Pular para o conteúdo principal

SETE PROMESSAS QUE MÚSICOS DE IGREJA FAZEM TODOS OS ANOS





Sim, chegamos naquele momento do ano em que sempre se fala das retrospectivas, do balanço geral do ano e... inevitavelmente, dos projetos para o ano seguinte. Mas veja que não há apenas projetos para o ano que virá; muitas promessas são também feitas. E há uma diferença enorme entre um projeto e uma promessa, não é mesmo?

Enquanto que num projeto nós estruturamos, planejamos e executamos o que foi projetado, numa promessa, tudo o que temos é um desejo de se realizar algo e, no máximo, uma fala de que este algo será feito. Muitas vezes, porém, o tempo traz o descumprimento da promessa e... bom... torna-se mais que evidente que aquele desejo não era lá tão forte assim.

Pensei, então, em promessas ou... votos que muito músico de igreja faz, quer para si mesmo ou para a comunidade da qual faz parte ou mesmo para Deus.


1 - Vamos estudar nossos instrumentos todos os dias.

Esta é clássica! Todo instrumentista que se preze tem esta "neura" arraigada dentro de si. O que cada um faz com ela é o que diferencia músicos e músicos. E na igreja não é diferente. Mas, considerando que a maioria dos músicos que atuam na igreja local não são profissionais de música, não "vivem de música", é realmente bem diferente o tempo disponível que ele terá para estudar seu instrumento todos os dias.

Jamais desprezarei a importância do estudo diário de um instrumento e da voz (é... muitas vezes, cantores em igrejas acabam se esquecendo disso, mas também precisam estudar!). Mas entendo como muito mais importante do que X horas por dia que haja, sim, um compromisso rotineiro de contato com seu instrumento e isso dentro da rotina de cada um. Pode ser uma hora por dia, meia hora por dia ou três vezes por semana, além de ensaios e cultos, que seja! O que importa é que haja um compromisso rotineiro, constante e que este compromisso seja CUMPRIDO!


2 - Não vamos mais chegar atrasados.

Infelizmente, isso nem deveria estar aqui, pois todos deveríamos ser sempre pontuais. Mas sempre há aquele(s) sujeito(s) que não consegue(m) jamais cumprir isso. Daí, quando um novo ano se aproxima, este "voto" é feito. Mas... enquanto não houver uma reeducação de vida, não haverá mudança. Tudo começa com a importância que se dá às ações ministeriais. Muitos que se atrasam pra ensaios, por exemplo, jamais se atrasam pro trabalho. Isso diz muitos sobre as motivações do coração.


3 - Vamos cuidar melhor dos equipamentos.

É sempre uma verdadeira e intensa batalha conseguir que os músicos se proponham a de tempos em tempos limparem cabos, instrumentos (quando são instrumentos da igreja), microfones e tudo mais. Parece que acham mesmo que todos temos roadies e funcionários de palco em todas as igrejas. Daí, pensa-se e até se decide, em conjunto, que irão todos começar a contribuir com isso, mas... não dura dois meses. Será que deixaríamos nossas casas tanto tempo sem limpeza? Será que deixaríamos nossos móveis "comendo poeira" por um ano inteiro? O não cumprimento deste cuidado também demonstra bastante o estado de nosso coração e o quanto não valorizamos os bens que Deus deu para nossas igrejas.


4 - Vamos decorar todas as músicas do repertório.

Sei que não se aplica necessariamente a todos (assim como as promessas anteriores, claro!), mas tem gente que vive prometendo para de tocar com aquela pilha de papéis com cifras ou com aquele tablet ou smartphone na frente. Só que nunca dedica tempo, durante a semana, pra que haja real memorização do repertório executado. 

E nem penso ser "o fim do mundo" o fato de alguém só tocar lendo as cifras (pessoas são diferentes e suas memórias também e suas metodologias próprias também). O problema maior é, como de costume, fazer uma promessa, e não cumprir! Devemos pensar e perguntar: por que não consigo cumprir? Se não consegue cumprir, melhor não prometer. O nosso coração é o ponto principal e no qual precisamos estar focados nesta discussão.


5 - Vamos ter mais tempo de comunhão.

É... mesmo não sendo um grupo profissional, muitos ministérios de louvor são vítimas daquela velha correria da vida e pouco têm tempo para se relacionarem além dos tempos de ensaio (quando há ensaio!) e cultos. E os líderes (tadinhos... rsrs) estão sempre falando sobre isso e tentando reunir o pessoal e.. é sempre difícil.

Quando um novo ciclo se inicia, parece que tudo será diferente e que agora vai rolar! Que seja assim mesmo, então. Isso precisa sair da esfera de "apenas uma promessa que quero fazer pra este ano" e ir à realidade de ser algo realmente importante para a caminhada ministerial e cristã. Não vale apenas se juntar, em cima da hora, tocar e pronto. O amor vertical só é sinceramente vivido quando o amor horizontal é praticado (já leu 1 João?).


6 - Vamos compor nossas músicas.

Pois é... já ouvi, num desses momentos de início de ciclo, este desejo. E o considero extremamente pertinente e necessário (veja o post PORQUE DEVEMOS COMPOR NOSSAS MÚSICAS). Contudo, passos firmes, sólidos, reais e concretos precisam ser dados. Crie-se um dia por mês (ou na frequência que melhor parecer a seu ministério), pra que se encontrem (pode ser até mesmo num momento de ensaio) e apresentem esboços, frases ou até mesmo composições completas ou ideias de composições uns aos outros. Combine-se também uma temática em comum sobre a qual todos irão escrever. Sugira-se um estilo, ritmo ou até mesmo uma tonalidade, pra que se estruture uma melodia em torno disso e por aí vai. 


7. Vamos melhorar nossa vida devocional.

Ler a Bíblia todos os dias, orar sem cessar e tudo o que todo cristão vive prometendo também entra na lista dos músicos da igreja, é claro. E, enquanto ministério, é natural que líderes lembrem disso e/ou que os pastores das igrejas relembrem os músicos locais da importância de tais práticas também. Por que não combinar uma forma de estudarem a Bíblia juntos, então? Mesmo que à distância (online, via WhatsApp ou o que for). De repente, combina-se apenas um Livro bíblico que todos lerão e, nos primeiros 5 ou 10 minutos, antes do ensaio, um rápido bate-papo pode ser realizado só pra que quem quiser possa compartilhar algo que achou interessante na leitura. Ponto. Sairão do abstrato para o concreto!





Muito mais poderia ser listado aqui. Mas a ideia é apenas fornecer um início de reflexão. E você, já fez algumas dessas promessas aqui? Ou já as viu sendo feitas? Se não, que promessas você mesmo já fez para si, para os outros e para Deus?

Vamos nos lembrar sempre do que diz a Escritura:

Guarde o pé, quando você entrar na Casa de Deus. Chegar‑se para ouvir é melhor do que oferecer um sacrifício de tolos, que fazem o mal sem se dar conta. Que a sua boca não se precipite, nem se apresse o seu coração em pronunciar uma palavra diante de Deus.a Porque Deus está nos céus, e você, aqui na terra. Portanto, sejam poucas as suas palavras.b Porque das muitas preocupações vêm os sonhos, e do muito falar, palavras tolas. Quando você fizer algum voto a Deus, não demore a cumpri‑lo,c pois ele não se agrada de tolos. Cumpra o voto que você faz. Melhor é não fazer voto do que fazer e não cumprir. Não consinta que a sua boca o leve a pecar, nem diga ao mensageiro de Deus que foi descuido. Por que fazer com que Deus fique irado por causa do que você diz e deixar que ele destrua o que você fez? Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também nas muitas palavras. Portanto, tema a Deus.
(Eclesiastes 5.1-7)

Que Deus nos ajude! E tenham todos um feliz 2021!


Em Cristo,
M. Vinicius


Obs.: Para ouvir este post, basta acessa nosso podcast no link abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong