Pular para o conteúdo principal

COMO COMPOR CANÇÕES BÍBLICAS

Imagem extraída de: opalcodigital.com.br



Sempre me perguntam e/ou me pedem dicas de composição. Entendo que, ao compor, temos que compor da forma mais bíblica possível. Por isso, sendo bastante direto, gostaria de compartilhar cinco maneiras que podemos/devemos usar para compor canções bíblicas.


1 - Por citação direta

Este seria o modo mais conectado à Escritura, uma vez que não se propõe a fazer alterações e também não é uma explicação e aplicação do que um texto da Bíblia está realmente dizendo. 

Quem assim for compor, na verdade, comporá apenas a melodia, pois a letra já está feita: é literalmente o texto em si, mesmo que se use trechos de diferentes passagens, relacionando, por exemplo, dois versículos de um Livro da Bíblia com outros textos vindos de outros Livros da Escritura. Claro que não preciso dizer que, se formos usar textos de passagens diferentes, isso deve ser feito com todo o respeito possível aos contextos, de modo a se respeitar o sentido original das passagens, né? 

Por isso que acho muito mais seguro que, ao invés de se utilizar várias citações de diferentes passagens, que podem ou não estar conectadas de algum modo, usarmos um só trecho da Escritura e musicá-lo. Por exemplo, um Salmo (ou parte dele). Podemos incluir nessa categoria também canções com leves mudanças na ordem das palavras ou em um ou outro vocábulo (algo que até mesmo as diferentes traduções fazem), de modo a melhor se adequar melodicamente.

Como exemplo, podemos citar a clássica canção dos Vencedores por Cristo, "Então se verá", que cita Lucas 21.27 e, em seguida, Mateus 24.27. E também "Rei das Nações", do mesmo grupo, que cita Apocalipse 15.3-4.


2 - Por citação indireta

Ao assim compor, estaremos até citando textos, mas não necessariamente de maneira exata ao que lá está escrito. A canção pode até conter trechos literalmente citados, mas não será assim sempre. Paráfrases serão feitas ou mesmo resumos. De todo modo, um leitor bíblico minimamente conhecedor das Escrituras facilmente reconhecerá que aquelas palavras estão relacionadas com tais e tais passagens da Palavra de Deus.

Esta é uma forma de deixar o compositor bem mais livre quanto aos vocábulos usados e, ainda assim, continuar biblicamente embasado, desde que em seu modo de usar a Palavra de Deus, tudo seja feito de modo coerente e sem qualquer contradição ao que dizem as Escrituras.

Como exemplo, podemos citar a canção "Sonda-me", do cantor e compositor Robson Nascimento, claramente baseada no Salmo 139, mas que não o cita por completo e nem exatamente igual a como se encontra na Escritura.


3 - Por alusão

Uma canção que faça alusão a um ou mais textos bíblicos também será, via de regra, identificada como baseada na Palavra de Deus, mas não tão facilmente quanto as que forem compostas fazendo uso de citações. Contudo, as palavras usadas na canção trarão à lembrança de quem as canta passagens da Escritura, mesmo sem citá-las.

Esta forma de compor é bastante usada em canções que, por exemplo, estão contando histórias bíblicas, falando sobre acontecimentos e/ou personagens da Escritura ou mesmo em orações feitas pelo compositor, nas quais se percebe certo relacionamento de suas palavras com um ou mais textos.

Cito como exemplos as canções "Vento Livre" (que faz alusão a João 3) e "Essência de Deus" (que faz alusão a 1 Coríntios 13), ambas obras do compositor João Alexandre. Outro exemplo muito bom é a canção "À Sombra do Altíssimo", composta por Ana Paula Valadão Bessa e que faz alusão ao Salmo 91. Poderia ainda citar "Novo", composta por Tiago Arrais, que faz alusão a diversas passagens da Escritura. Por sinal, você consegue identificar todas elas? Deixo aqui o desafio. hehe


4 - Por aplicação

Canções aplicativas extrairão verdades bíblicas, oriundas de um ou mais textos, e as aplicarão ao próprio compositor da obra (se for uma canção em formato de oração cantada) ou aos que a escutarem (se for uma canção mais didática). 

Esta forma de compor se assemelha bastante ao que faz um pregador ao expor as Escrituras. Lemos o texto e, a partir dele, extraímos as lições que coerentemente vemos no texto, de modo a colocar em prática as verdades reveladas pela Escritura. Também preciso enfatizar que isso deve ser feito com todo o cuidado para não afirmarmos coisas que a Palavra de Deus não afirma e tampouco acrescentar falsas verdades ao ensino do Senhor.

Um bom exemplo desse tipo de canção é a música "Pedras" (Leonardo Gonçalves), trazendo para nós a realidade exposta por 1 Pedro 2.1-10, ao dizer que "nós éramos pedras de rua...". Alguém até poderia argumentar ser esta canção também um exemplo de composição por alusão; no que diz respeito à primeira parte da canção, não estaria errado. Mas é importante observar que, na segunda parte, o autor fala sobre comportamentos que nós devemos ter, aplicando princípios a nossas vidas.

Outro bom exemplo é "Casa de Deus", interpretada por Aline Barros. A canção faz alusões a diferentes passagens bíblicas ao trazer a metáfora da Igreja como Casa de Deus, afirmando também que as portas do inferno não prevalecerão contra ela (cf. 1 Coríntios 3.16; Mateus 16.18; Efésios 2.19-22). Embora o conceito, a metáfora, seja algo bem direto e facilmente reconhecível, perceba que a canção não faz citações e/ou paráfrases do texto simplesmente, e sim aplica ao eu-lírico (à voz do próprio compositor e de quem estiver fazendo esta oração cantada) tal realidade. Aqueles que a cantam trazem para si a realidade de sermos casa de Deus e de sermos um no Senhor. "Ele É" (Tiago Arrais) é também um bom exemplo.

Esse é um modo de compor que requer muito cuidado, quer fazendo uma oração cantada ou compondo uma canção mais didática, que ensina aos que a ouvem; já que os textos não estão sendo diretamente citados, há grande risco de aplicarmos realidades que não deveriam ser a nós aplicadas e/ou de distorcermos o sentido original das passagens. E aí também reside a importância de conhecermos as Escrituras, né?


5 - Por adequação de vida

Este é o modo mais distante (no que diz respeito a palavras usadas) do texto bíblico, mas não precisa (e nem deve) ser menos bíblico. por isso. Incluo aqui toda e qualquer canção (quer em formato de oração ou de declaração/ensino) que vem de experiências que vivemos, de orações que brotaram do fundo de nossos corações ou de ideias que tivemos. Ou seja, não vieram mesmo de qualquer texto bíblico. 

Como compor assim e ser bíblico, então? Este é o maior desafio. Mas, se temos uma vida devocional bem ajustada e constantemente aprendemos da Palavra, estudando-a, sendo ensinados por nossos líderes e por aí vai, naturalmente haverá o desejo em nós de adequar TUDO o que fazemos às Sagradas Letras. E, assim, mesmo uma simples oração cantada, estará dentro daquilo que ensina a Palavra de Deus. Basta não contradizê-la e/ou possuir quaisquer palavras que não estejam de acordo com a Bíblia. 

É muito mais difícil ser bíblico assim, confesso. Mas precisava falar sobre isso também, para que ninguém pense que estou dizendo que só é possível ser um compositor bíblico se estiver de algum modo citando ou fazendo alusões a passagens da Bíblia. Não. Não apenas é possível como necessário que sejamos bíblicos em tudo. É como nosso falar. Quando falamos, não estamos citando textos bíblicos o tempo inteiro, mas nosso falar não pode ser torpe e deve promover edificação (cf. Efésios 4.29; 5.3-4).

Entretanto, também não posso deixar de dizer que, considerando o que temos visto por aí, entendo ser cada vez mais necessário nos aproximarmos dos primeiros modos de compor que aqui apresentei.. É uma forma de reagir saudavelmente a tanta bobagem que tem sido dita por aí como se a Bíblia também o dissesse. Por isso, por mais que eu mesmo componha de todas estas cinco maneiras aqui apresentadas e possua um bom número de canções que se enquadram nesta quinta categoria, hoje, prefiro muito mais investir meu tempo nos dois primeiros modos de compor e também no terceiro e quarto modos, embora um tanto menos. Diria que, hoje, a forma que mais tenho composto se enquadra no item 2 ou 3 (ou numa mistura do 1 com o 3. E, quando necessário, no item 4. 



Para acompanhar um pouco mais disso e ter acesso a canções que humildemente foram compostas com o maior interesse bíblico possível, convido você a conhecer (caso ainda não conheça) o Cante a Palavra, ministério que tenho o privilégio de liderar e que tem sido onde a maior parte de minhas energias de composição tem sido dedicada nos últimos anos. Para conhecer melhor o ministério, basta segui-lo no Instagram (@canteapalavra) e/ou acessar o link: Cante a Palavra .


Por fim, também é preciso dizer que bem podemos fazer uma mescla com duas ou mais destas maneiras de compor canções bíblicas. O que importa é que sejamos realmente bíblicos cada dia mais no que cantamos e no que vivemos!


Que Deus nos abençoe e nos ajude nesta tarefa!




Em Cristo,
M. Vinicius


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong