Pular para o conteúdo principal

O PRÉ-CULTO


Imagem retirada de: valdivannascimento.blogspot.com


Ao longo de muitos anos, tive o privilégio de experimentar algo muito especial em nossos ministérios de louvor: aquilo que chamamos de pré-culto. Talvez, o nome nem seja mesmo o melhor (sei que podem aparecer aqueles que falam que nossa vida deve ser um culto constante e tudo mais - e concordo com isto, claro), mas começamos a chamá-lo assim por acontecer imediatamente antes de nosso momentos de culto público (o culto com toda a igreja reunida). 

Pode parecer bobo e não ter nada de novidade pra muita gente, mas o pré-culto é aquele momento em que nos reunimos, antes do culto com a congregação, pra orar, ter um tempo devocional e/ou conversar sobre alguns últimos ajustes e mudanças que possam se tornar necessários antes que o culto comece. Lembrando destes momentos, decidi escrever um pouco sobre eles e o porquê de eu considerá-los tão importantes.

Eu acredito que os nossos cultos são momentos nos quais devemos estar prontos para nos encontrar com o Senhor (muito cuidado em como você pode interpretar isto, tá? rsrs) e com Seu povo, num mesmo lugar, para adorar o Criador coletivamente. Estar com a congregação dos santos é algo ordenado pela Escritura (cf. Hebreus 10.25) e algo necessário à nossa edificação e crescimento mútuo (cf. Efésios 5.19-20; 1 Coríntios 12-14). Não dá pra viver um verdadeiro cristianismo sozinho; pelo menos, não é isto o que a Escritura ensina. Se um de nós quiser decidir viver assim ou não, aí é outra coisa. hehe

Espiritualmente falando, todos estamos já prontos (posicionados santos) para adorar ao Senhor em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio do sangue de Cristo Jesus, derramado por nós (Hebreus 4.14-16; 10.18-20). Contudo, estamos tão envolvidos com tanta coisa (montagem de equipamentos, passagem de som, verificar se tá tudo ok pro culto, etc.) que isto acaba até mesmo nos estressando um pouco e, quando chega a hora do culto, estamos já cansados e com a cabeça cheia (lembrando que, via de regra, somos sempre os primeiros a chegar, não é?). Acho muito importante, então, um tempo pra parar tudo, esquecer de todos os ajustes que, a esta altura, já devem ter sido feitos e apenas focar no Senhor e em Sua glória.

Este deve ser um momento em que, juntos, confessamos nossos pecados ao Senhor, a fim de estar puros diante d'Ele e devidamente preparados para nos aproximar do Senhor (cf. 1 João 1.9; Hebreus 10.22). Este deve ser o momento em que colocamos diante d'Ele todos os nossos planos pro culto, de modo que n'Ele esteja nossa confiança de que tudo correrá bem e que tudo será consagrado a Ele. Este é o momento em que devemos dizer, já de início: "Não a nós, Senhor, mas ao Teu nome dá glória" (Salmo 115.1). É a hora de nos humilharmos diante de Cristo, entregando tudo o que acontecerá em Sua mãos e no controle de Seu Espírito, pedindo que Ele venha nos conduzir.

Acredito que também vale a pena se fazer uma breve devocional, com a leitura da Palavra. Lembrando que tudo deve ser feito com base na Escritura e a tendo como prumo e padrão (João 8.31; 17.17). Logo, ler um salmo de louvor, por exemplo, ou algum outro texto que nos encoraje ao engrandecimento do Senhor (orações, breves narrativas, etc.) pode servir de grande estímulo antes de iniciarmos o tempo de louvor com nossos irmãos. É claro que este não é um momento pra uma pregação de 50 min, mas o "simples" fato de que o Texto será lido e de que se poderá meditar n'Ele, já faz a diferença no modo como começaremos o culto. Imagina só começar um culto pensando: "Rendei graças ao Senhor, porque Ele é Bom e Seu amor dura para sempre" (Salmo 118.1).

Por outro lado, é preciso cuidado pra que este não se torne um momento em que "pepinos" ministeriais serão resolvidos, ok? Há tempo pra tudo, já nos ensina a Palavra (Eclesiastes 3.1) e este NÃO é o momento pra isto. É bom que este seja um tempo em que o secundário é deixado de lado e  no qual nos entregamos por completo ao Senhor. Tudo o que é técnico e administrativo, reitero, já deve ter sido feito ANTES deste momento, a fim de que os imprevistos sejam evitados ao máximo. E, assim, deste momento em diante, nenhum dos músicos estará mais preocupado se o som disso ou daquilo está bom, se o cabo está falhando ou não ou se vai dar tempo de resolver algo. A partir de então, todos os esforços estarão voltados às orações cantadas que serão realizadas com o povo de Deus que se reunirá naquele lugar.

Preciso também dizer que é muito importante que os pastores sejam convidados a estar junto com nossos grupos de louvor neste momento. Pode ser até que eles tenham uma ou outra informação (que seja realmente indispensável) de última hora que todos precisem ouvir. Além disso, temos que estar cientes do fato de que a adoração comunitária que prestamos ao Senhor não consiste apenas de músicas, mas também de testemunhos, de ofertas e, principalmente, de ministração da Palavra de Deus. Os pastores também adoram conosco e, por isso, também precisam estar se preparando pra este momento, caso assim desejem (e espero que desejem hehe) e possam, é claro. Às vezes, eles estão resolvendo outras questões relativas ao culto e/ou recebendo os irmãos que estão chegando e, por isso, não podem estar conosco. Mas realmente acredito que, com um bom planejamento, dá sim pra que eles e todos mais que também participarão do culto "fora dos bancos" (solos, apresentações de teatro, testemunhos, etc.) se façam presentes no pré-culto. Somos um corpo e precisamos estar juntos como equipe na realização desta obra. E esta é, sim, uma excelente oportunidade (além de outras, é claro) pra que os pastores estejam próximos dos ministérios de louvor, caminhando junto com eles.

Quanto tempo deve durar o pré-culto? Bom, acho que você precisa avaliar bem a sua realidade e contexto e conversar com os pastores, líderes e demais irmãos que fazem o ministério. Eu, particularmente, penso que um tempo de 15 a 30 minutos é suficiente e viável pra isto. Mas, se seu ministério quer e pode passar 2h em tempo de oração antes de cada culto... bom, acho que seria ainda mais maravilhoso! hehe Afinal de contas, orar e se consagrar ao Senhor nunca é demais, né mesmo? Mas tenhamos sempre bom senso e sabedoria, vindos do alto (cf. Tiago 1.5). E, quer seja um tempo de 15, 20 ou 30 minutos, que possamos, sim, entregar nossas vidas e tudo o que faremos em cada culto nas mãos d'Aquele que é o Único Digno, de louvor, honra, glória e adoração.

Portanto, que nossos ajuntamentos não sejam meros espetáculos que nos satisfazem e embelezam artisticamente os hábitos cristãos dos irmãos de nossa igreja. Que tenhamos momentos de verdadeiro encontro coletivo com o Senhor, que habita em Seu povo e anda no meio de Suas igrejas (Apocalipse 1.12-20; 2.1). E que, pra isto, estejamos devidamente preparados e com o foco n'Aquele que era, que é e que há de vir, o Todo-Poderoso (Apocalipse 1.8), sem nada que nos impeça de adorá-Lo, como Ele merece, por meio de Cristo Jesus. A Ele a glória!




Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)






Comentários

  1. Compartilhamos desse precioso momento aqui em nossa igreja... realmente nos dá um estímulo a mais... começamos o culto maravilhados... recomendo a todos...

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe meu querido Montanha. Suas publicações nos tem abençoado. Abç.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong