Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS MINISTÉRIOS DE LOUVOR DÃO TANTO PROBLEMA?




Hum... falar logo sobre isso não é a melhor tarefa do mundo, né? E, provavelmente, vou estar mexendo em espinheiro, maaaaaas... se eu não estiver disposto a fazer isso quando necessário, pra que serve mesmo esse blog, hein? rsrsrs

Acredito que a maioria já ouviu frases do tipo: "Ministério de louvor dá muito problema!"; "Ô negócio complicado é ministério de louvor!"; "Ministério de louvor é sinônimo de problema!"; dentre outras mais. O que me deixa triste é que, no fim das contas, apesar de ser um tanto infeliz dizer esse tipo de coisa, os que o fazem, muitas vezes acabam acertando!!! E, depois que passei a atuar na igreja não apenas como músico, mas também como pastor, pude ver isso "cum força". :(

Como disse, acho extremamente infeliz esse tipo de comentário (Não! Vocês não pensaram meeeesmo que eu ia concordar com eles, né? rsrsrsrs), mas eles acabam retratando a verdade da maioria dos casos, talvez. Mas, por que isso tudo acontece? Ministério de louvor é algo que realmente dá problema em igreja (e não estou entrando no mérito de se a culpa é dos que dizem as frases infelizes ou se daqueles a quem elas são dirigidas), mas penso ser importante refletir um bocado sobre isso, pois acredito que nos fará evitar erros tão ciclicamente cometidos em nosso meio. Nestes meses de período sabático, nos quais o blog esteve parado, pensei um bocado sobre isto e queria compartilhar com vocês. Por que os ministérios de louvor dão tanto problema?


1. Por causa de temperamento.

Talvez,"de cara", vocês pensem que me refiro àquela expressão "clássica" de afirmar que alguém estressado, raivoso e iracundo é alguém "de temperamento" ou "temperamental". Não. Não meeesmo. hehe Falo de uma teoria científica chamada (ao menos até onde sei) de "Teoria dos Quatro Temperamentos". O Pr. Tim LaHaye (aquele, que é um dos autores da série "Deixados para Trás") ficou bastante conhecido por uma série de livros que escreveu sobre o assunto. Pois bem, não quero entrar em detalhes da teoria, mas ela afirma que todo ser humano possui um dos quatro tipos de temperamento (sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático) como dominante. E cada um destes temperamentos possui características (tanto defeitos quanto qualidades) que os definem, de maneira que, pela herança genética, aliada à influência externa, acabamos agindo de um jeito ou de outro, pelo temperamento que possuímos. Em seu terceiro livro da série, "Por que agimos como agimos?", o autor passa a detalhar um pouco mais o estudo e afirma que também possuímos, via de regra, um temperamento secundário, que nos traz algumas características adicionais e peculiares àquelas do temperamento predominante. Por que falo disso tudo? Bom, dentre outras coisas, o Dr. Tim LaHaye mostra que profissões e atividades são geralmente preferidas e seguidas por cada temperamento e os artistas (o que inclui os músicos), em geral, são possuidores do temperamento melancólico. 

Seja como predominante ou não, este temperamento é o responsável pela sensibilidade artística, pelo perfeccionismo estético, pela criação, também pela fraqueza emocional, pela baixa autoestima e por fazer aqueles que o possuem serem, como dizemos, "sensíveis demais". rsrsrsrsrsrs Pra se ter apenas uma ideia, LaHaye cita Moisés como melancólico (predominante) e David, como um San-Mel (sanguíneo e melancólico como secundário). No caso de David, por exemplo, podemos ver grandes tendências à depressão, picos de alegria, mas também de tristeza profunda, bem como sentimento de perseguições (não que ele não as tivesse, claro hehe), dentre outras coisas. Bom, algum de vocês reconhece algum destes sentimentos? Eu reconheço um bocado. hahahaha Mesmo sem admitir (Se preocupa não: não precisa me dizer! rsrsrsrsrs), a verdade é que os artistas são, via de regra, pessoas... hum... sensíveis. rsrs 

O grande problema disso tudo, ao meu ver, é que a maioria das pessoas envolvidas na vida da igreja (pelo menos dentre as que eu conheço) não sabe lidar com os artistas. E é por isso que estes assuntos me doem tanto!! E foi por isso também que decidi fazer esse blog. Quanto mais o tempo passa, mais me parece que o povo (principalmente os pastores!!), não sabe MESMO como tratar com os músicos de sua igreja (E, por que não também citar os atores, dançarinos, etc.?). Aí é foooogo, né? (Sem trocadilhos pentecostais, tá? hahaha). Sendo ainda mais sincero, às vezes, nem mesmo os artistas da igreja sabem como se tratar a si mesmos!! E, então, por causa disso, uma série de problemas aparece. Não há compreensão, paciência, habilidade e muito menos sensibilidade (pra outras coisas ela existe, né?). Talvez, se todos (pastores, artistas e demais pessoas da igreja) tivessem um pouco mais de conhecimento disso e/ou soubessem de algumas características dos artistas, não os tratassem da maneira como fazem (e me refiro não apenas às ações negativas, mas também às positivas que evocam consequências muito negativas). Por isso também que penso ser indispensável a TODA E QUALQUER igreja ter alguém que exerça o papel de liderança dessas pessoas, seja como pastor de adoração, ministro de música, líder de louvor ou seja lá o que mais quiserem. Agora, penso ser INDISPENSÁVEL que esta pessoa seja também um artista, pois, caso contrário, DIFICILMENTE entenderá essa linguagem e, assim, os problemas (não falo apenas dos naturais e rotineiros) inevitavelmente virão.


2. Porque "a poeira é jogada pra debaixo do tapete".

Quem já viu problema não resolvido (às vezes, por aaaaanos!!) em ministério de louvor levanta a mão!!!!! rsrsrsrsrs Pois é. Tudo porque, como bem sintetiza a expressão popular, as pessoas preferem "jogar a poeira pra debaixo do tapete". Isso é muito triste, gente. Triste demais. Vocês não têm noção do quanto isso me machuca e entristece...

Em primeiro lugar, eu poderia já começar dizendo (sem medo e sem dúvida) de que os primeiros a fazerem isso são os próprios integrantes dos ministérios de louvor. É sim! Na maioria dos casos, TODO MUNDO sabe que tem alguma coisa errada (mesmo que não saiba o que exatamente), mas a maioria se propõe a sequer perguntar ou tentar descobrir o que tá acontecendo! Claro! É muito mais fácil "jogar tudo pra debaixo", não? É muito mais fácil continuar achando que Deus tá aceitando (suuuuper feliz!!!) o louvor de cada um, né? Mesmo quando tem gente que tá p... da vida com o outro, maaaaas... somos "adoradores de espírito quebrantado e compungido", até porque "ninguém é perfeito", né? "Que é isso??! Todo mundo erra." De fato, todo mundo erra, mas... desde quando isso é desculpa pra que os erros não sejam corrigidos e pra que a gente ache que tá todo mundo bem e apto a conduzir o povo DE DEEEEEUS (não é nosso!!) em adoração? Saibamos nós, queridos, que se tem poeira, tem que ser varrida, aspirada, espanada e o que mais quiserem usar como metáfora/alegoria/ilustração. Caso contrário, ESQUEÇA SUA ADORAÇÃO!! Porque, de fato, ela nada mais é do que SUA!!! E, se pensamos que "com o tempo, tudo se resolve" e que devemos "esperar a poeira baixar" ou ainda que devemos esperar "o tempo certo" pra resolver os problemas de relacionamento... bom, não é bem isso que a Bíblia ensina: 


Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta (Mateus 5:23-24).



Será que esse era "o melhor momento"? Será que isso quer dizer "esperar a poeira baixar"? Hum... I don't think so!! Agora, é evidente que isso não quer dizer que você tenha como controlar a cabeça ou o sentimento dos outros. Há uma série de procedimentos bíblicos a serem tomados (este não é o foco principal deste post) e que devem ser realizados quando há pecado no meio da igreja. Depois de falar com esse irmão ou irmã e tentar resolver tudo, você pode ainda ir com mais dois ou três, levar a uma assembleia maior, dentre outras coisas. A exortação é algo bíblico e deve ser realizada. Nem sempre um irmão ou irmã se chateia com você (necessariamente) por culpa sua. Por isso que é importante essa conversa, caso você saiba que alguém tem algo contra você. Agora, em outras vezes, o irmão está mesmo em pecado e precisa ser exortado e a Bíblia nos ensina a fazer isso, com todo o amor. O que não pode, queridos, é "varrer pra debaixo do tapete" e muito menos "esperar a poeira baixar", porque isso NÃO É BÍBLICO! A Bíblia NUNCA nos diz pra procrastinar resoluções de problemas interpessoais. Eu ainda não vi texto assim. Se houver, por favor, me corrijam e me mostrem, pois me ajudarão!

Em segundo lugar, não posso deixar de dizer (também sem dúvida e com todo o temor ao Senhor) que muitos pastores gostam um bocaaaaaaado desse negócio de "jogar poeira pra debaixo do tapete". Claro que há suas exceções. Óbvio. Mas, muitas vezes, meus queridos companheiros (e que Deus tenha misericórdia de mim!!), chamados aos pastorado, têm uma preguiiiiiça de resolver alguns assuntos... que "é uma beleza"! E, quando se trata de algo que envolve pessoas que lhes são muito queridas/aliadas, viiiish, aí danou-se mesmo!!! rsrsrs Parece que há um medo tão grande em se confrontar (amavelmente) as pessoas. E, por isso, muitos só conseguem confrontar e tratar pecado na hora da multidão, na hora do auditório cheio. Aí, tem grito, tem "profecia", tem "boca de Deus" e todo mundo "vira macho", agora, quando se trata de dizer a determinado(a) irmão/irmã que ele/ela "pisou na bola", mas que continua sendo amado, os caras "pulam fora"!!! Pra que confrontar? Melhor "ficar bem na fita" mesmo, né, camarada? Hum... com todo o temor, só sei disso: Deus tá vendo!!!!! E, "(...) de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6:7). E ai daqueles que agem com parcialidade!! Ai daqueles que ADORAM os "dois pesos e duas medidas":

"O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer." (Provérbios 11:1)

"Pois em Deus não há parcialidade." (Romanos 2:11)

"Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo." (1 Timóteo 5:21)



Que Deus nos preserve disso. Quem "joga poeira pra debaixo do tapete" é porque não tem coragem suficiente pra resolver problemas e/ou porque prefere mesmo "ficar bem na fita". E tem muito pastor (que a Graça de Deus me preserve!) nesse estado. E, assim, os problemas vão sendo acumulados e acumulados, vão aumentando, inchando o tapete, até que todo mundo vê ou até que alguém tropece "no tapete" (às vezes, eles mesmos). E ainda vivem afirmando que ministério de louvor dá pra problema. Também né, véio?


3. Porque sempre tem alguém querendo ser o centro das atenções.

Hum... já falei por aqui, em outro post (QUANDO O LOUVOR SE TORNA MEU) sobre a "síndrome" do "eu sou o máximo", né? E não tem jeito de não ter que falar um pouco disso de novo. Se observarmos bem atentamente, veremos que, na maioria das vezes (talvez, em todas mesmo hehe) em que surgem problemas em ministérios de louvor, tem algum orgulho/ego ferido por trás, né não? 

Por ser um ministério que frequenta (assiduamente) um lugar/posição de grande visibilidade na vida de qualquer igreja, sempre tem alguém que confunde um pouco as coisas. E, gente, isso não é tão escrachado assim, como se costuma pensar! É algo... sorrateiro e lentamente progressivo. Mesmo que o cara (ou a cara hahaha) neeeem perceba tanto isso assim (descaradamente), a verdade é que ele/ela quer ser o centro das atenções em alguma coisa: desde algo bem simples e bobo (como uma sugestão que fez e que quer que seja aceita por todos) a algo mais complexo. É uma carência de ego massageado que... JEEEESUUUUS!!! Deve ser por isso também que se canta tanta coisa puramente antropocêntrica, né? rsrsrs Ai, ai, ai! Meeeu Jesuuuus, tem misericórdia de nós e de nossos ministérios!!! 

O problema se agrava muito mais quando este ser carente passa a externar, de alguma maneira, a sua insatisfação. Ele/ela passa a discordar publicamente (e ferrenhamente) dos outros do ministério, passa a fazer "linha de frente" por suas posições e opiniões ou, de um modo estrondosamente contrário, simplesmente se retrai, "mufinando" em tristeza, depressão ou raiva mesmo. Seja de sua parte ou da dos outros, que muitas vezes também não aceitaram uma outra sugestão (to mantendo o mesmo exemplo, tá?) apenas pra satisfazer também o seu ego, pois são os mais importantes ali e pronto, isso vai gerando os problemas que SEMPRE acontecem nesses ministérios: problema com música x ou y; problema com a escolha de tal ou tal horário de ensaio; problema com o fato de a igreja ter mais de um grupo musical; problema com o fato de a igreja ter mais de uma pessoa que toca meu instrumento; dentre outros, que, honestamente, prefiro nem citar pra não me entristecer ainda mais! Não somos o centro das atenções, queridos. Não MEEEESMO!! Então, vamo deixar de besteira e de "mi mi mizinho", ok?


4. Porque sempre tem alguém fazendo de outrem o centro das atenções.

Bom, tudo o que eu acabei de falar piora ainda mais quando acontece isso aqui. Em muitas ocasiões, há também os "discípulos" de cada lado, né? Hum... e esses são os PIOOOORES!!! Vivem se esgueirando, com conversinhas "secretas" e críticas ao lado oposto ou à opinião oposta, tentando conseguir asseclas (aliados) e/ou coisas do tipo. Gente, isso é CLÁSSICO!! Já vi em taaaanto canto!!! O pior, pra mim, é que essa galera fica jogando irmãos em Cristo uns contra os outros, só porque acha que Fulano ou Sicrano tem uma melhor visão disso ou daquilo. Mas, no fim das contas, eles mesmos (os discípulos) não têm a coragem necessária pra confrontar e/ou discordar publicamente (em reuniões, conversas, etc.) alguém que não partilha de sua opinião. E aí, fica nesse "joguinho" (do Capeta!!!) de ficar querendo fazer os outros de "pombo-correio" ou de "porta-voz" e ainda usa como instrumento de convencimento uma suposta submissão à liderança de seu porta--voz, pra ver se isso deixa ele/ela lisonjeado(a) o suficiente pra seguir adiante. Hum... sei não, viu? Mas isso tudo ainda pode ser manifesto de formas ainda piores. 

Tem ministério em que há um Fulaninho ou uma Fulaninha que é o(a) único(a) que faz algumas coisas, e não por falta de pessoal. Com todo o respeito a alguns ministérios de cunho nacional e internacional (não, não citarei os nomes, tá? rsrsrs), tenho muita dificuldade com ministério em que só "tem unção" quando é com indivíduo A ou B. Se não for com ele, "ah, não é a mesma coisa!". Ah! Fala sério! De novo eu vou dizer: vamo deixar de "mi mi mizinho", rapah!!! Pensei que o ÚNICO Indispensável no louvor fosse Jesus. Viiiish... Esse aí, muitas vezes, já tem estado tãããão longe, né? E, assim, galera, INEVITAVELMENTE, isso também vai gerar problemas, porque sempre tem algum crente no grupo (eita, peguei pesado agora, né? rssrsrsrsrs) que só adora ao Senhor mesmo. E aí, ele que TAMBÉM É HUMANO, vai se estressar com isso tudo e... já viu no que deu, né? E aí, os "infiliz das costa oca" vão dizer que ele, na verdade, só queria era o lugar do(a) outro(a) lá, o(a) adorado(a). Pois é. Falando sério, galera: somos todos pecadores, certo? Sim, somos. E é por isso também que, IGUALMENTE, precisamos entender que não devemos ser o centro das atenções. Se todo mundo que faz parte de algum ministério de louvor, REALMENTE entendesse isso, os prolemas seriam reduzidos pela metade, NO MÍNIMO! 

E, pra fazer justiça, preciso também dizer que, muitas vezes, o "idolatrado" não pediu por isso. Eu mesmo já vivi, dadas as devidas proporções, ocasiões em que determinado grupo era fã do que eu fazia e queria arrumar confusão por isso. E, apesar de eu ser penalizado por atitudes deles, não foi culpa minha. Penso que isso acontece um pouco também com outras pessoas. Mas faço questão de dizer que NÃO CONCORDO MESMO com qualquer tipo de idolatria. E não vamos negar que rola esse tipo de coisa, né? Aí não dá! Os problemas vão surgir!!


Conclusões

Muitas outras causas de problemas relacionados a ministérios de louvor poderiam ainda ser citados, não? Mas penso que, por hora, estas já são suficientemente fortes pra nos "chacoalhar" um pouco. Acredito que pensar no que foi aqui apresentado pode já nos provocar um mínimo de "se mancol", nos fazendo perceber quanta besteira e burrada nossos ministérios têm realizado e, muitas vezes, por negligência nossa!!

A verdade é que ainda temos muito no que melhorar, não é, queridos? Nós somos MUITO pecadores e temos muuuitos defeitos. Mas, enquanto continuarmos com alguns hábitos que NÃO VÊM DE DEUS, nada será mudado!! E, ao meu ver, as necessidades de mudança têm sido URGENTES!! Não dá mais pra esperar "o tempo certo" ou a suposta "unção". Deus deseja que melhoremos nosso agir ministerial e relacional AGORA MESMO! Mas, será que estamos dispostos a isso?

Faço também questão de afirmar que, assim como outros posts, este aqui NÃO É DIRECIONADO a alguém em específico, conforme já fui acusado de ter feito, até porque não sei que lê ou não isso aqui! hehe Deus é minha Testemunha e sabe disso. Eu jamais usaria essa ferramenta pra "guerrinhas" ou "joguinhos" de "disse-me-disse" e/ou pra mandar "recados". Não acredito que este deva ser o comportamento de um legítimo filho de Deus e, se não me comporto assim em minha prática diária e pessoal, muito menos num blog! Logo, se algum de vocês que leu isto aqui for infeliz o suficiente pra dizer a outrem que escrevi pensando em Fulano, me desculpe, mas estará por sua própria conta, e não me responsabilizarei por isto. No entanto, ainda quanto a isto, sei que é inevitável que as experiências que vi, ouvi e vivi, de um jeito ou de outro, influenciem aquilo que escrevo (e penso que é também por isto que este blog tem funcionado), e quem já trabalhou comigo sabe disto! Mas é preciso frisar que as minhas experiências só são consideradas úteis e relevantes o suficiente pra serem citadas quando percebo que também acontecem em muitos outros lugares, o que nos serve também de alerta! E isto não significa que estou endereçando um post pra alguém especificamente. Se algum dia eu fizer isto, por entender que é necessário, garanto que citarei nomes! Isso tudo, na verdade, apenas demonstra o quanto somos igualmente pecadores. Isso apenas demonstra o que um pastor, grande amigo meu, certa vez me disse sobre um outro post: é impressionante como nossas igrejas e ministérios (e seus defeitos) são parecidos, né? Concordo muuuito com ele. E, portanto, caso, como se diz, "a carapuça tenha servido em alguém", me perdoe, mas, na verdade, isto só prova o quanto você precisa melhorar (assim como eu preciso em MUITA COISA). E, talvez, esta seja a hora de você se sentar um pouquinho e se permitir ensinar e ministrar pelo Senhor, através de outros irmãos! Mas não se sinta assim tão especial e único, pois, como você, há milhões de outros, que cometem os mesmos erros ou outros, pois somos todos pecadores (incluindo este que vos fala!).

Portanto, POR FAVOR, entendam que a ideia deste post (e de tantos outros) é apenas nos abençoar e exortar sobre muita coisa errada que há em nosso meio. Agora, isso tudo que eu acabei de dizer, isto, sim, é direcionado!!!! É direcionado a quem quiser me acusar de direcionar algo pra alguém (hahahaha)!!! PELO AMOOOR DE DEUS, né??!!! rsrsrsrs  Não faça isso! Acho que a maioria de vocês sabe que não é este o caso, né, galera? rsrsrsrs Encerro, então, agradecendo mais uma vez a todos pela paciência comigo e com estas leituras e desejando a todos uma ótima semana, no nome de Jesus e pra glória d'Ele. Nossos ministérios dão problema? Dão sim. Podemos diminuí-los? E como!!! Vamos lutar por isto, então? Amém??

Abraços a todos e até a próxima!!


Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)



Comentários

  1. Meu ministério tá um caso serio ja se passaram muitos musicos bons e nenhum fica.e eu sou unico músico que ainda aguenta ficar mas estou desestimulado com o ministério.😑

    ResponderExcluir
  2. OTIMO TEXTO. É MUITO ISSO MESMO INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  3. No meu ministério também não é diferente,pois eu nunca vi no sentido de grupo as coisas não serem decididas entre todos,no meu ministério quem decide repertório,tons etc é só o vocal e isso é errado,pois ministro de louvor também é quem toca e não só quem canta, não vejo cumplicidade,irmandade, espírito de grupo,de equipe, todos pensando em todos para o bem da obra de Deus, há muita individualidade, não há respeito nenhum pela opinião um do outro, não há respeito e consideração nenhuma pelo pensamento ou sentimentos de alguém no grupo, aí eu não vejo coesão, crescimento, Deus agindo,e no final a culpa é de Deus pois ele não interviu,ou geração maldita de seres que acham que podem fazer da obra do senhor o que quiserem e como quiserem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong