Pular para o conteúdo principal

PREGUE A PALAVRA, CANTE A PALAVRA!









Aqueles que me conhecem de mais perto sabem o quanto sou apaixonado pela exposição bíblica e o quanto a defendo como a dieta prescrita por Deus para toda e qualquer comunidade eclesiástica. Acredito piamente que o ensino das Escrituras é o responsável pela real transformação de vidas e por moldar o caráter de Cristo em cada um de nós. Qualquer outro ensinamento que não seja da Escritura pode até nos parecer humanamente atrativo e pode até ser, de algum modo, positivo (eticamente, filosoficamente ou psicologicamente falando), mas nenhum deles transforma vidas de pecadores; apenas a Palavra tem este poder. Além disso, esta foi a ordenança do Senhor a nós, chamados para o ministério pastoral: Pregue a Palavra!!

Pregue a Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos (2 Timóteo 4.2-3). 

Além disso, é também desejo do Senhor que cantemos Sua Palavra ("cantem salmos") e canções que promovem edificação e adoram legitimamente ao Senhor.

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração (Colossenses 3.16).

(...) falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor (...) (Efésios 5.19).


Sei que costumo citar bastante estes textos aqui no blog (e... qual é o problema? rsrsrs), mas, de fato, o nosso Deus também Se ocupou em nos mostrar Seu interesse por aquilo que cantamos. Ele também Se ocupa (não gosto da expressão "se preocupa" hehe) com o que cantamos. Ele é tão interessado por música que destinou um livro inteiro da Bíblia (na verdade, são cinco, né?), o Livro de Salmos, cheinho de músicas!!

No entanto, temos visto um crescente número de canções supostamente "evangélicas" que têm se afastado cada vez mais daquilo que é ensinado pelas Escrituras e, como já disse por aqui em outras ocasiões, meu coração sofre bastante com isto. E aprouve a Deus me dar o privilégio de fazer parte de um ministério que abriu meus olhos pra muita coisa e, consequentemente, me fez buscar uma melhora constante naquilo que canto, toco e componho.

No ano de 2012, Deus me deu o privilégio de entrar num ministério chamado "Pregue a Palavra". E que bênção que isto foi em minha vida. Nunca imaginei, naqueles primeiros dias, que minha vida seria tão profundamente impactada e transformada. Não terei tempo suficiente pra falar tanto quanto gostaria desse ministério que tanto amo, mas, resumindo, o Pregue a Palavra é um ministério da PIBA que atua na capacitação de pastores e líderes, treinando-os na exposição bíblica. Este ministério tem feito grande diferença ao redor de nosso país (e, em breve, em outros também!), oferecendo um ensino saudável e de grande qualidade (e ainda TOTALMENTE GRATUITO) das Escrituras. E Deus tem usado grandemente este ministério para nos fazer retornar à Palavra de Deus!

E o que isto tem a ver com este blog, um blog que se propõe a tratar de adoração por meio da música? Tudo!!!! Acredito fortemente que o legítimo e saudável ensino bíblico transforma vidas. Já disse isto, né? E transforma aquilo que cantamos também!!! Se refletimos aquilo que somos em nossas canções (sejam elas compostas por nós ou escolhidas do repertório de outros compositores), cantamos aquilo com o que nos identificamos. E, honestamente, queridos, é por isso que, infelizmente, tem sido cantado tanto absurdo em tanto lugar; as Escrituras deixaram de ser primazia há muito tempo!!

Parafraseando meu querido amigo, um dos pastores aqui da PIBA e diretor executivo do Pregue a Palavra, David Merkh Jr., quando as nossas igrejas abraçarem a exposição bíblica, experimentaremos uma grande transformação na teologia de nossas canções! Concordo, assino embaixo, curto e compartilho! hehe Nós realmente cremos que, ao abraçar um ensino fiel das Escrituras, nossas comunidades buscarão cantar algo cada dia melhor e mais agradável ao Senhor e edificante às nossas vidas.

Por isso, eu e o David temos sonhado com um ministério voltado à composição de canções baseadas nos livros das Escrituras. É importante explicar pra quem não conhece que o ministério Pregue a Palavra ministra o curso de especialização em exposição bíblica em oito semestres modulares, sendo cada módulo composto por um livro da Escritura (Jonas, 2 Timóteo, Gênesis, Marcos, Efésios, Habacuque, Salmos e Tito). Isso pra que nós, expositores da Palavra, possamos aprender a pregar melhor e corretamente os vários e diferentes estilos literários presentes na Bíblia. A partir disso, então, desde o ano passado, tenho me proposto a compor músicas para cada um destes livros. A ideia futura é gravarmos um disco inteiro para cada um deles, mas, a princípio, estamos nos organizando para gravar um álbum com uma música pra cada livro do curso (estou ainda na fase de pré-produção e de composição de algumas músicas ainda não finalizadas), além dos livros que têm sido ensinados em nossos congresso anuais. E é aí que chegamos no propósito principal deste post.

Neste ano de 2015, nas duas últimas semanas, Deus nos deu o privilégio de sermos ministrados no Livro de Filipenses durante o Congresso Pregue a Palavra. E, continuando nesta minha jornada de composição, tive a alegria e honra de poder compor a música tema do congresso, baseada na Epístola aos Filipenses. Passo por aqui, então, pra compartilhá-la.

Como já disse, estamos ainda em fase de pré-produção do disco e confesso que não gosto muito de divulgar algumas coisas antes da hora. hehe Mas muito mais importante do que algo que eu gosto ou não é poder abençoar vidas e glorificar ao Senhor com meus irmãos. E, atendendo a vários pedidos dos pastores que participaram do congresso, estou oficialmente disponibilizando esta canção no link a seguir. A qualidade do áudio não está das melhores (até porque gravei tudo em casa mesmo, apenas para que os músicos que iriam gravá-la pudessem compreender melhor minhas ideias), mas é possível aprendê-la. hehe E a cifra está logo abaixo.

Espero sinceramente que esta canção possa abençoar suas vidas (não falo apenas àqueles que estiveram no congresso, é claro!) e sintam-se à vontade pra usá-la em suas igrejas, se assim julgarem válido. Espero também que ela os ajude a fixar melhor este livro maravilhoso da Escritura, como tem me ajudado. Então, sem mais delongas, eis aí a Canção de Filipenses (Tudo posso em Ti).

Abraços a todos e Deus abençoe!


Em Cristo,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong