Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA CELEBRAR O MÊS DO ADVENTO MESMO DURANTE A PANDEMIA

Imagem extraída de: 
https://aparecidaliberato.com.br/energia-do-mes/dezembro-2016/



Todo ano é a mesma coisa: o mundo ocidental (e parte do oriental) se transforma em torno das festividades de fim de ano, em especial, do Natal. Este ano, as coisas serão um tanto diferentes. É inevitável, irreparável e notável que o Natal de todos não será o mesmo. 

Mas podemos tomar esta afirmação de que o Natal não será o mesmo pelo prisma positivo, e não negativo. Podemos, então, já que dezembro já chegou, começar a preparar nossos corações para a grande celebração de que o Deus Criador veio ao mundo como Redentor! 

Separei, então, algumas dicas de como podemos aproveitar melhor esse mês de dezembro, mesmo ainda em meio a uma pandemia que tem deixado muitos ainda em casa apenas e outro, mesmo fora de casa, com limitações diversas quanto a ir ou vir e coisas do tipo. Mesmo que não siga todas elas, creio que seguir algumas pode nos ajudar bastante. 



DICA 1 - MONTE UM CALENDÁRIO DO ADVENTO 

Principalmente pra quem tem criança(s) em casa, esta é uma ação fantástica e que bem pode se tornar uma tradição familiar, deixando marcas indeléveis no corações de nossas crianças. 

Com um calendário do advento, a cada dia de dezembro, pais e filhos podem ir executando uma série de tarefinhas (leituras, vídeos, pinturas, recortes, colagens, músicas) que tratam da vinda de Cristo ao mundo. E estas atividades são conduzidas de maneira a rumarem a seu clímax, seu ápice no dia 25! E… engana-se quem pensa que isso só serve pra crianças. Você pode mudar o estilo das tarefas, atividades, rituais… de todo modo, será um excelente exercício memorial! Ah! E você não precisa necessariamente começar no dia 1. Comece agora, ou, por exemplo sete dias antes do Natal! 


DICA 2 - MONTE UMA PLAYLIST MUSICAL DO ADVENTO 

Vivemos na era do streaming e… bom… foi-se o tempo em que só se ouvia determinada música se fosse adquirido todo o álbum completo. Singles e mais singles têm sido cada vez mais lançados, embora ainda haja, sim, bons álbuns de Natal. 

Faça, então, sua playlist do advento (seja no Spotify, no Deezer, no Apple Music, etc.). Escolha boas canções e faça uma mega playlist, que lhe permita ouvir diversas canções sobre o Advento sem enjoar tão rápido (se sua playlist tiver apenas 10 músicas, ficará saturada bem rapidinho, né?). E inclua também algumas canções que falem de todo o plano da salvação. Vale lembrar que o Nascimento não tem sentido sem a Morte e a Ressurreição. Ele nasceu pra morrer, então… canções que lembram das promessas de Deus sobre o envio do Messias e que também mostram para o que Ele veio são bem vindas neste momento. 


DICA 3 - SELECIONE FILMES SOBRE O ADVENTO 

Não estou falando dos clássicos de Sessão da Tarde, como “Esqueceram de Mim”! Hehe Embora não ache que faça algum mal assisti-los (ao menos aos que valem a pena), estou me referindo a filmes que realmente tratem do Natal bíblico. Estes não serão tão fáceis de encontrar quanto os outros, mas… há vários deles, mesmo que longas animados (desenho mesmo!). 


DICA 4 - CRIE DINÂMICAS VIRTUAIS COM AMIGOS E PESSOAS DE SUA IGREJA 

Agende vídeo conferências e bate-papos com pessoas próximas. Faça disse um movimento ao longo desses dias. Sei, eu sei que não é o mesmo que encontrar todo mundo, mas… é o que temos, não? Melhor isso do que sequer experimentar o prazer de estar com pessoas queridas, principalmente aquelas que, talvez, você já não veja a algum tempo, por causa da pandemia. 

Seja intencional e crie algo que lhes tire do “conforto” das mensagens rasas no WhatsApp, por exemplo. Façam um esforço pra ter um momento de compartilhar pedidos de oração, motivos de gratidão pelo ano e o que mais desejarem. Isso nos aproxima, mesmo que à distância! 


DICA 5 - FAÇA LIVES SOBRE O ADVENTO 

Esta é pra aqueles que se sentem mais à vontade com o público e com esse formato, é claro. Músicos, via de regra, têm essa facilidade. Então, selecione um bom repertório e faça sua live. Converse com seus companheiros de ministério de música, por exemplo, e/ou com o(s) pastor(es) de sua igreja e marquem lives diretamente voltadas à celebração do Advento. E combine com os irmãos de sua igreja para que assistam e estejam lá, interagindo com você. Isso ajudará a criar um ambiente muito bom de preparação para o Natal. 




Sei bem que muitas outras coisas podem ser feitas neste período, mesmo que durante uma pandemia. Você tem alguma ideia além destas? Compartilhe aí nos comentários e também diga se gostou das dicas neste post. 

Grande abraço! E bom dezembro pra todos nós! 




Em Cristo, 
M. Vinicius

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong