Pular para o conteúdo principal

SOLA SCRIPTURA (Só a Escritura)






Vamos começar falando do primeiro "Sola". Pode ser?

Tanto se debateu ao longo de tanto tempo como conhecer a vontade de Deus. E por séculos a fio, creu-se que a Igreja era a responsável e única capaz de mostrar ao homem o que Deus queria. A Igreja de Roma, com isso, conseguiu oprimir tantos e tantos homens que sinceramente buscavam o Senhor, além de outros que não nutriam tal interesse! Ela chegou mesmo ao ponto de fazer de tudo para que as pessoas não se aproximassem da Escritura, pois, ao lerem a Palavra de Deus, seria inevitável perceber o quanto as práticas do clérigos (padres, freiras, monges e o próprio Papa) estavam distantes do padrão estabelecido pelo Senhor em Sua Palavra. A ilusão era tanta que um dos reformadores, em seu testemunho, relata que tinha medo de ler a Bíblia e se tornar um rebelde contra a Santa Igreja. 

A Reforma, portanto, procurou resgatar o princípio original do Evangelho de que só a Escritura nos ensina a vontade real do Senhor e que, qualquer concílio, ordem papal ou palavra de quem quer que fosse que contrariasse o que está lá escrito deveria ser rejeitado completamente. Apenas a Escritura "não pode falhar", como disse Jesus em João 10.35. Foi a respeito d'Ela ainda que o Senhor Jesus disse:

"Se vocês permanecerem na minha Palavra, verdadeiramente serão meus discípulos e conhecerão a verdade e a verdade os libertará" (João 8.31-32).

O apóstolo Paulo afirmou que:

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."

E, àqueles que duvidavam da Escritura, por ter sido escrita por homens (pois é: até os membros da Igreja poderiam defender isto, só pra que a vontade deles e da instituição Igreja de Roma fosse colocada em patamar superior à Palavra):

"Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1.20-21)

Por isso e por muitas outras razões que não teríamos tempo pra listar aqui (bem como as inúmeras passagens da própria Bíblia que falam sobre isto), Lutero liderou este movimento de retorno à Escritura. Uma vida devidamente fundamentada e guiada pela Escritura gerará frutos, agradando ao Senhor, produzindo vidas conforme Sua vontade. O caminho deveria ser sempre da Bíblia para as práticas, para os discursos, para os credos, para a cultura, etc., e não o contrário.


Sola Scriptura e a música cristã de hoje

Fico sempre me perguntando o quanto que a Bíblia tem realmente influenciado o que produzimos de música hoje. Nem falarei de outras questões como a cultura em geral, carreiras profissionais, pregações, etc; prefiro focar na música mesmo agora. Fico mesmo me perguntando se, de algum modo, quando nossos compositores escrevem suas canções, estão pensando em algo da Palavra e/ou registrando algo que veio de lá ou, ainda, expressando um sentimento que surgiu a partir da leitura bíblica.

Cada dia mais percebo músicas distantes DEMAIS dos valores ensinados pela Escritura. Cada dia mais vejo o experiencialismo tomando conta de nossas letras e sobrepujando um espaço artístico que bem poderia ser usado para nos fazer lembrar mais da Escritura, mas que tem sido usado para clichês e expressões gospel batidas e repetitivas.

E, se alguém ainda não quiser considerar o caráter didático que a música pode ter, fico triste ao perceber que, independente disto as canções de muitos sequer têm algum fundamento bíblico e ainda pior, muitas vezes, contrariam os princípio da Palavra de Deus.

Como podemos nos dizer servos do Senhor se cantamos algo que não está em Sua Palavra, local onde enxergamos Seu caráter e vontade para nós? E também não podemos MESMO ignorar o caráter didático das canções. Basta lembrar de Colossenses 3.16 (sempre citado neste blog):

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração." (Colossenses 3.16)

A construção grega da passagem demonstra que o cantar salmos, hinos e cânticos espirituais é um dos meios pelos quais a Palavra de Deus habita em nós. Uau! Pois é, pois é. Tanto é que Lutero, escandalizamos a muitos da Igreja de Roma, começou a musica versículos bíblicos, a fim de facilitar sua memorização e ensinar a Palavra por meio da música! Vale lembrar também que ele traduziu a Bíblia para o alemão, o que era considerado uma grande afronta e iniquidade vil para a Igreja Romana. A versão latina da Bíblia (Vulgata) é que era a versão sagrada permitida (e olha que a Bíblia originalmente neeeem foi escrita em latim, mas, como era a língua deles, em Roma...), mas Lutero não só a traduziu para o alemão (ele foi um dos primeiros a traduzir a Bíblia para outras línguas), facilitando o acesso do povo comum à Escritura, como também fez com que o povo cantasse a Palavra! Gente!!! Precisamos resgatar este valor!! Por isso que, já há alguns anos, estou envolvido em nosso ministério, o Cante a Palavra (para mais informações, ver aba: Cante a Palavra). Em breve, nosso primeiro álbum sairá, com a Graça de Deus. 

Dizem "por aí" que a arte é a expressão dos sentimentos e pensamentos de um povo. Pois bem: nossa arte e, consequentemente, nossa música deveria expressar quem nós somos, ou seja: servos da Palavra de Deus. Nossas canções deveriam ser um simples reflexo consequente de nosso relacionamento com o Senhor por meio de Sua Palavra. No entanto, tem sido refletido nosso egoísmo, ganância, vingânça (dáááá-lhe sabor de mel hehe), dentre outros sentimentos nada cristãos. Vamos cantar a Palavra, queridos. E, se não estamos com tanta facilidade assim em expressar naturalmente este reflexo e usar nossas próprias palavras em subordinação às Palavras Eternas, comecemos por elas, então. Tem muita coisa boa pra cantar nos 66 Livros que Deus nos deixou! Comece pelos Salmos, por exemplo (ver post: CANTAI-LHE SALMOS). E não posso também ser injusto e deixar de mencionar que há ainda, SIM, alguns poucos irmãos e irmãs nossas apegados à Palavra e em cujas composições é inevitável perceber que leem a Bíblia e que Ela é parte de suas vidas.


Sola Scriptura e Eu

Agora, vamos falar sério: como está o MEU relacionamento com a Escritura? Será que Lutero e tantos outros irmãos nossos deram suas vidas pra que tivéssemos acesso a diversas traduções e versões da Bíblia apenas pra que elas ficassem paradas, empoeiradas em nossas casas e/ou escondidas no recôndito de nossos aplicativos de smartphone ou, no máximo: pra usarmos no domingo à noite ?E olha que, às vezes, nem domingo usamos; tem muito pregador por aí que não requer muito o uso da Palavra, infelizmente! Mas isso já é outro assunto. hehe

Precisamos voltar para a Escritura!!! A Reforma, assim como naquele tempo, não deve ser institucional, e sim, começar em nossos corações. Precisamos ter nosso ser completamente envolvido, inundado, transformado e transbordando da Palavra de Cristo, para poder dizer com Davi, na segunda estância de um de meus Salmos prediletos (recomendo que leiam o Salmo completo depois):

"A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. 

São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.

Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!" (Salmo 19.7-14)

Esta é a Palavra de Deus para nós!!! Glórias a Ele por isso. Recomendo também que dedique um tempinho para ler o Salmo 119. Uau!!! Lá você verá a graaaaaande riqueza da Palavra de Deus e o quanto deveríamos cantar mais a Palavra; seu autor nos deu 22 estrofes maravilhosas em sua canção hebraica!


Compondo Sola Scriptura

Pensando nisso tudo, não aguentei e precisei compor algo que expressasse um pouquinho (só um pouquinho mesmo!) do que representa a Palavra, expressando também o sentimento reformado de retorno à Escritura. Por isso, apresento aí abaixo a canção "Sola Scriptura". Basta clicar no link.




Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong