Pular para o conteúdo principal

MÚSICO MELHOR ADORA MELHOR!



Por mais antigo que seja o debate/embate entre o que chamamos de "técnico" e aquilo que é chamado de "espiritual", tenho entendido já há algum tempo que, na verdade, esse conflito sequer deveria existir.

Já falei sobre ele aqui no blog (ver TÉCNICA OU ESPIRITUALIDADE?), mas a discussão sempre retorna, de um jeito ou de outro. 

Nesses dias, ao interagir com outros músicos de igreja em meu instagram ou em conversas presenciais e em outros meios, percebo que ainda há abundantemente quem mantenha essa dicotomia, quando, na verdade, deveríamos todos entender que um não existe sem o outro e que aqueles que realmente estão espiritualmente saudáveis buscarão o crescimento técnico, a fim de fazer o melhor para seu Deus.

E foi exatamente pensando nisso tudo e na necessidade ainda presente de mais ensino e melhor compreensão sobre nosso posicionamento técnico e espiritual que resolvi fazer o desafio "Músico melhor adora melhor". E escolhi esse nome por tudo isso que falei há pouco.

Lá em meu canal do YouTube, estarei realizando aulas ao vivo toda quinta-feira deste mês de outubro (estamos em 2021 quando essa postagem está sendo escrita), às 19h19! E ao longo de todo o desafio, estarei propondo uma série de reflexões e de atividades PRÁTICAS que cada músico de igreja e seus respectivos ministérios poderão aplicar ao longo de todo o mês. E, assim, desfrutarão de crescimento musical e espiritual.

Mas... e se alguém já entendeu que não se deve fazer essa divisão entre técnico e espiritual, precisa também participar? Ora... claro que sim! Muito mais do que apenas tratar sobre isso, estaremos aprendendo diversos fundamentos práticos da música na igreja e da teologia bíblica da adoração. Em outras palavras, estaremos de Bíblia aberta, olhando para nosso Fundamento e Guia, sugerindo aplicações MUITO práticas do que fazer para melhorar nossos ministérios naquilo de que precisam!

O evento é totalmente online (o que já facilita a participação de qualquer pessoa em qualquer parte do globo terrestre) e também TOTALMENTE GRATUITO! Então, se você já entendeu que precisa cada vez mais crescer musicalmente, mas que não é só música, e que é preciso aprender mais do que a Bíblia diz sobre adoração cantada e tocada, você PRECISA estar em nosso desafio.

E, se você, por alguma razão, não puder participar ao vivo de alguma das aulas, ao se inscrever, você terá acesso ao link das aulas, que estarão disponíveis por um breve período de tempo, já que toda semana teremos tarefas para você e seu ministério realizarem. 

Para participar, basta acessar o link abaixo (ou o link na bio de meu instagram) e fazer sua inscrição! Vamos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS GERAIS PARA DIVISÃO DE VOZES

E aê, galeraaaa!!!!!!!!! Que saudades de escrever por aqui! Após um tempo de férias do blog (mas não de descanso total, garanto hehe), estamos, enfim, de volta e COM FORÇA TOTAL!!! Eu realmente precisava de um tempo pra refletir e pensar um pouco mais sobre muita coisa e, em especial, sobre o que postar por aqui neste retorno. E, neste primeiro post pós-férias, resolvi falar sobre um assunto um tanto recorrente em nossas igrejas: divisão de vozes. Muita gente trabalha direta ou indiretamente com isso nas igrejas e muitas outras gostariam muito de poder fazê-lo. Sim. Eu mesmo conheço pessoalmente muita gente que gostaria de saber, ao menos em linhas gerais, como fazer uma divisão de vozes. Bom, meu desafio é tentar sintetizar isso por aqui. hehe É óbvio (mas preciso dizer!) que não é (MESMO) possível se fazer um verdadeiro curso de harmonização vocal, devidamente sistematizado e estruturado de maneira que, após visitar este post, alguém saia realmente formado como

LIDERANÇA MUSICAL NA IGREJA: FUNÇÕES E DESAFIOS

Introdução A importância da música na prática eclesiástica é algo inquestionável. E, para uma melhor prática musical eclesiástica, acredito ser de extrema importância se ter uma liderança bem estabelecida, de modo que tal prática possa ser conduzida rumo aos caminhos tencionados por um planejamento realizado por esta liderança. Contudo, há casos em que não há um líder oficialmente estabelecido. Acredito, porém, que sempre há um líder, mesmo que não se reconheça sua existência oficial. Mas há sempre alguém que influencia outros musicalmente e/ou que assume a responsabilidade pelas ações musicais da igreja. E, quando realmente não há, acredito que o potencial musical da igreja em questão poderia estar bem melhor e que, provavelmente, as ações musicais da referida igreja estão completamente perdidas, até que alguém se responsabilize por elas. Foi por isso que, dentre outras razões (como os pedidos que me foram feitos hehe), resolvi escrever esse post. Através dele, preten

DICAS PARA UMA BOA MINISTRAÇÃO

Após muitos estudos, reflexões e discussões sobre o assunto, resolvi, enfim, escrever um pouco do que penso sobre a chamada "ministração de louvor". Além de conviver com essa realidade de maneira muito próxima (o primeiro ministro de louvor que conheci foi meu próprio pai, com quem aprendi boa parte do que está aqui registrado), tenho tido o enorme privilégio de poder também ministrar louvor em minha igreja (ministro, junto com alguns mui amados irmãos, em nossa banda de jovens) e em outros lugares aos quais nossa banda é convidada a ir. E, por essa razão, me sinto bastante à vontade pra falar do assunto, tendo em vista que eu sou o primeiro alvo de cada palavra aqui registrada. Além disso, aqueles que trabalham comigo sabem, de perto, se as cumpro ou não, o que torna este post um desafio ainda maior. hehe Sendo assim, separei algumas dicas que colecionei ao longo dos anos e que acredito serem importantes em nossa prática musical eclesiástica. E, portanto, sem mais delong