Pular para o conteúdo principal

QUANDO PAREI DE CANTAR





Uau!! Retornar o blog assim não estava nos meus planos, mas… dizem que os melhores posts são os mais espontâneos, né?

Eis onde estou agora: na sala de estar de meu apartamento, após ser muito abençoado por um momento de louvor de uma igreja que tem sido referência pra mim e que fez uma linda live no instagram. Uau! (de novo) Que tempos malucos esses que temos vivido! Pra vc que está lendo isto depois, estamos em meio à pandemia do COVID-19… confinados em casa. É... e, embora estivesse planejando um retorno aos posts por aqui e também desejando dar o testemunho que aqui partilharei, não imaginava que o faria exatamente agora. heh Mas não posso negar que fui tomado por algo, arrebatado por tamanho sentimento, neste momento, ao louvar junto com meus irmãos que estão lá no Kentucky, via internet, que não tinha como não parar e escrever. Vamos ao post, então. hehe


O título

Título meio estranho este pra um post feito por um músico, num blog sobre música na igreja, né? Pois é… estranho de ser escrito; mais ainda de ser vivido. Contudo, preciso ser honesto com vocês: vivi isto! E, agora, rasgo aqui meu coração.

Não preciso dizer que cantar tem sido sempre parte de minha vida desde quando nem sei quando. rsrs Só aos seis anos que comecei oficialmente a estudar música, mas, antes mesmo disso, já cantava na igreja e com meu pai e meu tio e minha mãe… estava sempre nos ensaios e etc. E cantar é, de fato, muito bom! Mas cantar para o SENHOR é muito melhor.

Inúmeras são as passagens que nos ordenam a cantar ao Senhor. E, no Livro de Salmos, ainda mais (cf. Colossenses 3.16; Efésios 5.18-20; Salmo 33.1-3; Salmo 96.1-13; dentre outros). E, como a própria Escritura diz, os mandamentos do Senhor não são penosos (cf. 1 João 5.3), né? Não é uma coisa difícil de se fazer no sentido de “Oh, que coisa terrível Ele nos ter mandado cantar” rsrs Dificilmente alguém não gosta de cantar. Conheço poucas pessoas que diriam isto. E mesmo estas, na verdade, gostam de cantar, só não descobriram isto ainda ou não o admitiram. rs Na verdade, muitas vezes, por trás disso, há algum trauma ou timidez ocasionada por experiências traumáticas com música (e muitas vezes dentro da própria igreja) ou algo do tipo. Mas… mesmo quietinhos, em silêncio, no fundo, os corações destas pessoas estão cantando. 

No entanto, cantar tem sido sempre muito associado a algo alegre, a momentos em que tudo vai bem! E… o que dizer dos outros momentos? O Livro de Salmos nos mostra que nestes momentos é também tempo de cantar. Pra isso que os Lamentos, uma das categorias de Salmos, foram compostos (sobre isto, falo melhor em outro post: LAMENTOS QUE CURAM). Mas… voltando ao título deste post, este que vos fala parou de cantar!


Os "porquês"

O ano de 2019 definitivamente não foi um bom ano para mim e minha esposa. Na verdade, sejamos justos: 10/12 dele não foram muito bons. hehe Nossa segunda filha nasceu logo no início do ano e isto SEM DÚVIDA ALGUMA já valeu pelo ano inteiro, mas… pensando cronologicamente, posso dizer que, depois disso, foi só luta atrás de luta, provação atrás de provação, dentre outras coisas que não valem a pena serem listadas aqui.

Tivemos que enfrentar um dos momentos mais delicados pelo que já passamos e como foi (na verdade, como ainda tem sido) difícil! Estamos em plena transição ministerial (pra quem não sabe ou não está familiarizado com a expressão, quando um pastor diz isso, na verdade, ele quer dizer que tá desempregado rsrsrsrsrs ele está “sem igreja” , pois seu ministério na igreja em que estava chegou ao fim). E, sem entrar em detalhes (novamente), este processo tem sido um processo difícil e doloroso. E, na busca por uma nova igreja (graças a Deus, estamos congregando numa nova comunidade, embora não seja esta ainda a igreja em que estarei pastoreando (estamos no aguardo de Deus quanto a isto), mas crente não pode ficar sem igreja, gente. Jamais! É manadamento (cf. Hebreus 10.25). E... isto tudo não foi, evidentemente, escolha nossa, mas tivemos que passar por este processo. 

O fato é que, em meio a ele, tentamos encontrar uma nova igreja por meses e... nada. Assistimos, pela internet, aos cultos de nossa igreja em SP (lembrando que estamos em Natal!), mas… não era a mesma coisa, embora todos os meus mentores e conselheiros estejam lá e a tecnologia nos possibilite um bom contato. 

E, assim, pouco a pouco, fui … parando de cantar. Mas… como assim? É… não havia ministério em que eu estivesse (ou seja: não havia aquela “obrigação” de ensaios, momentos de louvor no culto etc), sequer estava eu oficialmente numa igreja mesmo e, quando visitávamos algumas… sinceramente, tava difícil com o repertório por lá cantado. Sem querer ser melhor que ninguém, Deus sabe bem do nosso zelo e desejo constante por canções mais bíblicas e isto, infelizmente, tem sido raro hoje em dia. E, assim, fui permitindo que nosso inimigo fosse roubando de meu coração aquilo que ainda me restava: o louvor do coração.


Questões importantes

Ok! Ok! Mas… e o Cante a Palavra? Bom… durante todo o segundo semestre de 2019, ele permaneceu praticamente parado também. Não tivemos encontros, ensaios… no máximo conversas por WhatsApp. Gente… não pensem que foi de uma hora pra outra ou que programei e planejei ou escolhi isso, mas… o fato é que, dia após dia, semana após semana, de pouquinho em pouquinho, eu fui parando de cantar.

O esquisito é que eu sempre cantei em casa. Nunca deixei que os momentos de adoração com música ficassem restritos à igreja; sempre cantei ao Senhor em casa e, nos últimos dois anos, sempre cantei com minhas filhas também, mas algo diferente estava realmente acontecendo…

E, assim, ao invés de me lançar diante de Quem tudo vê e que merece ser adorado em TODA E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA (e não só com música), fui me fechando dentro de mim mesmo… “Ah. Mas não é só cantar”, alguém dirá. Claro que não. Mas… sejamos sinceros: há algo de errado com alguém que simplesmente não canta e/ou não tem sentido qualquer desejo de cantar, principalmente quando se diz respeito a cantar ao SENHOR. Não to falando de cantarolar comerciais de TV e outras coisas… e sim de louvar ao Rei dos reis com MINHA MÚSICA, aquilo que é parte de quem sou. "Poxa… compositor… já com tantos anos de trabalhos com música cristã e… por que você parou, cara?"


A Virada

Bom… não tem como não louvar ao Espírito. Ele foi o responsável por me fazer perceber o mundo silencioso em que havia eu adentrado. Primeiro, em casa, num destes momentos em que eu estava com minhas filhas, com o violão (elas gostam muito e a mais velha sempre escolhe o repertório e tal hehe)… neste dia, eu comecei a “tirar da cartola” ou “do fundo do baú” algumas escolhas minhas e.. ali, sentadinho no chão no quartinho delas, rodeado de brinquedos, eu me dei conta: “Cara… quanto tempo que você (realmente) não cantava (de fato) PARA O SENHOR!” O QUE HOUVE?” 

Os olhos “se molharam” (digamos assim hehe) e, ali, com minhas pequenas, eu me derramei em canções diante do Senhor… e… como foi bom!!! E não parou por aí.

Dias depois, em um dos cultos da igreja que finalmente havíamos encontrado para congregar, num do primeiros a que fomos, canções que marcaram minha história em um dos ministérios de louvor por que passei começaram a ser cantadas e eu, é claro, comecei a cantar junto e... veio aquela voz de minha própria consciência: “Cara… nem eu tinha percebido, mas… com eu senti falta disso!!!! Quanto tempo que eu nao cantava JUNTO COM O POVO DE DEUS E COMO É FANTAAAAASTICO!!! Como é lindo isso tudo".


Adoração Individual + Adoração Comunitária

Sim! Não pense que o Espírito deixaria que eu fizesse disso tudo algo SOBRE MIM. Não, não mesmo. É sobre Ele e sobre o povo que pertence a Ele! Engana-se aquele que pensa que a adoração começa em si e termina em si. Bom…. talvez, até faça sentido, se estivermos falando de adoração ao próprio "eu". E não falo em tom de superioridade. Desta adoração ao "eu", assim como toda a humanidade, eu também conheço e já fiz parte em algum momento… e até mesmo nestes meses, enquanto meu “enganoso e desesperadamente corrupto coracao” (cf. Jeremias 17.9) me convenceu, de algum modo, que não havia razão para cantar! A adoração que a Escritura ensina vem do SENHOR. Tudo vem d’Ele e começa com Ele! Vejam Isaías 6.1-7. E, embora a adoração deva ser também individual é também indispensável que seja coletiva!!! É só ver o enorme número de Salmos que são orações individuais, mas também aqueles que são uma convocação ao louvor destinada a toda a congregação.


Não pare de cantar! "Quem canta, seus males espanta"

Pronto. Ele me havia trazido de volta. E, dali em diante, a mensagem do meu melhor Amigo, o Espírito Santo, era muito clara: nunca mais pare de cantar!!! Está tudo bem? Cante! Tá tudo “marromeno”? Cante. Tá tudo terrível? Cante também. Afinal de contas, não é por você e nem para você que você canta!” Fato. Não era… nunca foi e nem nunca será!!! 

Dizem por aí que “quem canta, seus males espanta.” Como músico, posso até dizer que isso é também verdade. Mas entendo, como músico do SENHOR, que, se já é assim com a música per si, muito, mas muito mais, infinitamente mais, é com aquela que é cantada a Ele. Quando cantamos pra Ele, sim: “os males espanta”. E nossa motivação de cantar não deve ser um simples ditado popular, e sim Quem Ele é e o que Sua própria Palavra nos diz. De modo que, quando cantamos a Palavra, como convém, ela própria, a Palavra de Cristo, habita em nós e experimentamos da plenitude do Espírito. Então… sim! Definitivamente, sim: quem canta (ao Senhor, do Senhor e pelo Senhor), seus males espanta.




Ah… quando parei de cantar… quando foi mesmo que parei de cantar? Foi um dia desses… um dia desses… parece que foi ontem… mas também parece que faz anos… enfim… espero sempre me lembrar disso, pra nunca deixar de me lembrar de me esquecer disso. Espero me esquecer disso, pra nunca mais deixar de me lembrar disso. Enfim… é verdade: eu PAREI DE CANTAR! Mas… voltei! Enfim, voltei. Ou melhor: fui voltado. O mérito é d’Ele, todo d'Ele. E pelos méritos d’Ele, posso dizer, pela fé: não paro mais! Não mais… nunca mais!




Em Cristo,

M. Vinicius (Montanha)


Ps.: Quer dicas sobre como não parar de cantar, mesmo em casa? Bom... isto vai ficar pra um outro post, ok? hehe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong