobre a Breve História da Música na Igreja, eu gostaria de citá-lo em meu trabalho acadêmico. Este artigo é de que ano?
    Abraço!
    A Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Bom, eu escrevi este artigo assim que lancei o blog, em 1 de agosto de 2013. Pode usar à vontade. Agora, o propósito pelo qual o escrevi não foi acadêmico, logo a formatação deste artigo está muito mais voltada para um contexto informal como este do blog. Posso, contudo, recomendar alguns textos que vão te ajudar na área acadêmica a fazer este histórico da música na igreja. Eu mesmo usei alguns em minha dissertação de mestrado. Me manda um email lembrando (montanhamvinicius@yahoo.com) que te envio de volta, ok? Espero ter ajudado! Abraço e Deus abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong