Pular para o conteúdo principal

DVD PRINCÍPIO - AO VIVO: UMA DAS MELHORES PRODUÇÕES MUSICAIS CRISTÃS DA ÚLTIMA DÉCADA!



E aê, galera!! Tudo na paz? Bom, jamais poderia deixar de falar desse DVD tão aguardado nos últimos meses! Quem me conhece sabe o quanto admiro o Leonardo Gonçalves e o trabalho por ele desempenhado. E, como é de meu costume, gosto de ser bastante criterioso em tudo e com tudo, mesmo (principalmente) com aquilo de que gosto. E, quando não gosto de algo, antes mesmo de não gostar (e, principalmente, de dizer a todos que não gosto hehe), procuro estudá-lo e avaliá-lo ainda mais, pra não ser injusto ou coisas do tipo. Sendo assim, resolvi escrever uma resenha sobre o mais trabalho do Léo (olha a intimidade! hahaha Poso fazer nada; já o vi dizendo numa entrevista que pode chamar assim, então... rsrsrs) e espero que gostem. Àqueles que não conhecem seu trabalho e/ou que não conhecem este álbum, espero que esta resenha sirva de alguma ajuda. E, aos que já conhecem a produção do Léo e/ou já conhecem este mais novo disco, espero ouvi-los (na verdade, por aqui, o melhor termo seria "lê-los", não? rsrsrs) a respeito e trocar uma ideia. E é claro que, como em tudo o que eu escrevo por aqui, fiquem à vontade pra concordar ou não. hehe De todo modo, apesar de AMAR o trabalho do Léo, tentei ser o mais imparcial possível e fiz críticas que, como "fã", talvez, eu nem fizesse. Tudo isso apenas pra continuar rumando nesta direção de nos estimular a maiores reflexões quanto a tudo o que ouvimos e cantamos em nossas igrejas, bandas e ministérios, beleza? Procurei também seguir, como de costume neste blog, uma linguagem menos formal do que eu usaria numa resenha "oficial", digamos assim, tá? hehe Então, sem mais delongas, aí vai!


DVD "Princípio" - Ao Vivo : uma das melhores produções musicais cristãs da última década!


Falar sobre o Leonardo Gonçalves é sempre uma tarefa bastante agradável pra mim, tendo em vista que tudo aquilo que ele produz possui um saldo muito mais positivo que negativo. E não poderia ser diferente em seu mais novo trabalho. Bom, assim pensei nos longos e duradouros meses que sucederam o álbum "Princípio e Fim" e, de fato, minhas "suspeitas" vieram a se cumprir. hehe

Ora, o álbum anterior, que lançou canções como "Sublime" e "Novo", já havia sido uma verdadeiro "estrago" (no bom sentido, é claro), mas este DVD trazia consigo uma série de outros fatores, dentre eles o corresponder de toda uma expectativa em se ver algo do Léo em vídeo (vídeo oficial, claro, já que no youtube vemos um bocado hehe). E, em minha humilde opinião, ele conseguiu se superar ainda mais, fazendo aquilo que, como bem disse no título desta resenha, é, sem dúvida, uma das melhores produções musicais cristãs dos últimos dez anos (e, por que não dizer "deste novo século"?).

Além disso, foi muito bacana voltar a ouvir um trabalho genuinamente ao vivo. Porque, faz um tempão que os DVDs têm vindo cheios de edições (não me refiro às necessárias: equalização, compressor e etc) e de regravações exageradas e além da conta, o que, pra mim, deixa tudo muito fajuto. Foi muito bom ver a genuína humanidade no trabalho do Léo, porque bem sabemos (e isso pode ser percebido ao longo do disco) que ele poderia ter regravado um ou outro trecho, mas não o fez. E isto me fez respeitá-lo ainda mais. Isso não quer dizer que a qualidade do trabalho ficou comprometida! Lógico que não!!! Mas tenho certeza de que se fosse um outro artista, o DVD estaria todo "picotado" e pela própria sonoridade veríamos que de "ao vivo" ele nada teria. hehe Sabe... fazia tempo que eu não ouvia um álbum ao vivo com esse som, com essa pegada e com essa interpretação e isto muito me agradou. E é por isso que reitero: umas das melhores produções musicais cristãs da última década!! São 18 faixas (e mais uma bônus) de muita qualidade musical, teológica e de muita sensibilidade artística. Farei algumas considerações sobre elas.


1. Sublime

O DVD já começa, "de cara", com a música "Sublime". E, geeeente do céu, não poderia haver título melhor pra ela! Desde o CD "Princípio e Fim" que esta canção se tornou minha "música de cabeceira" e tem sido SEMPRE minha oração diária. Que composição fantástica da Daniela Araújo (não conhecia o trabalho dela e passei a respeitá-la muuuuuito mais ao descobrir que ela compôs essa música)!! E, além de ser uma música maravilhosa, foi maravilhosamente interpretada pelo Léo. E não apenas no estúdio, mas também na versão ao vivo, conforme se pode ver no DVD. 

Gostei da surpresa de não ter aquele trechinho de vídeo das ruas, como no vídeo divulgado no youtube. Foi bacana, porque surpreendeu quem já tinha visto o vídeo por lá. Além disso, que imagens maravilhosas! Que qualidade!! E isto se segue em todas as faixas, tanto que não precisarei repetir este comentário novamente em cada uma delas. hehe Seleção maravilhosa de imagens e qualidade impecável de captação! 

Gostei também da interpretação do Léo, que, apesar de preservar a grande maioria dos arranjos e melismas já realizados em estúdio (o que sempre nos demonstra o potencial do artista, já que consegue reproduzir o que se gravou antes), realizou algumas mudanças que, ao meu ver, tornaram a versão ao vivo ainda mais... "saborosa", mesmo pra aqueles que, como eu, já haviam ouvido a música 1.000.000 de vezes! hehe E a formação instrumental...  uau! Uma banda maravilhosa e de qualidade INDISCUTÍVEL!

Já começo dizendo, nesta primeira faixa (o que também se aplica às outras) ,que achei muito bacana ele ter optado por se utilizar de uma formação musical mais "enxuta", como se diz. É claro que alguém pode argumentar ter sentido falta de alguns arranjos de cordas e/ou coisas do tipo e ele bem que poderia ter optado por usar o tão utilizado sequenciador, mas penso que ter deixado as coisas assim, mais "na real", foi uma decisão muito mais sábia. E olha que eu mesmo já usei o sequencer em situações semelhantes e sou meio que um defensor do "negóço", mas preciso admitir que, mesmo assim, ficou tudo muuuito bom! Na hora, lembrei do meu tio, que sempre critica o uso dos sequenciadores e tal. hahaha É como diz o velho e bom ditado: "quem sabe, faz ao vivo". rsrs E, gente, DE VERDADE, a banda se garantiu TOTAL e não deixou faltar naaaada!! E o solo do Edgard, no finalzinho da música, ficou muuuito massa! hehe


2. Bondade

Cara, essa música é muuuito legal!! Tem uma levada bacana e, mesmo com as adaptações do ao vivo, como, por exemplo, não contar com violões, já que há apenas um guitarrista no DVD, ficou dez! Não deixou nada a desejar. A adaptação pro ao vivo foi muito bem feita. O início com um riff de guitarra e a batera, entrando, posteriormente, o baixo e teclado, deram um charme a mais na música. Mas, além disso tudo, não posso deixar de destacar a letra dela, não é mesmo? Que letra forte!! Desde a primeira vez que a ouvi, ainda no álbum anterior, fui muuito impactado. Pra muita gente, pode até parecer clichê, por usar o texto de 1 Coríntios 13 e tal, mas a forma como ele foi usado foi maravilhosa.  O início dela já diz tudo! E já diz muito sobre muitos de nós, cristãos mais antigos, e eu me incluo!

Como de costume, a execução vocal também foi impecável, de muito bom gosto e com arranjos muito bem escolhidos. Só senti falta do "Teu é o Reino, o poder e a glória (...)". O que houve com essa parte da música?? Bom, acho que foi apenas uma opção estética do Léo mesmo.


3. Fé

Bom, no que diz respeito a esta música, tecnicamente falando (musicalmente falando, estilisticamente falando e etc), não há muito o que dizer. Manteve o padrão de qualidade de todas as demais e foi muito bem executada ao vivo. Minha crítica principal a ela se dá no que concerne à sua letra e às palavras inicias, ditas pelo Leonardo. Isso porque não vejo base alguma na Escritura pra ele dizer que ter fé significa também saber que Deus confia em nós. Na verdade, olhando pras Escrituras, vejo "Maldito aquele que confia no homem" (Jeremias 17:5). Sendo assim, mesmo entendeeeeendo, talvez, o que ele QUIS, talvez (de novo hehe), dizer, não dá pra concordar muito. Achei a música um tanto equivocada teologicamente e, mesmo o admirando como admiro (o que não mudará; o cara é humano, ué! rsrsrs), não posso deixar de ser sincero quanto a isto, como sempre procuro fazer aqui no blog e em tudo que comento pessoalmente.

O fato é que é uma música que, sem sombra de dúvidas, deve trazer alento e consolo pra muita gente que precisa se sentir amada por Deus (não está errado possuir tal necessidade, principalmente em tempos de angústia), mas, como alguém chamado pro pastorado, não consigo MESMO concordar com a letra. Desculpa, Léo! hehe


4. Verdade (participação especial de Daniela Araújo)

De verdade ("trocadilho" intencional hehe), essa música ficou muito legalzinha. Possui uma letra muito boa e foi muito legal a participação da Daniela, esposa do Léo. A presença de palco dela é indiscutivelmente boa e ela arrasou nesta participação. A letra da música é também muito boa, bíblica (eles fazem uso de João 8:31-32) e gostei mesmo. Só achei, musicalmente falando, que ela ficou muito gritada em alguns trechos. É claro que, pra quem acompanha o Léo e está acostumado com seus agudões, é natural esse tipo de coisa, mas, nesta música, num determinado momento em que a estava ouvindo (já na primeira vez), achei que ficou um tanto agudo demais o tempo todo! E olha que eu gosto de agudo, hein? Ora, sou o que chamam de 1º tenor (hehe), mas acho que a combinação deles dois, em alguns momentos da música, deixou o clima agudo e agressivo demais. Não sei... é só uma opinião. hehe


5. Dualidade (intro "Mente e Coração")

Apesar de transitar num terreno de discurso um tanto perigoso no que diz respeito ao entendimento de quem ouve, penso que, dentro de sua realidade, o Leonardo conseguiu explicar bem a questão do paradoxo nas Escrituras. A única crítica que faço (e que, na verdade, foi o que me disseram meus amigos e minha esposa, assim que o ouviram, quando assistimos ao DVD aqui em casa) é que estamos até este momento nos perguntando qual a conexão e/ou relação direta disso com a música "Mente e Coração"! hahaha Falando sério, agora: eu até acho que consigo entender o que ele quis dizer. Talvez, tenha se referido ao conflito mente de Cristo x carne pecaminosa (conforme Romanos 7) que há em nós ou algo do tipo, mas penso que ele poderia ter sido mais claro em sua conexão com a música. Ele poderia ter falado mais diretamente.


6. Mente e Coração

Caaara!! Essa música é muuuito boa! Tem uma vibe muito massa e a interpretação vocal do Leonardo é simplesmente doooo caraaaaamba!!!!! rsrsrs E, incrivelmente, não foi diferente na versão ao vivo. Faço apenas uma pequena ressalva: a frase "um hino novo", em suas vezes finais, ficou um pouco "morta" no falsete. Talvez, nem tenha sido culpa total da execução do momento, mas poderiam ter usado um compressorzinho na hora da mix... sei lá. Mas nada que tire o brilho e a grandeza técnica apresentada na música como um todo, é claro. Posso soar chato pra alguns, mas faço questão de prestar atenção a cada um destes detalhes muitas vezes ignorados, porque penso que servem também pro nosso crescimento. E me sinto bastante à vontade pra fazer estas críticas por já ter visto o próprio Léo falando sobre esse tipo de coisa. E ele o faz com tanta humildade que só me fez admirá-lo ainda mais. Todos temos nossas limitações e acho que esse surto de "popstar gospel" que tem tomado conta de nosso país, às vezes, tem criado alguns semi-deuses, que jamais admitem erro, falha ou limitação. E, graças a Deus, não vejo isto no Leonardo. gostei muito de tê-lo ouvido, numa entrevista, admitir que nem sempre consegue fazer ao vivo o que faz no estúdio. Gente, é lógico! Isso é muuuuuuito normal!! Qual é o problema disso??? E, vamos ser sinceros, o que o Léo consegue fazer apenas em estúdio, a graaande maioria de nós (me incluo) não consegue nem com um milhão de takes (hahaha), então... deixa o cara, Montanha! rsrsrsrs Ah. Também gostei muuuito da guitarra fazendo seus riffs e meio que substituindo algumas frases que eram os metais em estúdio. Adaptação muito bem feita. Também, né? O Edgard é um músico do caramba! hehe E também gostei do trecho em inglês que ele acrescentou à faixa. Não sei se é uma citação ou se é algo dele mesmo, mas, enfim, ficou muito massa. Deu uma cara bacana pra música como um todo.


7. Na Grandeza

Muito linda essa música. Ela tem também um clima um tanto anos 90, que me trouxe sensações muito boas quando a ouvi. Ficou muito melhor do que em sua versão original. Gostei muito da sensibilidade que ele demonstrou na escolha dos melismas e arranjos; ficou tudo muito bem dosado e "na medida", como se diz. Em algumas frases, apesar de aparentemente mais simples, é possível ver o estrondoso potencial técnico-vocal do Léo e... uau! Achei também interessante que, no CD, ele fez uso de fade-out (vai baixando até acabar! rsrsrs) no finalzinho em que chama o povo pra cantar junto, mas isto não acontece, claro, no DVD. Ficou um tanto repetitivo no vídeo, mas deu trouxe um ambiente bacana e de intimidade.


8. Obrigado

Outra linda canção. É bem comum, em artistas que fazem um DVD depois de certo tempo, resgatar algumas canções mais antigas e numa versão mais intimista, via de regra, piano e voz ou voz e violão. E foi muito bacana ele ter feito isto também. É uma música muito bonita e tinha mesmo que fazer parte deste DVD.


9. Somente Seu, Senhor / Muro / Moriá / Livre Sou

Ah!!!! Agora, aqui, nesta faixa, estão reunidas músicas que amo DEMAIS!! Mas tenho alguns protestos. Começando por "Somente Seu, Senhor". Gente!! Essa música é muuuuito linda!! E sempre quis vê-la ao vivo. Mas acho que ela merecia uma versão completa! Pôxa! É a primeira música do primeiro CD dele. Queria muito que ele tivesse cantado ela toda e com a banda e tudo mais. Acho que merecia. Entendo que ele quis fazer um momento de recordações, como falei na faixa anterior, que meio que iniciou esse momento. Mas acho que, talvez, uma música como "Muro" cabia bem nesse clima "versão reduzida", mas "Somente Seu, Senhor", não. hehe Não posso deixar de dizer o mesmo também sobre "Moriá"! Cara!!! Essa tinha que ter sido cantada na íntegra. Pra mim, ela tá no nível de "Getsêmani" e "Ele Vive", no que diz respeito à importância que representam pra obra do Léo como um todo. Já, no caso de "Livre Sou" (ela também faz parte do meu top 10 das músicas dele hehe), eu queria muito vê-la na íntegra, mas... aí já é demais, né? rsrs Acho que já to sendo chato demais só porque gosto das músicas. rsrs Sei bem que não dá pra incluir tudo num DVD, principalmente quando ele é o primeiro e único até o momento. Era inevitável que algo ficasse de fora, né? Hum... mas mantenho meu pensamento quanto a "Somente Seu, Senhor" e "Moriá". hahahahahaa


10. Diálogo (Intro "Nachamu, nachamu")

Uma das coisas mais excepcionais que já ouvi foram as gravações em hebraico que o Leonardo Gonçalves fez. Que interpretações!!! Acho muito bacana a fala dele no DVD sobre a necessidade de diálogo. De fato, apesar da suposta tolerância do mundo em que vivemos, penso também que deveríamos estar prontos a, com seus devidos cuidados, dialogar um pouco mais.


11. Nachamu, nachamu

E, então, assim como em estúdio, é de arrepiar ouvir e ver o Léo interpretando esta canção hebraica. Mesmo aqueles que não entendem a letra (que até pode ser encontrada por aí, com sua devida tradução, caso se deseje) são impactados (mesmo que apenas melodicamente/musicalmente) pela atmosfera propiciada pela interpretação hebraica realizada. Isso só demonstra ainda mais o enorme potencial do Leonardo Gonçalves. Concordo que jamais poderia faltar uma das músicas hebraicas neste DVD. De muito bom gosto.


12. Isaías 53 (Intro "Getsêmani")

Amei o fato de ele ter feito a leitura de Isaías 53 neste ponto do DVD. Por mais clichê que pareça citar sempre esse texto, qual o problema? Estamos falando de um texto bíblico. E mesmo que ele seja citado 1.000.000 de vezes ainda será pouco! E isso também gosto no Leonardo, porque ele sempre cita as Escrituras e não se preocupa em soar repetitivo. Ora, a descrição de Isaías acerca dos sofrimentos do Mestre é maravilhosa e impactante!! E estamos falando da Palavra Inspirada do próprio Deus, então, achei maravilhoso introduzir "'Getsêmani" com esse texto.


13. Getsêmani

Uau! Mais uma vez: uau! Mais outra: uau!!! Como a maioria, acredito, já tinha visto essa faixa quando ele a disponibilizou no Youtube e... uau! rsrs Impossível não se arrepiar todo! Impossível não encher os olhos de lágrimas (mesmo aqueles que as seguram hehe) ao assistir, com bastante atenção e entrega, a essa canção. Além da música ser linda, com uma letra maravilhosa, é, como sempre muuuito bem executada. E a entrada dos seis convidados pra fazer o back vocal nela foi igualmente genial!! Só não foi mais surpreendente porque já se tinha visto no Youtube. hehe Achei apenas que, às vezes, em alguns trechos, o volume do vocal sobrepujou um pouco o da voz do solista, mas, talvez, tenha sido até intencional por parte do Léo. E nisso também consigo ver a enorme humildade artística que esse cara possui. E glória a Deus por isso! Vejam também que, ao contrário do que outros fariam, ele colocou os seis cantores junto com ele na chamada "linha de frente"!! Eles não ficaram escondidinhos lá atrás, como um "back vocal" (destacando-se o significado da expressão). Ele deu espaço total a eles e fez questão de que sobressaíssem mesmo, penso eu. Achei apenas que a guitarra do Edgard, seguindo a mesma linha que transcorre todo o álbum, podia ter sido um pouco mais pesada nas vezes finais do refrão. Mas, apesar disso (isso é só uma questão de gosto hehe), não há críticas negativas a se fazer. FANTÁSTICOOO!!!! E concluir a faixa com a citação do Hino 289, do Cantor Cristão, foi igualmente maravilhoso!!


14. Ele Vive

Sempre me arrepio ouvindo essa. É uma daquelas músicas, incluindo mais umas 3 de outros compositores, que sempre me fazem chorar. Muito bom, enfim, ter uma versão dela ao vivo. Só lamento um pouco ele ter mudado a levada e os arranjos. Por se tratar de uma das músicas mais importantes dentre todas que ele já gravou, ao lado de "Getsêmani" (pelo menos, eu assim as considero), acho que ele deveria ter preservado a versão original. Também acharai legal se ele tivesse mantido a galera do vocal pra essa música. A entrada do vocal na hora da modulação faz uma falta danada. hehe Se ele tivesse mantido o dvd inteiro sem vocal, tudo bem, porque foi uma adaptação que ele julgou necessária para o ao vivo (e eu sei que tem as questões de orçamento e tal; é natural), mas já que o pessoal já estava ali (e na faixa imediatamente anterior), acho que ele podia ter convidado a galera pra ficar. hehe Mesmo que tivesse criado arranjos novos e tal. rsrsrs Mas é só porque amo vocais mesmo. rs De todo modo, e mesmo preferindo a música em sua versão original, JAMAIS poderia dizer que ficou ruim! Tá doido, fi? hahaha Muito boa a música, muita boa a execução. Se eu fosse ser ainda um pouquinho mais chato, eu diria que preferia a outra forma com que ele fazia os melismas e arranjos do refrão final. Eu sou chato, hein?? kkkkkkkkk


15. Novo

GENIAL ele ter emendado as duas músicas!! Apesar de ser algo considerado simples pra muitos, achei de uma sacada maravilhosa ter juntado essas duas músicas, tanto musicalmente, como no que concerne à ministração e à teologia de cada uma das canções. E tê-la iniciado com a citação do texto de João 14:1-3 foi a "cereja do bolo". Essa é a nossa esperança e é aquilo que deve encher nosso coração de alegria ao pensar na vida futura, em meio aos sofrimentos que aqui vivemos. E, além de  a letra dessa música já ser maravilhosa nesse sentido, citar o texto bíblico, que deve ser sempre o nosso fundamento, mostra que tipo de artista ele é e o tamanho de seu compromisso para com a Palavra. Assim como as outras músicas oriundas do CD "Princípio e Fim", esta contou uma versão ao vivo muito boa a banda supriu qualquer possível necessidade de instrumentação que viesse a surgir. Não teve aquele violão maravilhoso do início e, por isso, ficou, obviamente, diferente, mas sem queda alguma de qualidade. Ah. Não posso deixar de dizer que fiquei muito feliz em ver que o Léo também precisou de uma pausa pra respirar no meio do refrão, mudando um pouco da interpretação que teve no estúdio. Eu ficava neurótico a esse respeito quando eu cantava essa música. hahaha Maaas, se ele faz isso ao vivo, imagine um "reles mortal" como eu. rsrsrs


16. There (convidado especial Duca Tambasco)

Concordo com tudo o que ele disse nas palavras iniciais e com tudo o que é dito na letra da música. De fato, a escatologia, muitas vezes, tem sido maleficamente usada (o "maleficamente" foi acréscimo meu mesmo, tá? rs) pra causar divisões, quando, na verdade, deveria ser usado pra nos unir em esperança! Sim, naquela esperança que havai acabado de ser cantada na canção "Novo". É muito fácil de perceber como o Léo segue uma sequência lógica de ideias na playlist, assim como em tudo o que faz. Isso também me faz admirá-lo ainda mais como artista e cristão. Há toda uma concepção, do início ao fim do disco. Não é simplesmente um monte de músicas escolhidas aleatoriamente e/ou porque combinam mais musicalmente apenas. Quanto a essa faixa, especificamente, só senti falta de um solinho de baixo acústico. Ora, se o Duca foi convidado, acho que seria justo, sendo o baixista que é, dar a ele algo a mais do que só fazer a base da música. Acho que seria legal, maas... é só uma opinião. rsrs Mas a música é linda, foi muito bem tocada e foi cantada com uma sensibilidade indescritível.


17. Princípio (Intro "Princípio e Fim")

Aqui ele meio que fez a "mensagem" ou "pregação" do DVD. Achei interessante ele dedicar espaço a isso e ter deixado numa faixa separada. Isso demonstra sensibilidade, porque, se alguém ouvindo, por exemplo, o CD não quiser ouvir a mensagem, pode simplesmente pular de faixa e ouvir apenas a música. Claro que tá tudo bem ligadinho, mas dá pra ouvir só a música. Pensando musicalmente, acho isso bastante louvável.


18. Princípio e Fim (participação especial Daniela Araújo)

Essa é a última faixa do DVD. Ficou muito lindo o casal cantando junto no fim do DVD. E ainda mais fantástico foi ver a maneira como tudo se encerrou. De muito bom gosto tudo!! E foi lindo vê-los saindo juntos e de mãos dadas. O que mais me impressionou também foi algo de que comecei a falar há pouco: é nítido que tudo se encaixa nesse DVD. O fluir de ideias ao longo de todo o trabalho é DEMAIS! E vejam só: ele começou cantando "Sublime", que fala desse anseio pela pátria que nos aguarda e por estar com Aquele sobre Quem dizemos "na saudade por Alguém que eu ainda não vi" (na minha opinião, uma das frases mais geniais e que melhor descreve esse sentimento que eu mesmo possuo diariamente). Ele começa, então, a falar do plano de salvação e de nossos pecados; trata da morte de Cristo; trata de Sua ressurreição, falando, então da nossa ressurreição e da esperança que ela nos traz; finalmente, encerra tudo cantando que, então, veremos Aquele que é o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ômega... vocês conseguem ver isso também?? Geeente do céu!!!! MARAVILHOSO!!!  Ele, que é o Princípio e o Fim, norteou todo o álbum, do princípio ao fim. Parabéns, Léo!! Parabéns MESMO!


Faixa Bônus - Eu Me Rendo

Permitam-me, então, um último comentário de discordância: só penso que a faixa bônus "Eu me rendo" deveria estar na playlist do DVD. Comprei o disco no Itunes e ela lá está, mas ficou apenas nos extras do DVD. Desconheço a razão e penso que ele deve ter alguma, mas a teria deixado como faixa integrante do DVD. Mas, provavelmente, deve ter também alguma questão técnica envolvida e eu to falando besteira. rsrsrs Mas é uma música liiiinda demais! E eu, que não a conhecia, já to louco pra cantar! hehe Letra linda, arranjos muito bons e execução impecável!



Bom, só me resta, então, encerrar essa enorme resenha (acreditem: por mim, teria sido ainda maior hahahaha) recomendando esse projeto de muito bom gosto e qualidade. Sem dúvidas, o DVD Princípio vale o investimento!! Não. Não estou sendo pago pra divulgá-lo. hahaha Mas que acompanha o blog sabe o quanto faço questão de sempre divulgar positivamente (ou não, quando necessário) tudo aquilo que penso ser importante de se compartilhar. E eu JAMAIS poderia deixar de compartilhar algo desse nível, em meio a um cenário música "gospel" tão... hum... esquisito (vamos repetir o termo hehe) como tem sido no nosso país. Mesmo àqueles que não conhecem ainda a obra do Leonardo Gonçalves, faço questão de dizer que vale, sim, o investimento em dinheiro e em tempo, ouvindo e assistindo. Tenho certeza de que todos os que o fizerem serão bastante abençoados espiritualmente, ministerialmente, artisticamente e musicalmente.

Então, se alguém possui condições financeiras pra adquirir o CD ou o DVD (ou ambos), compre, que VALE A PENA! E, além de tudo, comparando com outros trabalhos fonográficos do país (e, muitas vezes, de qualidade beeem inferior), tá muuuuuito barato!!! Sempre aprendi com meu pai sobre a importância de investirmos em nossos ministérios e penso que, se queremos melhores práticas musicais cristãs, precisamos começar em nós mesmos, investindo em nossos ministérios. Ouvir e ver o que está por aí sempre nos ensina bastante. E, além disso, investir no ministério de nosso irmão é igualmente válido e até bíblico, já que ele é digno de seu salário. Sem dúvida, vocês estarão diante de uma das melhores produções musicais cristãs dos últimos dez anos! Parabéns, Leonardo Gonçalves!! Que o Senhor o mantenha sempre de pé! Conte com minhas orações e continue sendo usado pelo Senhor em tudo o que realiza! E parabéns a Sony Music, que fez uma ótima escolha ao decidir investir num artista deste quilate e que ainda lhe proporcionou aquela estrutura que quem acompanha produções musicais sabe bem que a Sony possui. hehe Se esse DVD fosse pela MK... rsrsrsrsrsrs. Hum... ele JAMAIS seria, penso eu. hehe

E, então, galera, qual a opinião de vocês? Aos que já assistiram ao DVD e/ou ouviram o CD: o que acharam de minhas opiniões "malucas" (como sempre são)? rsrsrs Concordam? Discordam? Sintam-se livres pra me chamar de "doido" nos comentário (ou pessoalmente, como alguns sempre fazem com os posts), se assim desejarem. hehe E aos que ainda não ouviram o CD e/ou assistiram ao DVD: ouçam/assistam e, depois, vejam se o que eu disse tem alguma lógica. hehe

A todos, então, AQUELE ABRAÇO! Fiquem na paz e até a próxima!



Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong